Eficiência e Energia

Nosso assunto de hoje é eficiência e energia. Estamos em busca de eficiência e energia. E sustentabilidade industrial. As teorias se transformam em ações concretas. Quando aplicadas no mundo real. Hoje, compartilhamos com você um caso inspirador. De um hospital. Que adotou o SISTEMA DE TROCA TÉRMICA. Tipo SKID de alta eficiência. Assim, revolucionou seu sistema de aquecimento. E ar condicionado central.

Então, sempre falamos sobre indústria. Em especial a indústria de Alimentos e Bebidas. Porém nosso atendimento e engenharia se expande a diversos mercados. Inclusive aos Hospitais com seus sistemas centrais. De utilidades. E ar condicionado. Aonde atuamos com equipamentos. De escala industrial.

Eficiência e Energia: Economia

Então, implementamos nossa solução de troca térmica. Assim, o hospital alcançou uma redução de 30%. No consumo de vapor. O que resultou na economia de 27.375 metros cúbicos de lenha por ano. Então, isso representa uma economia de 6 dígitos. Assim considerando o custo médio de R$80,00 por metro cúbico de lenha. Além da economia financeira. Essa mudança resultou em uma economia de 21.024 m3 de água anuais. E a redução de 40.077 toneladas de emissões de CO2. Então demonstra um compromisso real. Com a sustentabilidade. E eficiência operacional.

Então, este caso é um testemunho do impacto significativo. Das nossas soluções em ambientes industriais. Mas também uma prova do nosso compromisso. Com a promoção de operações mais sustentáveis. Então, convidamos você a refletir sobre essas inovações. E como podem ser aplicadas. Em seu próprio contexto. Assim, transformando desafios em sucessos tangíveis. E mensuráveis.

Então conectar teoria à prática é o nosso objetivo.

Carne e Refrigeração (Frigorífico)

Então, ao considerarmos a operação de câmaras frias.  Temos aquelas dedicadas às carcaças animais. Então um dos custos operacionais mais significativos. É o consumo de energia. Eficiência e energia não são apenas um objetivo. É uma necessidade. Então, para uma aplicação com 5 evaporadores. Cada um com uma transferência de calor de 65 kW. A demanda energética é substancial. Então resulta em um consumo anual de 2.847.000 kWh.  E um custo aproximado de R$ 1.423.500,00. Assim, considera-se o custo médio da energia industrial.

Então, em uma aplicação frigorifica, alcançamos (além dos retornos indiretos escritos a seguir), retornos financeiros diretos em termos de energia, representando centenas de milhares de reais anuais e em termos de redução em quebra de carcaças, representando impacto direto sobre a produção frigorifica e a rentabilidade da operação.

Diferença Entre Controles Danfoss para Amônia

Então, em ambientes tão críticos, a escolha do sistema de controle pode fazer toda a diferença. Sistemas antigos, operando sem um controle proporcional e contínuo, dependiam de ajustes manuais, independentemente das variações de demanda. A substituição desses sistemas por uma solução moderna, como a válvula proporcional motorizada ICM com atuador ICAD da Danfoss, junto ao controlador EKE 400, otimiza o processo de refrigeração.

Assim, o controlador EKE 400, construído sobre a curva de funcionamento das válvulas Danfoss e sua plataforma avançada, oferece uma automação precisa e adaptável. Esse controle proporcional, em comparação com os sistemas anteriores, representa uma evolução significativa na gestão da refrigeração industrial, especialmente quando aplicado a câmaras frias para carcaças de animais.

Benefícios de um Controle de Temperatura Preciso

A precisão no controle de temperatura vai além da economia de energia. Em câmaras de carcaças, parâmetros críticos como o pH e a maciez da carne são diretamente influenciados pela qualidade da refrigeração. Um controle preciso e contínuo da temperatura, possibilitado pela tecnologia Danfoss, não só reduz o custo direto com energia mas também minimiza a quebra de carcaças. Isso se traduz em uma qualidade superior do produto final, com carne que mantém melhor suas propriedades naturais, como textura e sabor, beneficiando toda a cadeia de valor, do produtor ao consumidor final.

Então, a transição para sistemas de controle modernos e eficientes. Como os oferecidos pela Danfoss através da Vaportec. Assim não é apenas uma atualização tecnológica. É um passo em direção a operações mais sustentáveis. Dessa forma, rentáveis. A otimização do processo de refrigeração, especialmente em aplicações críticas como as câmaras frias de carcaças, é um exemplo claro de como a inovação pode servir simultaneamente à economia e ao meio ambiente.

Estamos à disposição para discutir como nossa tecnologia pode ser aplicada para transformar a eficiência e a qualidade em sua operação.

Você precisa saber mais sobre Eficiência e Energia?

A Vaportec disponibiliza Cursos Gratuitos para você! Clique Aqui para conhecer!

Siga as nossas redes sociais!

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog

Estamos à sua disposição!