Válvula ICM Danfoss (controle proporcional)

Nosso assunto de hoje é a válvula ICM proporcional. A válvula ICM é uma válvula motorizada. Ela possui um atuador. O nome desse atuador é ICAD. Então esse atuador é um servo motor. Que vai fazer a abertura e fechamento gradual da válvula. Assim de acordo com a  necessidade do processo. De momento a momento. Com um controle de temperatura muito preciso. Então trabalhando com regime de -35, -40, -45. Regimes de congelamento. Onde a pressão é muito baixa. Você tem uma precisão muito grande. Garantida pela válvula proporcional. Então com esse funcionamento contínuo. Ele entrega uma eficiência energética. E uma eficiência térmica na transferência. Muito superior. A outros tipos de válvulas.

Controle Degelo Evaporador Amônia

Então agora vamos falar sobre o controle de degelo. O controle de degelo é feito com uma válvula ICS. Essa válvula ICS é operada por piloto CVP. Isso quer dizer que é um controle de degelo feito com base na pressão. Do processo. Então nós setamos, uma pressão de 5,5 bar. Então quando injetamos o gás quente. Dentro do evaporador frigorífico ele vai ser dispensado nessa pressão. No começo do processo. Enquanto tem muito gelo em volta do evaporador. Então isso funciona muito bem porque a tendência é que esse gás quente seja todo ele condensado. Porque ele vai ceder a sua caloria para derreter todo esse gelo.

Mas no decorrer do processo começa a ter uma mistura entre liquido e flash gás. Porque não existe mais tanto gelo no evaporador. Para ser derretido. Dessa forma esse gás retorna ao separador de líquido. Então mesmo não tendo a necessidade de refrigeração. Com o aumento da pressão. O compressor vai entender que  precisa trabalhar. Dessa forma é um gasto energético maior da planta. Sem uma real necessidade térmica.

Quadro de Válvulas Danfoss Amônia

Então vamos falar do quadro de válvulas ICS. Um padrão standart com um bloco ICF no liquido. E no gás quente. E com válvula ICLX na sucção ICS. No controle de degelo. Então vamos falar como ele é construído. De que forma a gente projeta e constrói esse quadro. Primeiro entenda que o dimensionamento do quadro de válvulas deve ser feito. Com base nas características reais do processo. Então por exemplo a capacidade e a temperatura. As variáveis de circulação da temperatura de gás quente. Todas as variáveis envolvidas naquele processo de refrigeração. Precisam ser consideradas. E aonde esse dimensionamento é feito? Dentro do software da Danfoss, o Cool Selector. Assim você tem uma solução. Que é personalizada para seu processo.

Quer saber mais sobre as válvulas ICM?

A Vaportec disponibiliza Cursos Gratuitos para você! Clique Aqui para conhecer!

Siga as nossas redes sociais!

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog

Estamos à sua disposição!