Troca Térmica da Amônia no Evaporador

Nosso assunto de hoje é a amônia. A troca térmica da amônia no evaporador. Depois do bombeamento da amônia líquida feita para o evaporador. A amônia vai evaporar. Ou seja, ela vai mudar de novo mudar de fase. Então nesse momento ela vai mudar da fase de líquido. Para a fase de gás. Assim fazendo a absorção da caloria da câmara fria. Lá do processo, do produto. Então o que acontece? Na termodinâmica a molécula quente, o corpo aquecido. Tem a tendência de ceder a sua caloria para o corpo frio.

Então numa visão molecular em utilidades industriais o que que é uma molécula de aquecimento. É uma molécula agitada em alta pressão e alta temperatura. Então por exemplo no vapor, na amônia que são gases térmicos. São fluidos térmicos a gente tem essa agitação molecular. Assim quando esse fluido está refrigerada a baixa pressão. Ele também está a baixa temperatura. Então nós temos esse range. Tanto do gás quente que é descarregado pelo compressor. Quanto do líquido de amônia. Gelado que é bombeado. Então direcionado para os evaporadores.

Controle na Sucção Amônia

Então, como é feito o controle na sucção? Ele pode ser feito de três formas principais. A primeira é com a válvula ICS. A válvula ICS é uma válvula pilotada. E o que isso quer dizer? Ela é operada através de pilotos. Então ela pode ter um ou três pilotos. Um ou três lugares para acoplar pilotos. E dependendo da composição dos pilotos. Ou seja, do lugar de quais pilotos você colocar na tampa da válvula. Ela vai desempenhar uma determinada função. Então se você usar o piloto tipo CVC. Ela vai ser como uma válvula redutora de pressão. Assim ela é usada em processos. Em processo de injeção direta de amônia. Para redução de ph de produto.

Mas se você utilizar o piloto CVP. Você pode fazer o controle do degelo por gás quente. Ou também o controle da sucção. Por exemplo num evaporador você está alimentando ele com um separador de -10°. Mas você precisa de uma temperatura maior talvez -2 ou 0°. Então você faz uma restrição. Um controle de pressão. E essa restrição vai definir a pressão.  E a temperatura de evaporação. Dentro do evaporador frigorífico através da válvula ICS.

Então outra válvula que temos é a válvula ICLX. A válvula ICLX é uma válvula solenoide de duas etapas. Ela tem dois pilotos elétricos EVM com duas bobinas. A válvula ICLX é operada a gás a quente. Assim sendo de duas etapas. Na primeira etapa ela  abre  10% de sua capacidade de refrigeração. Após o processo de degelo fazendo gradualmente o trabalho de refrigeração. Então adiciona eficiência energética. E segurança ao processo. Depois ela abre o restante. Então os outro 90%. As duas bobinas utilizadas nela. Uma é de 16 watts que precisa ter uma força maior. Para poder abrir no piloto normal aberto NO (Normal Open). E a outra é de 13 watts que fica no outro piloto.

Precisa saber mais sobre os processos de amônia?

A Vaportec disponibiliza Cursos Gratuitos para você! Clique Aqui para conhecer!

Siga as nossas redes sociais!

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog

Estamos à sua disposição!