Eficiência energética: como aumentar na minha planta de vapor e condensado?

Economia é sempre uma palavra de ordem, não importa o setor. E, claro, não é diferente na indústria, sobretudo, na manutenção. Afinal, com um orçamento melhor direcionado e uma operação sem desperdício, todo o negócio lucra. Mas, então, como aumentar a eficiência energética na sua planta de vapor e condensado? Possuir um sistema eficiente de drenagem no vapor pode ser a solução.

Durante a partida de uma planta com aquecimento a vapor, o vapor se condensa muito rápido. Enquanto isso, a elevação da pressão acontece de forma mais lenta. Isso gera uma grande quantidade de condensado ainda no início do processo. Nesse ponto, o purgador ainda não está em posição de descarregar todo o condensado sem alagar. Dessa forma, o processo de partida é retardado. Essa ação pode causar vários problemas, como a deformação das superfícies de aquecimento e aumento da corrosão.

Para evitar esse tipo de problema que a drenagem no vapor é útil. A qualidade dele é importante porque este tem um efeito direto sobre a quantidade total de energia transferível contida. Sendo assim, eliminando a condensação, se tem um processo mais eficiente, com menor custo e principalmente com menor índice de manutenção corretiva.

Existem vários sistemas de drenagem de vapor. Os mais eficazes são os com separador de umidade, os com bota de final de rede e os com drenagem antes (purgador termodinâmico) e depois dos equipamentos (purgador de boia).

10 dicas para melhorar eficiência energética da planta de vapor e condensado

 Utilizar a energia de forma racional também é uma forma de economizar e melhorar as operações de sua empresa. Por isso, algumas dicas de eficiência energética podem fazer a diferença para plantas de vapor e condensado.

  • Ter sistema de drenagem antes dos equipamentos nas baixadas de vapor.
  • Reduzir a pressão para ter melhor eficiência energética e menor custo de produção.
  • Fazer isolamento térmico na rede de vapor e condensado com calha de lã de vidro.
  • Utilizar transmissores de pressão e válvulas de controle para direcionar a quantidade precisa de vapor para os processos de maneira proporcional, conforme a demanda.
  • Utilizar purgador de boia nos equipamentos para drenagem continua do condensado, aumentando a eficiência térmica e diminuindo o consumo de vapor.
  • Fazer by-pass nas estações redutoras de pressão e de controle para não parar o funcionamento da planta com as paradas para manutenções emergenciais.
  • Fazer coletor de final de rede com eliminador de ar para vapor e purgador termodinâmico.
  • A cada 30 metros de tubulação montar um coletor para acúmulo e drenagem do condensado, evitando golpes na rede e nas válvulas e melhorando a qualidade do vapor produzido.
  • Colocar pontos com válvulas manuais de serviço para drenagem de condensado manual antes da partida da planta.
  • Utilizar válvulas globo modelo aeroglobo com fole metálico, evitando vazamentos nas gaxetas (não existentes nesse modelo) e diminuindo a perda de carga através do formato da válvula.

Dica bônus: Utilizar filtros tipo Y antes das válvulas para proteger sua integridade das partículas contidas no vapor e desprendidas da tubulação.