Sustentabilidade – Amônia em Sistemas de Refrigeração

O contínuo crescimento das demandas de refrigeração industrial encontra-se diante das exigências de sustentabilidade, segurança e eficiência energética.

O emprego da amônia como fluido refrigerante atende ou pode atender de forma satisfatória aos critérios dos três pilares da sustentabilidade: sustentabilidade ambiental, econômica e social. Em relação à sustentabilidade ambiental, o fluido apresenta ODP e GWP zero. Dentro dos critérios de sustentabilidade econômica, a amônia está na classe dos fluidos naturais, mais baratos. Entretanto, no que diz respeito à sustentabilidade social, a amônia pode atender esse pilar desde que exista adequada educação dos profissionais que tem contato com os sistemas que operam com esse fluido refrigerante.

As vantagens da aplicação da amônia em sistemas de refrigeração são alcançadas em sua amplitude quando os pilares da sustentabilidade são contemplados. Para tanto, as ações educativas são de grande importância. Em uma companhia, a área administrativa, a área de industrial e de operações e ainda seus visitantes devem ter conhecimento sobre as medidas que previnem os acidentes. Bem como devem ter conhecimento sobre os riscos que podem ser ocasionados pelo fluido.

Segundo Calm e Hourahan (2001), entre os fluidos refrigerantes sem impacto para a camada de ozônio ou para o aquecimento global, estão a amônia (R717), a água (R718) e o ar (R729). A amônia é um fluido sem impacto agressivo para a camada de ozônio do planeta, bem como é livre de potencial que contribua com o aquecimento global, pois tem ODP e GWP zero. ODP (Ozone Depletion Potential, ou potencial de destruição da camada de ozônio) é o índice que aponta o dano que uma substância pode causar à camada de ozônio. O ODP varia de 0 a 1 e quanto mais próximo do zero, menor o impacto na camada de ozônio. GWP (Global Warming Potential, ou potencial de aquecimento global) é medida que mostra quanto uma determinada massa de um gás de efeito estufa contribui para o aquecimento global. O CO2 é o gás de referência para o cálculo, sendo que o seu GWP é 1 por padrão. Quanto maior o GWP, maior o impacto sobre o aquecimento global.

Portanto, eliminar falhas no processo de gestão ambiental, juntamente com as ações educativas da equipe são ações que potencializam o melhor uso da amônia como fluido refrigerante, contemplando as premissas da sustentabilidade.

Calm, J. M; Hourahan, G. C. Refrigerant Data Summary. “Engineered Systems”. v. 18, n.11, p. 74-88. 2001.

CARMEN THOMAZI – carmen@davinciprojetos.com.br

Engenheira Química e diretora na Da Vinci Projetos. Membro do conselho de gestão de várias empresas e docente na Educação Executiva da Faculdade FIPECAFI. Possui experiência em gestão de processos e gestão de pessoas. Executa o planejamento, organização e direção em projetos de gestão sistêmica e educação corporativa.