Automação e Instrumentação

Nosso assunto de hoje é instrumentação e automação. Com o avanço da tecnologia, aumenta a necessidade de instrumentação e automação. Necessidade de precisão e segurança no sistema de controle industrial. Como o sistema de vapor. Outras utilidades industriais como amônia, água, ar comprimido. E também gases e líquidos diversos. Temos a necessidade de instrumentação e automação. Para medir e controlar variáveis. Por exemplo a pressão, a temperatura e a vazão. E muitas outras variáveis importantes. De serem vistas e monitoradas. Pelos técnicos e operadores.

Automação e Controle de Dados

Então é comum em frigoríficos se manter o histórico das temperaturas. Temperaturas de esterilização e de higienização, por exemplo. Porque é preciso a apresentação desses dados. Então se você tem uma planta de exportação, mantenha o histórico desses dados. Dessa forma temos certeza do controle dos dados. Dados de aquecimento e de esterilização. Dados de higienização, de limpeza e pasteurização. Então, facilita a entrada desses produtos em novos mercados. Assim é preciso entender quais as variáveis que são mensuradas. E como isso pode ser comunicado para os relatórios. Então, na instrumentação principalmente a mecânica, temos os manômetros. E também os termômetros. Que medem a pressão e a temperatura. Então, temos diversos tipos de manômetros e termômetros. Dessa forma, você seleciona eles de acordo com sua necessidade e processo.

O Manômetro e sua Aplicação

Então, para o manômetro é importante usar o tubo sifão. O tubo sifão acompanhado com uma válvula esfera. Uma válvula de bloqueio, que possibilita uma proteção. Ou um selo para o manômetro, contra golpes e contra elevada temperatura. Então, nos casos de vapor, você usa o tubo sifão. Assim, não só o manômetro mas também seu pressostato. Seu transmissor de pressão que controlar sua caldeira e seu equipamento.

Então o tubo sifão cria essa barreira. Você coloca água. E essa água fica em volta do tubo sifão. Então cria uma película. Uma barreira entre o manômetro e o pressostato, e o vapor. Mas essa barreira não é suficiente para atrapalhar a leitura de pressão. Você vai ter exatamente a pressão. Mas você cria um selo que protege esse equipamento. Através do tubo sifão, que é um equipamento muito barato.

O Termômetro e Sua Aplicação

Então o termômetro é pode ser usado, tanto em equipamentos, quanto em tubulações. Então é comum em trocadores de calor. Onde você tem o sensor fazendo a comunicação na saída da água. Ou do líquido que você tiver. Você também instala para ter a verificação analógica. Essa verificação visual. Você também tem a verificação elétrica, verificando com seu painel. Então também temos a verificação analógica. Através de um equipamento calibrado e certificado.

Então é preciso periodicamente fazer a aferição desses equipamentos. Em laboratórios credenciados. Fazer sua calibração e a certificação.

Esses equipamentos, além dos sinais elétricos. Que é a informação digital, possibilitam a informação analógica. Que pode ser vista pelos operadores. Operadores de processo, operadores das salas de máquinas e caldeiras. E todos os envolvidos no processo de manutenção da indústria.

Quer saber mais sobre Automação e Instrumentação?

A Vaportec disponibliza Cursos Gratuitos para você! Clique Aqui para conhecer!

Siga as nossas redes sociais!

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog

Estamos à sua disposição!