Filtros sanitários e seu funcionamento

A esterilização é um dos processos mais importantes para diminuir o risco de contaminação na indústria alimentícia. Ela é empregada com a intenção de remover ou destruir todos os micro-organismos, como bactérias, fungos e vírus. Dessa forma, a utilização dos filtros sanitários ou culinários é essencial. Eles são altamente eficientes para a remoção de partículas contaminadas de gás, vapor e ar comprimido. Além do uso no setor alimentício, eles também são usados nas áreas farmacêuticas e hospitalares.

Esse tipo de equipamento é composto por 3 peças principais: a base, o copo e o elemento substituível. Ele tem como principal objetivo “limpar” o vapor utilizado nos processos.

Bom funcionamento dos filtros sanitários 

 Alguns aspectos são fundamentais para o bom funcionamento dos filtros sanitários (culinários). Ao prezar por esses cuidados, além dele ter uma melhor operação, ele também terá uma vida útil maior. Por isso, uma das principais precauções a serem tomadas é, quando utilizados e vapor ou gases, instalar juntamente um separador a montante do filtro. Isso assegura que seja removido as gotas de condensado mantidas em suspensão. Inclusive, quando usados em aplicações como vapor culinário, esse separador é obrigatório, conforme as regras sanitárias.

O filtro, também, deve ser instalado em tubagem horizontal, com a base na vertical e de modo a ficar acima das ligações à tubagem. Se nos sistemas de ar comprimido e líquidos a direção do fluxo é indiferente, já nos sistemas de vapor a direção do fluxo tem de ser de fora para dentro. Para isso, a verificação pode ser feita observando a base do filtro, antes da instalação na tubagem.

Outro cuidado que merecer ser tomado é em relação ao tampão de drenagem. Sendo assim, ele deve ser retirado e fazer uma ligação a um purgador instalado abaixo do filtro. O condensado proveniente deste purgador deve ser enviado para esgoto ou para o depósito da bomba, de modo a não provocar qualquer contrapressão.

Além disso, manômetros devem ser instalados antes e depois do filtro para verificar a pressão diferencial através do próprio filtro. Quando a pressão diferencial atingir os 0.7 a 1 bar m, o elemento filtrante deve ser retirado para limpeza ou substituição.

Para saber como realizar o procedimento de limpeza, leia nosso e-book.