Profissão: instalador elétrico industrial

Grande parte das vezes, quando pensamos em eletricistas, o primeiro pensamento que associamos é dos profissionais responsáveis por arrumar fiações e subir em postes. Entretanto, essa profissão se estende por um leque muito maior de oportunidades e, entre elas, o de instalador elétrico industrial.

Responsável por realizar a manutenção elétrica preventiva e corretiva em motores, máquinas, equipamentos e instalações industriais. O instalador elétrico industrial é que analisa as necessidades de troca e regulagem de componentes. Além disso, também aplica os testes de funcionamento e interpreta desenhos elétricos para montagem de painéis de tensão e cabeamento estruturado. Dessa forma, seu conhecimento técnico e experiente em montagens e manutenções passa tanto por instalações elétricas de baixa tensão quanto por várias máquinas de um ou mais motores.

Principais funções do instalador elétrico industrial

Esse profissional utiliza a lógica dos comandos elétricos, técnicas e métodos específicos para controlar os acionamentos de máquinas e equipamentos. Portanto, suas funções são várias:

  • executar trabalhos de montagem e manutenção;
  • executar sistemas elétricos de máquinas e equipamentos;
  • interpretar esquemas e diagramas;
  • realizar levantamento de cargas;
  • montar quadro de distribuição e de comando;
  • instalar dispositivos, componentes e materiais;
  • programar controladores lógicos.

Para saber exercer todas essas atividades é necessário que o instalador tenha conhecimento em diversas áreas. Sobretudo em eletricidade geral, comandos elétricos, controladores lógicos programáveis e conversores e inversores.

Embora os instaladores não sejam projetistas, muitas vezes eles auxiliam na função de pequenos projetos. Dimensionar a partida de um motor elétrico, é um exemplo.

E para que o trabalho seja bem realizado, além de toda a qualificação do profissional, também é necessário contar com bons equipamentos. A Danfoss é uma das líderes mundiais em produção de peças e componentes de automação industrial, itens muito utilizados pelos instaladores elétricos industriais. Os produtos da marca possuem todas as certificações vigentes, inclusive as brasileiras. Isso agrega mais qualidade e segurança para os projetos e, inclusive, para o profissional.

A Vaportec é distribuidora autorizada da Danfoss no Brasil e conta com uma linha completa de automação e refrigeração industrial. Além disso, também possui uma equipe técnica sempre disponível para prestar assistência antes, durante e após a sua compra.