Sistema de Refrigeração Industrial

Nosso assunto de hoje é o sistema de refrigeração industrial. O que é o sistema de refrigeração industrial. E quais componentes do sistema de refrigeração industrial. Então falando sobre a amônia. Que é o nosso foco hoje. Um sistema de refrigeração industrial, tem várias partes. Essas partes são o compressor, o condensador. O separador de líquido, os evaporadores. O reservatório de líquido, economizer e outros componentes. Dependendo da complexidade do sistema. Então o sistema pode ter um regime de temperatura. Como por exemplo pelo -10. Ou ele pode ter dois ou três regimes. Ou até mais. Como -10, -35, 0º.

Assim  o sistema tem variações. Então o projeto do sistema de refrigeração industrial é um projeto modular. Aonde os fabricantes de equipamento. Como por exemplo a Mayekawa e Jonhson e outros fabricantes conhecidos. No mercado nacional vão modularizar uma solução. Para aplicação que o cliente deseja. Então grandes indústrias de bebidas, frigoríficos e laticínios. E também indústrias farmacêuticas. E com seus processos de refrigeração. Então, indústrias químicas, o setor de energia e diversos outros setores. Que utilizam refrigeração nos seus processos.

Processos do Sistema de Refrigeração Industrial

Então, no sistema de refrigeração industrial. Básico, ele vai ter um compressor. Então esse compressor vai comprimir a amônia em estado de gás. Assim vai descarregá-la em alta pressão. E alta temperatura. Então, na segunda etapa nós temos um condensador. Aonde começa a mudança de fase da amônia. Do estado de gás para o estado líquido. Então ela é direcionada para o separador de líquido. Assim sendo armazenada e expandida. A uma determinada temperatura. Então, depois bombeada para o processo.

Esse é um sistema específico. Em diversas outras montagens.  Diversos outros tipos de sistemas de equipamento. Podem ser encontrados em plantas de refrigeração. Então passando por esses processos. O processo da compressão, pelo processo da condensação, pelo processo de expansão. Dentro do separador de líquido, pelo processo de bombeamento. Então até o evaporador. E depois no retorno pela linha de sucção. Aonde na forma de gás. Ela retorna para o separador de líquido. Então é novamente comprimida pelo compressor.

Transferência Térmica de Vapor em Trocador de Calor

Vamos também falar da transferência térmica. O vapor cede sua caloria para outro fluido. Então, vamos usar um processo de exemplo uma troca entre vapor e água. A termodinâmica nos fala que o fluido quente cede a sua caloria para o fluido frio. Assim, o vapor tem a tendência natural de ceder a sua caloria. Para a água. Para o ar. Ou para tubulação. Ou para qualquer superfície. Então para qualquer fluido que esteja frio. E em uma temperatura inferior a ele. Então por isso ele vai fazer esse processo. De transferência térmica.

Então como funciona a divisão desse equipamento? E de que forma que o vapor e a água. Se comportam ali dentro. Embaixo na parte inferior do trocador de calor. Nós temos a saída de condensado. E o que é o condensado? É a água proveniente de vapor. Ou seja depois que o vapor ele se cedeu sua caloria para a água fria que nós queremos aquecer ele vai se tornando água. Ele vai voltando aos seu estado original de água. Antes de ter entrado lá na caldeira. E antes de ter virado vapor saturado.

Quer saber mais sobre sistemas de Refrigeração Industrial?

A Vaportec disponibiliza Cursos Gratuitos para você! Clique Aqui para conhecer!

Siga as nossas redes sociais!

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog

Estamos à sua disposição!