O Futuro da Indústria de Laticínios no Brasil

O perfil da indústria de laticínios brasileira é formado em grande parte por pequenas empresas, em geral de agricultura familiar ou ligadas a pequenas cooperativas rurais. São micro e pequenas empresas, com baixa capacidade de processamento, ociosidade com grande presença, fruto de operação reduzida e da dificuldade de aquisição de leite. O reflexo se dá em um setor industrial fragmentado, com pouca concentração, baixa organização em associativismo para defesa de seus interesses.

Para ver mais conteúdos como esse, acesse nossos Cursos Certificados Vaportec.

Essas características estão ligadas à desafios e dificuldades que esse setor enfrenta. Os principais problemas são a concorrência entre empresas que estão em maior parte desorganizadas setorialmente, oscilações da economia e pouca oferta de mão de obra qualificada. Somando-se a isso, as pessoas que administram estas pequenas empresas acabam se preocupando com problemas menores ligados ao dia-a-dia da produção do leite. Isso é grave, pois questões importantes e que podem comprometer a sobrevivência dessas empresas são muitas vezes esquecidas.

Os pequenos laticínios brasileiros atendem principalmente os mercados regionais e o mercado nacional. Por outro lado, grandes corporações transnacionais têm buscado ganhos de escala para competir internacionalmente. Nesse sentido, a participação dos pequenos laticínios se reduz ano após ano no mercado nacional, fruto do resultado das fusões e aquisições operados pelas grandes corporações famintas por expandir seus domínios.

A competição com grandes empresas tem grande desequilíbrio. A margem de lucro dos laticínios é baixa e os ganhos se dão por volume comercializado. Logo, quanto maior a empresa, maior o volume de seus negócios e maiores os seus ganhos. O inverso também é verdadeiro. Ou seja, os pequenos laticínios sofrem com ganhos baixos e qualquer quebra na produção pode representar importantes prejuízos.

Explicamos sobre isso e muito mais em nossos Cursos Vaportec.

Outra fragilidade dos pequenos laticínios é decorrente dos elos da cadeia produtiva, atingindo diretamente o setor de suprimentos. Pequenas empresas têm pequeno poder de barganha. Some-se a isso o fato de que laticínios adquirem insumos de muitas outras indústrias e o resultado são mais problemas e dificuldades.

Só que esse cenário ainda pode ficar pior. A maior empresa de laticínios da Ásia, o Yili Group, vem expandindo a sua internacionalização de forma acelerada. Os movimentos do Grupo Yili incluem ações no Centro Europeu de Inovação, no mercado indonésio e a recente aquisição da a Chomthana, a maior empresa tailandesa de sorvetes.

É notório que a internacionalização da Yili Group irá causar impacto no mercado brasilieiro de laticínios. Isso é apenas questão de tempo. Então, quando a Yili chegar ao Brasil, encontrará um setor industrial fragmentado e fragilizado. Os pequenos laticínios brasileiros que já concorrem entre si, irão se deparar com um novo e poderoso concorrente, com impacto que poderá ser devastador para a indústria nacional do leite e derivados.

CARMEN THOMAZI – carmen@davinciprojetos.com.br

Diretora na empresa Da Vinci Projetos, participante do conselho de gestão da Vaportec Equipamentos Industriais e docente na Educação Executiva da FIPECAFI. Possui experiência desde a gestão de processos, devido à sua graduação acadêmica na área das Engenharias, sua formação no campo da Gestão de Pessoas, Educação, Neurociência e disciplinas correlatas. É responsável pelo planejamento, organização e condução dos trabalhos na Da Vinci, isoladamente ou coordenando determinada equipe de especialistas, de acordo com as demandas do trabalho em cada projeto.

Quer saber mais sobre conteúdos assim?

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
São profissionais experientes na área que montaram materiais de qualidade.
Clique aqui para se cadastrar nossa plataforma.

Aliás, você também pode continuar seus estudos lendo nosso e-book sobre a produção de ar estéril
Clique aqui para baixar, gratuitamente.

Estamos à disposição.
Um abraço,

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog