Sistemas de Vapor (parte 2)

Nosso assunto de hoje são sistemas de vapor industriais. Então, veja os conceitos básicos sobre sistemas de vapor. Você sabe a diferença entre purgador termodinâmico e purgador mecânico de boia? Então, entenda o que é um purgador.

Estados no Sistema de Vapor

Nos sistemas de vapor, a presença deste fluido é em dois estados. No estado líquido (condensado) e no gasoso (vapor). A transferência do calor presente no vapor ocorre quando o fluido está no estado de gás. Com maior eficiência. Então, dom maior temperatura e potencial de transferência de energia.
Quando o vapor cede a sua caloria para o equipamento ou processo. Então começa a passar pelo processo de mudança de fase. Então condensa (vira água). Perdendo seu potencial de transferência térmica. Assim, o purgador direciona o vapor em forma líquida. Para a tubulação de retorno de condensado. Então direciona ao reservatório de retorno de condensado. Este último sendo ligado a caldeira. Alimentando-a com condensado (água). Então, com temperatura elevada devido ser subproduto do sistema de vapor.

Quando usar o purgador termodinâmico e o purgador mecânico de boia?

Então, a diferença entre os modelos de purgador é o funcionamento. O funcionamento do purgador termodinâmico é intermitente. O funcionamento do purgador mecânico de boia é contínuo.
Assim o purgador termodinâmico é usado em aplicações que permitam a intermitência.

  • Drenagem de tubulações em botas coletoras de condensado.
  • Baixadas de alimentação de máquinas e equipamentos.
  • Botas de final de rede de tubulações de vapor.
  • Coletores distribuidores de baixa capacidade.

Assim o purgador mecânico de boia é usado em equipamentos. Como trocadores de calor e autoclaves. Devido ao seu funcionamento contínuo.

O que significa funcionamento contínuo?

Então, o purgador mecânico de boia tem uma boia internamente. Esta boia faz a retenção do vapor em estado de gás dentro do equipamento. Por exemplo em um trocador de calor a placas. Quando ocorre a condensação do vapor e sua mudança de fase de gás para líquido. Essa boia é içada. Então permite a passagem do condensado (água). Assim drena o equipamento de forma contínua. Dessa forma, o vapor dentro do equipamento permanece em estado de gás. Aumentando o seu potencial de transferência térmica. Então, diminui o gasto de energia. Assim aumenta a velocidade do processo através da maior eficiência.

Quer saber mais sobre Sistemas de Vapor? Se inscreva na nossa plataforma educacional:

Cursos Gratuitos Vaportec

Estamos à disposição!

Youtube | Instagram | Linkedin | Facebook | Blog