solucoes-em-valvulas-e-sistemas-termicos

Soluções em válvulas e sistemas térmicos

São diversos os fluidos que alimentam os sistemas térmicos. Que, por sua vez, são compostos por trocadores de calor, estações redutoras de pressão, controle de temperatura e diversos outros conjuntos de válvulas que, dimensionadas e compostas, formam um conjunto que leva a um determinado fim. Esse fim pode ser de aquecimento ou de refrigeração industrial, tanto por vapor, quanto por amônia, água, gás, óleo ou outros fluidos térmicos.

Geralmente, há duas situações de controle de temperatura, de dois fluidos diferentes e com um mesmo princípio. No caso da amônia, as válvulas ICM Danfoss em conjunto com os transmissores de pressão AKS podem fazer a automação da entrada de líquido do tanque conforme a demanda, fazendo com o compressor de amônia trabalhe de maneira linear. Isso gera menos custo de manutenção e risco de paradas e quebras.

Já no caso do vapor, as válvulas controladoras VC-330 fazem o controle da temperatura por meio de funcionamento eletro pneumático. Dessa forma, recebem sinal do leitor de temperatura no processo e convertem esse sinal em movimento de abertura e fechamento da válvula. Por isso, mandam de forma linear e proporcional o fluido para troca térmica, evitando os tão conhecidos golpes em sistemas de vapor.

Uso dos sistemas térmicos

Nesses dois casos o sistema de alimentação é feito de maneira proporcional. Porém, em projetos de menor custo ou onde a precisão de temperatura e pressão não é, necessariamente, tão restrita a determinado valor, também podem ser usados sistema on-off.

Ambos sistemas on-off, tanto para aquecimento quanto para refrigeração, são formados por diversos equipamento. Entre eles, temos algumas válvulas como as válvulas solenoide EV250 e a válvula solenoide EV225. Temos também o trocador de calor brasado Danfoss e, no caso da refrigeração, as válvulas modelo EVRA e válvulas ICS para controle de pressão.

Peças de reposição de válvulas e a linha completa de reparos Danfoss, como os reparos para solenoides, reguladoras de pressão ICM e PM e para reparos de sensores AKS 38 pode ser adquiridos separadamente. A Vaportec possui a linha completa e o melhor, todos a pronta entrega. Entre em contato por meio do telefone (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977-1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.