gaxetas-para-trocadores-de-calor

Gaxetas para trocadores de calor

Gaxetas para trocadores de calor são utilizadas para fazer a vedação entre as placas dos equipamentos e o ambiente externo. Dessa forma, elas são parte fundamental na construção, manutenção e utilização dos trocadores de calor.

Motivos para vazamento de gaxetas de trocadores de calor:

  • – choques térmicos;
  • – golpe de aríete;
  • – mal dimensionamento;
  • – instalação Inadequada;

Para evitar problemas no seu trocador de calor, fizemos um vídeo completo sobre esse tipo de equipamento. Confira!

Para fazer a substituição do conjunto de vedações e gaxetas de um trocador de calor, é necessário considerar marca e modelo do mesmo, fluido de trabalho, pressão e temperatura. Estas variáveis são básicas e fundamentais para fazer o dimensionamento das gaxetas de forma adequada, respeitando os padrões de trabalho reais do equipamento.

Sistema de troca térmica montado

Um sistema completo de troca térmica fornecido no formato Skid pela Vaportec já considera uma malha completa de qualificação e controle de vapor e outros fluidos. Dessa maneira, o problema citado acima é evitado e a manutenção passa a ter maiores intervalos, sendo feita somente de forma preventiva.

Como evitar vazamentos nas gaxetas para trocadores de calor de vapor?

A instalação de um sistema qualificador de vapor com separador de umidade antes do trocador de calor evitará grande parte dos golpes de aríete. Além disso, a instalação de uma válvula pneumática pra fechamento evitará que a válvula de controle de vapor permita a passagem de vapor com o equipamento desligado e sobrecarregue, termicamente, as gaxetas do equipamento.

Ainda tem dúvidas quanto a instalação ou manutenção do seu sistema de controle ou do seu trocador de calor? Entre em contato conosco e teremos prazer e ajudá-lo!