degelo-a-gas-quente

Degelo a gás quente em sistemas de amônia

Esse tipo de sistema serve para remover o gelo que se forma nos evaporadores de forma rápida, segura, automática e confiável. Dessa forma, sistema de degelo a gás quente é muito utilizado em processos de refrigeração industrial com amônia.

Para ver mais conteúdos como esse, acesse nossos Cursos Certificados Vaportec.

Evaporador para amônia

Um evaporador para amônia é o equipamento que conduz a amônia do estado líquido para o estado de gás, através de controle de pressão. Dessa forma, também controla a temperatura de evaporação do gás, que, por sua vez, define e mantém constante o clima dentro da câmara fria ou equipamento frigorífico.

Qual pressão e o tempo ideal para realizar o degelo a gás quente no evaporador?

A pressão de ajuste pode ser de 5 bar para proporcionar um degelo eficiente no evaporador. Já o tempo de degelo irá depender do tipo do equipamento, espessura do gelo e, principalmente, se as tubulações e controles estão dimensionados de acordo com o processo. Por isso, uma rede de gás quente subdimensionada pode gerar problemas graves como alta velocidade, golpes e um tempo elevado para realização do processo, comprometendo a eficiência e a segurança.

Modelo de sistema de degelo a gás quente

Por que é necessário fazer degelo nos evaporadores?

O degelo é necessário devido ao acúmulo de gelo formado em função da umidade associada à baixa temperatura. Esse gelo comprometerá a eficiência do processo, restringindo a capacidade frigorífica do evaporador e não permitindo que a troca térmica seja eficaz. Dessa maneira, isso causa maior gasto de energia nos compressores e ocasiona um índice maior de manutenção nas válvulas e no sistema como um todo.

Onde deve ocorrer a injeção de gás quente no evaporador?

O gás quente deve ser injetado na parte superior do evaporador, assim, a gravidade terá papel fundamental em auxiliar este processo de forma natural. Pensando também na tendência dos fluidos, é natural que, em sistemas térmicos, os fluidos quentes fiquem na parte superior e os frios na parte inferior dos equipamentos. E quanto a questão da densidade, o líquido é mais denso que o gás, mesmo com o menor volume em relação ao primeiro.

Abaixo você pode conferir exemplos de degelo feito pela parte inferior do evaporadores. Nesses casos pode-se ver a baixa eficiência do processo de degelo, levando, como dito anteriormente, a um maior gasto energético, menor produtividade e, também, alto índice de manutenção.

Dica importante no degelo com gás quente: no projeto e construção da tubulação, o dimensionamento para controle da velocidade de gás é fundamental, para a não formação de acidentes e sifões na rede. Este tipo de erro de projeto pode ocasionar golpes nas válvulas e, certamente, irá ocasionar falta de segurança operacional, desrespeitando NR-36, e alto índice de manutenção.

Como aumentar segurança e eficiência do meu evaporador e sistema de degelo a gás quente?

Explicamos sobre isso e muito mais em nossos Cursos Vaportec.

Tanto o processo de injeção de gás quanto a abertura das outras linhas é mais eficiente e segura quando feita em etapas, ao invés de on-off.

Válvula ICSH Danfoss – Injeção de gás em duas etapas

funcionamento-de-degelo-a-gas-quente
funcionamento-de-degelo-a-gas-quente-icsh
funcionamento-de-degelo-a-gas-quente-valvula-icsh
funcionamento-de-degelo-a-gas-quente-icsh
degelo-a-gas-quente-valvula-icsh

Válvula solenoide de 2 etapas ICLX Danfoss para degelo a gás quente

Neste mesmo sentido, o controle da sucção é de fundamental importância para estabilização da pressão do sistema e proteção do evaporador, tubulação, válvulas e compressor. Por isso, a válvula solenoide de 2 etapas ICLX Danfoss tem abertura similar a ICSH Danfoss, funcionando em duas etapas e permitindo uma maior eficiência no processo.

Abaixo breve vídeo sobre essa válvula.

Sistema de refrigeração industrial com amônia

Seu sistema de refrigeração industrial com amônia está com baixa eficiência ou alto índice de manutenção? Então: temos um time especializado de técnicos, além de engenharia de especificação, para estudar seu sistema de e apresentar as melhores soluções para seu processo. Levamos em conta as características fabris e ambientais, considerando as pessoas envolvidas e o meio, para, assim, chegarmos juntos a melhor conclusão sobre o que é o ideal para cada cliente.

Além disso, a Vaportec, como distribuidora Danfoss, possui entrega imediata de toda linha de válvulas ICLX Danfoss, além dos reparos para as mesmas. Tudo com logística rápida e ótimo custo para todo território nacional.

Tudo sobre degelo na refrigeração

No vídeo da série “Tudo sobre” trouxemos mais um pouco de conteúdo sobre refrigeração industrial. Entretanto, agora com ênfase no processo de degelo. Portanto, aperte o play e aproveite!

Quer ter acesso a mais materiais como esse? Então, acesse a área de downloads do nosso site, baixe gratuitamente nosso conteúdo e, também, se inscreva em nosso canal do Youtube.

Quer saber mais sobre conteúdos assim?

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
São profissionais experientes na área que montaram materiais de qualidade.
Clique aqui para se cadastrar nossa plataforma.

Aliás, você também pode continuar seus estudos lendo nosso e-book sobre Válvulas Proporcionais ICM Danfoss.
Clique aqui para baixar, gratuitamente.

Estamos à disposição.
Um abraço,

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog