troca-termica-e-sistemas-montados

Trocadores de calor e sistemas montados e automatizados para troca térmica

O trocador de calor, na indústria, é geralmente utilizado para extrair calor a partir de uma corrente de fluido e adicioná-lo para outro, realizando, assim, a troca térmica. Tanto para aquecimento quanto para refrigeração de fluidos é comum o uso de trocadores de calor a placas nesses processos. Por isso, existem dois modelos de trocadores de calor a placas: os de placas brasadas e os de placas desmontáveis.

A diferença entre eles está, basicamente, no seu formato construtivo, onde o primeiro, como o próprio nome diz, é brasado, ou seja, lacrado. Ele é um consumível que não comporta manutenção, apenas limpeza e substituição quando necessário, entretanto, possui uma troca térmica extremamente eficiente. Dessa forma, em um pequeno espaço consegue fazer a troca de um grande delta de temperatura, facilitando a operação e diminuindo custos.

Por sua vez, o trocador de calor de placas desmontáveis tem placas e gaxetas sobressalentes. Por isso, agrega maior flexibilidade de projeto. Dessa forma, ele será construído exatamente para atender o projeto do cliente em questão, com dados de vazão e temperatura sendo feito sob medida para aquele processo.

Como eles realizam a troca térmica?

Utilizam-se trocadores de calor tanto em processos industriais sanitários ou não. Assim, eles podem estar presentes tanto no aquecimento de água em frigorífico – para uso em escalda ou outros processos de esterilização – quanto no recebimento, aquecimento e refrigeração do leite em laticínios de pequeno, médio e grande porte.

Além do setor alimentício, o uso de trocadores de calor é comum na indústria plástica e metalomecânica. Isso porque processos como resfriamento do óleo utilizam esses equipamentos. Além disso, são úteis para manter sua estabilidade dentro dos equipamentos, independentemente de fatores externos ao processo.

A manutenção do trocador de placas desmontáveis é, relativamente, simples e pode ser feita tanto por terceiros contratados (instalador ou técnico de manutenção) quanto pelo setor de manutenção da empresa. As vedações e placas são vendidas separadamente, dessa maneira, reduzindo custos de parada e manutenção e facilitando este processo.

Trocadores de Calor Danfoss

A dinamarquesa Danfoss oferece uma ampla gama de trocadores de calor em sistema modular, baseado em plataforma com componentes de alta qualidade. Dessa maneira, você pode definir tanto a capacidade quanto as conexões que sua aplicação necessita. Além disso, eles são compactos e ocupam pouco espaço.

Entre todas as vantagens que eles podem oferecer aos seus processos, destacam-se os baixos custos operacionais e altíssimo desempenho. Além disso, são ideais até mesmo para sistemas que apresentam grandes variações de temperatura e pressão constante ou variável.

BPHE e MPHE – Trocadores de calor a placas

Os trocadores de calor a placas brasados BPHE e MPHE são as opções ideais para chillers e bombas de calor, entre outras aplicações. Podem ser empregados como evaporadores, condensadores, economizadores e outras finalidades. Por isso, sua capacidade de range é alta, variando entre 2 e 200 kW. Esses trocadores de calor a placas são projetados para combinar alta eficiência térmica com economia de energia, ou seja, uma ótima opção para quem busca eficiência energética.

Entre suas características se destacam seu design robusto e compacto, que possibilita flexibilidade no tamanho. Oferece, também, ampla variedade de conexões e economia no consumo de refrigerante.  Além disso, é 100% inspecionado e de acordo com todas normas vigentes.

D62 – maior flexibilidade e maior economia na troca térmica

O trocador de calor Danfoss D62 é outro excelente meio para aumentar a sua economia. Também com um design robusto e eficiente, ele funciona de forma eficaz numa ampla gama de aplicações. O conceito inovador dos canais de suas placas faz dele um dos melhore trocadores de calor no mercado, diminuindo, assim, de forma significativa o consumo de energia e reduzindo as emissões de CO2.

O D62 possui uma capacidade de 20-90 kW e é adequado para evaporadores, condensadores e aplicações monofásicas. Graças à sua conexão “dois em um” sua instalação é mais fácil. Além disso, seu padrão de placas com canais de microplacas, permitem uma maior troca térmica, reduzindo o peso e a carga de refrigerante.

Trocadores de calor Sondex

A maioria de modelos de trocadores de calor possuem a possibilidade de aumento de capacidade. Portanto, esse processo pode ser feito por meio do estudo da aplicação do equipamento e do projeto de redimensionamento do conjunto de placas. A Sondex by Danfoss é referência nesse segmento.

Confira algumas vantagens em realizar o aumento de capacidade dos trocadores de calor.

– Reestruturação do trocador de calor

A partir na renovação do conjunto de placas e gaxetas do trocador de calor, ela irá ocorrer de forma a garantir maior vida útil do processo.

– Menor custo de futura reposição de placas e gaxetas

Considerando o conjunto de placas e gaxetas Sondex, o custo e a disponibilidade de reposição será constante, diminuindo gastos de futuras manutenções. Além disso, garante a disponibilidade em caso de manutenção corretiva do trocador por golpe de aríete ou outros fatores externos.

– Menor número de placas em relação a outros fabricantes, devido maior área de troca por placa

As placas Sondex têm a maior área de troca dos trocadores de calor disponíveis no mercado. Dessa forma, é necessário um número menor de placas para que a mesma troca ocorra em relação a outros modelos de trocadores, por exemplo.

– Aproveitamento das placas do antigo trocador de calor em negociação de troca

Em negociação, as placas de antigos trocadores de calor podem ser adquiridas como troca e parte do negócio, assim, gerando grande economia no processo de substituição.

– Utilização da mesma estrutura, trocando apenas o conjunto de placas e gaxetas

A estrutura física do trocador de calor que mantém as placas e todo sistema pode ser reaproveitada. Dessa maneira, o custo de troca é infinitamente inferior. Com menos gastos, a viabilidade de trocar o conjunto de placas é, naturalmente, mais recorrente e bem vista dentro da indústria.

– Renovação completa do sistema de troca, aumento de performance e economia energética

O aumento de performance dos trocadores Sondex aliado à diminuição do custo de manutenção e operação garantem maior entrega energética do que outros modelos entregando um melhor resultado, tanto de operação quando de produção.

Você quer saber mais sobre o assunto? Então, assista o vídeo abaixo e inscreva-se em nosso canal.

A Vaportec é distribuidora autorizada de trocadores de calores Danfoss. Possuímos em nosso estoque uma ampla gama de modelos e tamanhos, para assim você poder escolher qual melhor se aplica em seu processo. Também, possuímos uma logística facilitada, que permite uma entrega rápida e a sua satisfação. Entre em contato por meio do número (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977-1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.