A Indústria 4.0

Nosso assunto de hoje é a Indústria 4.0. A Indústria 4.0 é conhecida como a quarta revolução industrial. A crescente demanda por produtos personalizados. E a rápida evolução das tecnologias habilitadoras. Criaram as chamadas fábricas inteligentes. Onde sistemas ciberfísicos, monitoram os processos da fábrica. Assim, o ambiente ciberfísico é formado por computadores eficientes. Então, através da leitura de sensores. Conseguem conectar o ambiente físico com o ambiente virtual. Dessa forma, os sensores captam informações do ambiente físico. Então, as informações são passadas para o ambiente virtual. Esse reage dando comandos nos processos industriais. Esses sistemas criam uma cópia virtual do mundo físico. Dessa forma, possibilita uma tomada de decisão nos processos produtivos. Então, a tomada de decisão é possível graças ao cruzamento. Dos dados coletados. Cruzados e analisados previamente.

As Tecnologias na Indústria 4.0

A indústria 4.0 é a transformação digital de processos fabris. As novas tecnologias promovem um outro patamar.  Quando pensamos em conectividade entre empresas e consumidores. Então, isso gera uma frenética troca de dados. Gerando uma imensidão de informações. Dessa forma, criam uma Big Data. Além disso, é alavancada por tecnologias como  IOT – a internet das coisas. E inteligência artificial. Então, vamos esclarecer como funciona a IOT. Os sensores e atuadores estão cada vez menores e mais poderosos. Então, com a coleta e a transferência de dados. Seja para outros aparelhos, seja para pessoas. Em tempo real, os processos logísticos são mais eficientes. Além da parte de automação dentro das indústrias e telecomunicação. Então, promove a integração com a inteligência artificial. A IOT faz as máquinas mais capazes de assumir as tarefas. Então, cria um ambiente industrial de grande vantagem competitiva.

IOT – A Internet das Coisas

A IOT é quando podemos conectar várias máquinas da linha de produção. Utilizando a internet. Então, esses dados circulam entre as máquinas. Dessa forma, são lidos os dados. Assim, pode-se tomar decisões sobre a produção. A conexão entre máquinas torna a velocidade da produção maior. A IOT também coleta informações sobre parâmetros de produção. Então, eleva a qualidade da linha de produção. Com a rede de informações entre as máquinas os equipamentos trabalham sozinhos. A internet das coisas é uma revolução silenciosa. Dessa forma, causa um grande impacto na rotina das empresas.

Esse foi um trecho da aula do professor Alex Paines no nosso curso Especialista em Manutenção e Refrigeração Industrial. Quer saber mais sobre a Indústria 4.0?

Clique Aqui para ver a aula completa!

Especialista em Manutenção e Refrigeração Industrial

Estamos à disposição. 

Um abraço!  

Youtube | Instagram | Linkedin | Facebook | Blog