Filtração de ar comprimido

O ar comprimido é um gás não tóxico e não inflamável, incolor e inodoro. Isso, entretanto, não atrapalha o fato de ele contribuir para todos os tipos de combustão. Ele, inclusive, é muito utilizado como fonte de energia por causa de sua pressão acima da atmosférica. Além disso, tem a vantagem de poder possibilitar que essa pressão seja aumentada ainda mais pelo aquecimento do ar após a compressão e imediatamente antes do uso. Isso amplia suas formas de aplicação, sendo utilizado na indústria química, alimentícia, ambiental e em muitas outras. Entretanto, é necessário a filtração do ar.

Isso acontece porque é imprescindível a pureza do ar. Ou seja, ele precisa estar limpo e seco, sem a presença de nenhum óleo, partícula, água ou outros contaminantes. Dessa forma, Esse processo conta com dois tipos principais de filtros: os coalescentes e os adsorvedores.

Filtração de ar comprimido por meio do Filtro de Ar DF-Three

A Donaldson é uma das líderes do mercado mundial quando o assunto é filtração de ar comprimido. Ela possui os mais modernos e versáteis equipamentos para a realização dessa função. Entre eles, destaca-se o Filtro de Ar DF-Three (3 em 1) Donaldson Coalescente.

A estrutura possui um filtro triplo que consegue barrar a passagem de partículas sólidas, líquidas, como água e óleo, e gases e odores, por meio do carvão ativado. É ideal para instalação antes de quadros de válvulas e equipamentos pneumáticos de vazão baixa/moderada. Disponível nas bitolas 1/2”, 3/4” e 1” é perfeito para vazões 50 m3/h (1/2”), 80 m3/h (3/4”) e 110 m3/h (1”). Além disso, ele consegue atingir a pressão máxima de operação de 16 bar e temperatura de até 65 graus. Inclusive, está de acordo com a classe 1 da norma ISO 8573-1 de 2010.

O DF-Three também possui o sistema Economizer, que informa quando o elemento está saturado e necessita ser trocado durante a filtração de ar comprimido. Isso garante maior qualidade e segurança no processo, além de uma baixíssima perda de carga. Somado a todas essas vantagens, ele também economiza espaço de instalação em até 60%, já que possui a bateria de três filtros acoplados em um único corpo.

A Vaportec é distribuidora autorizada da Donaldson no Brasil e conta com uma linha completa de filtros sanitários. Além disso, também possui uma equipe técnica sempre disponível para prestar assistência antes, durante e após a sua compra.