controle-de-pressao

Controle de pressão industrial

Onde se aplica o controle de pressão industrial? Como fazer? Qual sua importância? Nesse texto você vai ter as respostas dessa pergunta e muito mais. Aqui, iremos abordar a teoria por trás do controle e os métodos pelos quais ele pode ser feito.

Em fluidos térmicos, como vapor e amônia, o controle de pressão determinará, também, o controle da temperatura do mesmo, de forma a controlar o processo. Assim, no controle da pressão desses gases a temperatura é uma variável constante. E o que isso significa? Conforme a pressão varia, a temperatura, automaticamente, fará o mesmo, seguindo uma constante. Isso permite ajustar o set point do processo de maneira fácil, rápida e confiável.

Controle de pressão e temperatura na indústria

Para melhor explicar, vamos usar como exemplo um trocador de calor de placas para aquecimento de água por meio de vapor. O controle de pressão na entrada de vapor do equipamento, através de uma válvula redutora de pressão, permitirá que a temperatura do fluido fique mais próxima à desejada na água, reduzindo-o, por exemplo, de 8 bar de pressão (175,4°C) para pressão de 2 bar (133,7°C). Nesse caso, o trabalho da válvula controladora de temperatura será mais constante, tal como a geração de água quente e o processo num todo.

Além disso, a instrumentação utilizada pode ser diversa. Em um sistema simples podemos considerar a presença dos seguintes equipamentos:

  • – manômetros: instrumentos analógicos para medição de pressão;
  • – termômetros: instrumentos analógicos para medição de temperatura;
  • – sensor pt-100: sensor para leitura de temperatura e comunicação de sinal para controlador;
  • – controlador de temperatura digital: para recepcionar o sinal do pt-100 e comandar a abertura e fechamento da válvula de vapor.

Todos esses componentes, sejam digitais ou analógicos, permitem a leitura e ajuste de processo e válvulas. Dessa forma, funcionamento ocorre com base em dados concretos do processo, ajustando, inclusive, set points de válvulas e equipamentos.

Controle de pressão com transmissor de pressão

Você sabe o que é um transmissor de pressão? Ele é um equipamento utilizado para leitura da pressão do processo e comunicação em sinal de 4 a 20mA ou 0 a 10V para controlador, inversor de frequência, CLP ou outro tipo de sistema controlador elétrico. Por meio dele é possível realizar o controle da pressão manual, feito com a válvula redutora de pressão de forma automática.

Controle de pressão com pressostato

O controle de pressão ON-OFF de forma elétrica também é uma opção. Para esse tipo de sistema, você pode utilizar um pressostato em conjunto com uma válvula solenoide. No pressostato você irá definir qual a pressão de ajuste e o diferencial. Por exemplo, se você quiser que seu equipamento trabalhe entre 2 e 4 bar, deve ajustar o pressostato para ligar com 2 bar e desligar com 4 bar. Dessa maneira, ele enviará ou cortará o sinal elétrico da válvula solenoide, fazendo como que ela abra ou feche o fluxo do fluido.

Da mesma forma é possível fazer o controle de uma bomba elétrica. Um uso bastante comum desse tipo de aplicação é nos sistemas de hidrante, onde é feito, através do pressostato, o controle da bomba principal e da bomba jockey.

Controle de pressão de amônia

Um segundo exemplo, mais voltado ao campo da refrigeração industrial, é o controle de pressão feito em sistemas de amônia. Em uma aplicação em câmara fria, que utiliza amônia como fluido refrigerante, teremos um equipamento chamado evaporador frigorífico. Na entrada do evaporador, a amônia estará na fase líquida e, através da sua evaporação em estado gasoso, é definida a temperatura que estará interna na câmara fria. O controle de evaporação é feito por meio do controle da pressão. Então, se estivermos entrando com líquido a um regime de -10°C e precisarmos ajustar o máximo -2°C graus na parte interna da câmara, uma válvula de controle de sucção com um piloto regulador de pressão, fará esta função de maneira mecânica, sem necessidade de operação elétrica.

Instrumentos como manovacuômetro para amônia e sensores de temperatura para câmaras frias são utilizados no quadro de válvulas (para visualização e ajuste inicial). No caso do sensor de temperatura, a instalação é feita dentro da câmara fria para que seja controlado o fluxo de entrada de líquido necessário e, por consequência, o mesmo absorva o calor dos produtos e da câmara. Dessa forma é feita a troca térmica e o resfriamento necessário e ajustado daquele sistema.

Economia com controle de pressão industrial

O controle de pressão industrial permite uma grande economia de energia pela entrega de constância de operação e pelo menor índice de quebras e paradas de manutenção. Estações redutoras de pressão de vapor e quadros de válvulas para amônia bem pensados e estruturados, de acordo com cada processo e com as variáveis envolvidas no mesmo, entregam economia de energia e, sobretudo, de TEMPO.

Conte com nosso time de técnicos e engenheiros de aplicação para desenvolvermos juntos a melhor solução para controle de pressão e temperatura do seu processo. Desde 1995, a Vaportec é especializada em projeto, montagem e fornecimento de estações de controle para fluidos industriais. Respeitando as variáveis do seu processo, da sua região e da sua planta, nos adequamos para fornecer soluções para todo país, tanto em forma de equipamentos e soluções montadas quanto no fornecimento de válvulas e componentes. Entre em contato conosco, teremos grande prazer em entender melhor seu processo e definirmos juntos a melhor solução.