Redução de Pressão e Controle de Temperatura

Hoje vamos falar sobre um tópico muito pedido para nossa equipe de atendimento. Controle de temperatura e redução de pressão. Entenda o porquê da redução de pressão em sistemas de vapor é fundamental. Antes de seguirmos para as formas de como o processo é feito. De forma eficiente e segura. O vapor é um fluido térmico de pressão e temperatura constantes. Então, significa que quanto maior é a pressão do vapor no sistema. Maior é sua temperatura. Então, o oposto também é verdadeiro. Quanto menor a pressão, menor a temperatura do vapor. Assim maior é o seu volume. E necessita de tubulações maiores. Muitas vezes vistas nas estações redutoras de pressão.

Vapor e Redução de Pressão

Dessa forma, vamos citar alguns exemplos.

-Vapor saturado a pressão de 2 bar. Temperatura 133,67 graus. Volume específico de 0,603 m³/kg.

-Vapor saturado a pressão de 4 bar. Temperatura 151,93 graus. Volume específico de 0,373 m³/kg.

-Vapor saturado a pressão de 8 bar. Temperatura 175,42 graus. Volume específico de 0,214 m³/kg.

Então, criando uma linha paralela você verifica o que falamos antes. Quanto maior a pressão do vapor saturado, maior a sua temperatura. Dessa forma, menor o seu volume específico. Então, considere estes dados para construção da estação redutora de pressão. Com alta eficiência. Assim, veja dois pontos importantes.

Estação de Redução de Pressão

Então, é importante possuir a qualificação do vapor antes da redução de pressão. Removendo através de botas coletoras ou separadores de umidade. Com purgadores acoplados o condensado presente na linha antes do contato do vapor. Com a válvula principal de redução de pressão. Então, é importante o tamanho das tubulações. De entrada e saída. Da estação redutora de pressão. Para a tubulação principal de entrada o ideal é estipular a velocidade entre 20 e 30 m/s. Então, a velocidade é influenciada pela pressão do vapor. Que define o volume específico da vazão de vapor. A quantidade de vapor que passa por este processo.

Então, para a tubulação de saída, considere que após a redução de pressão. Ocorre também o aumento de volume específico. Por isso é importante que a tubulação de saída da estação redutora seja maior em diâmetro. Do que a tubulação de entrada. Então, permite este processo de expansão do vapor. Após a redução de pressão. Assim melhora o aproveitamento energético. E a segurança.

Quer saber mais sobre Sistemas de Vapor? Se inscreva na nossa plataforma educacional:

Cursos Gratuitos Vaportec

Siga nossas redes sociais!

Youtube | Instagram | Linkedin | Facebook | Blog