plataforma-danfoss-flexline

Plataforma Flexline™ Danfoss

Com o crescimento de uma planta fabril, a mudança de equipamentos é normal e, com o desenvolvimento de novas tecnologias, a demanda por maior controle das utilidades envolvidas no processo produtivo também aumenta. Além disso, a sustentabilidade econômica e ambiental são critérios que, também, devem ser levados em conta na indústria. Por isso, é necessário investir em determinados tipos de peças equipamentos para plantas de refrigeração. Graças a esse pensamento, a Danfoss lançou a Plataforma Flexline™. Assim, ela pode ser aplicada com inteligência para a busca de maior flexibilidade, tanto na instalação quanto na manutenção de indústrias de refrigeração. Dessa maneira, a possibilidade de alterar características de funcionamento, vazão e pressão, nos permitem ter alto nível de flexibilidade.

A família da Plataforma Danfoss Flexline™ é subdivide-se em três categorias principais.

Válvulas de bloqueio Flexline™ Danfoss

São as válvulas de bloqueio e retenção da família SVL Flexline. As válvulas pertencentes a essa categoria estão disponíveis para uso em temperaturas de -60°C a 150°C e pressão de até 52 bar. A disponibilidade em bitolas vai de ½” a 8” nas versões reta e angular. Também pode configurá-las em 5 funções no mesmo corpo:

  • – bloqueio para amônia ;
  • – retenção para amônia;
  • – bloqueio + retenção para amônia;
  • – reguladora de amônia;
  • – filtro para amônia.

A mesma plataforma pode ser usada para implementação desses módulos, inclusive, podendo ser alterada com o tempo em caso de mudança de projeto ou equipamento. Se, por exemplo, for necessária a aquisição e instalação de uma válvula de retenção para amônia, pode-se trocar o módulo de bloqueio por um módulo de bloqueio + retenção. Dessa maneira, tem-se as duas funções necessárias, sem a necessidade de fazer vazio na rede de amônia, cortar a tubulação e soldar uma nova válvula.

Válvulas de controle Flexline™ Danfoss

São as válvula para controle de sucção de amônia, de injeção de líquido e controles automáticos de todo sistema de refrigeração, incluindo capacidade do compressor, condução de gás quente, degelo e outros. O controle da amônia pode ocorrer de maneira ON-OFF elétrica, de maneira modulante por atuador elétrico e, também, de forma mecânica através da regulagem de pressão. São representadas pela família ICV Flexline™.

Ela é composta por três válvulas:

ICS Flexline: possui corpo, módulo de função e tampa com opções de 1 ou 3 pilotos. Normalmente, é utilizada em função de solenoide para grandes aplicações de injeção de líquido ou como solenoide/controle de pressão em aplicações de sucção, para individualizar o regime de operação, por exemplo.

ICLX Flexline: é uma válvula solenoide de duas etapa. Portanto, possui abertura em dois estágios, fazendo o controle de evaporadores frigoríficos e equipamentos de forma suave.

ICM Flexline: permite a injeção de líquido, controle de sucção e, também, de gás quente proporcionalmente. Dessa forma, ela evita golpes, economiza energia e faz o sistema funcionar de maneira contínua, com menor quebra e incidência de manutenção.

A Válvula ICV PM Danfoss possui construção igual à antiga PM Danfoss, porém, com possibilidade de uso em qualquer uma das tampas e módulos de função dos outros modelos. Assim, pode se se encaixar em qualquer função das válvulas antigas, fazendo um retrofit na instalação frigorífica sem a necessidade de cortes e soldas.

Bloco de válvulas Flexline™ Danfoss

A solução mais abrangente da linha Flexline™, certamente, é a estação de válvulas ICF Flexline. Por meio do uso da ICF é possível conjugar os módulos de acordo com os objetivos individuais de cada instalação. Ainda existe a possibilidade de troca de função da mesma, de acordo com os avanços do sistema, sem a necessidade do uso de uma nova peça. De fácil instalação, o bloco ICF entrega facilidade na manutenção, já que é feita com bloqueio e dreno no próprio corpo e por módulos.

Pela baixa complexabilidade, os módulos para as válvulas ICF Flexline™ são padronizados. Dessa forma, o estoque de peças para manutenção é reduzido, facilitando a resolução dos problemas, tanto na manutenção preventiva programada quanto na eventual necessidade de manutenção corretiva.

No vídeo abaixo você pode conferir mais sobre esse equipamento.

Benefícios da Plataforma Flexline™

Abaixo, separamos alguns importantes benefícios obtidos com o uso da plataforma. Veja mais.

  • – Módulos que se adaptam a praticamente qualquer aplicação.
  • – Recurso ideal para alta pressão, com até 52 bar (754 psi), portanto, ideal para refrigerantes naturais.
  • – O formato de solda, direto e compacto, dessa maneira, garantindo uma adequação completa e sem vazamentos.
  • – Elevado rendimento energético.
  • – Apresenta menor perda de pressão.
  • – Custo de instalação 20% inferior.
  • – Consegue atender a 90% das aplicações com apenas quatro configurações básicas.
  • – Regulagem inteligente com a válvula motorizada ICM.
  • – Alta resistência à corrosão.
  • – Controle preciso da temperatura (maior segurança na produção de alimentos, por exemplo).
  • – Facilidade de manutenção e instalação.
  • – Simplicidade na seleção dos módulos, mantendo a precisão.
  • – Permite a concepção de projetos de engenharia compactos, dessa maneira, agilizando suas instalações.

Para saber mais sobre a Plataforma Danfoss Flexline™, entre em contato por meio de nosso telefone (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977-1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.