tampas-e-modulos-de-funcao-valvula-ics

Tampas e módulo de função válvula ICS Danfoss

A válvula ICS Danfoss é uma válvula pilotada multi-função para controle de amônia. Ela integra o módulo ICV Flexline™. Dessa forma, ela permite um alto grau de flexibilidade para criar uma válvula que atenda às todas necessidades do seu processo, oferecendo uma ampla gama de capacidades e funções.

Dependendo do tipo de piloto a válvula ICS Danfoss tem diferentes funções e aplicações dentro de sistemas de refrigeração industrial. Ela é formada por três componentes principais, são eles: tampa, módulo de função e corpo. A válvula ICS além de ser operada por piloto, precisa de um mínimo de pressão diferencial para a sua abertura, oferecendo a possibilidade de controle de pressão e temperatura, além do controle on-off por solenoide em sistemas de refrigeração industrial.

Graças ao seu design para sistemas de refrigeração, pode-se utilizá-la tanto em processos de sucção seca e úmida quanto em linhas de líquido.  

Instalação válvula ICS Danfoss

Pode-se instalar ela tanto no lado de alta pressão quanto no lado de baixa pressão do sistema de refrigeração industrial. As válvulas ICS são modulares e fazem parte da plataforma ICV, assim, sendo disponibilizadas em 9 corpos diferentes com suas respectivas bitolas:

25
32
40
60
65
80
100
125
150

Dessa forma, estão disponíveis desde a bitola de ¾” até a bitola de 6”, com abrangência de uma grande faixa de aplicações e instalações frigorificas. Além disso, os módulos de função também têm disponibilidade em diferentes tipos e capacidades. Para a ICS 25, por exemplo, há os módulos com 5, 10, 15, 20 e 25 milímetros de passagem, alterando a sua capacidade e desempenho. Assim, pode-se utilizar amplamente nos mais variados projetos e controles, tanto de quadros de válvulas de evaporadores, quanto para outros tipos de equipamentos.

A capacidade de vazão varia de 1.7 m³/h até 354 m³/h, saindo da 25 e indo até a 150 de 6″.

Pilotos válvula ICS

A válvula ICS Danfoss vai ser composta por uma tampa, que pode ser de 1 piloto ou de 3 pilotos. A ICS de 1 piloto é conhecida como ICS 1 e a ICS de 3 pilotos é conhecida como ICS 3. Controla-se o fluxo do refrigerante no interior da válvula pilotada ICS de acordo com o piloto utilizado, podendo ser um controle de pressão ou abertura e fechamento.

Além disso, no centro da válvula ICS temos também a presença de um operador manual que permite abrir a válvula de forma manual através de uma chave.

Pilotos e funções

Estão disponíveis na válvula ICS 3 as portas S1, S2 e P. Nas portas S1 e S2 conecta-se, por exemplo, o piloto solenoide EVM e o piloto regulador de pressão CVP. A válvula só irá funcionar e liberar passagem de amônia quando os dois pilotos estiverem abertos ao mesmo tempo. Se o piloto for instalado na porta P a válvula irá abrir, independentemente, da abertura dos pilotos instalados nas portas S1 e S2 pois o seu funcionamento é independente dos outros. Ao passo que se o piloto P estiver fechado, por mais que os pilotos nas portas S1 e S2 estiverem abertos a válvula permanecerá fechada.

Piloto CVP

Fornecem-se os pilotos reguladores de pressão CVP em 3 níveis diferentes de faixas de pressão. O nível L — de low, que significa baixa — tem faixa de ajuste de -0,66 até 7 bar. O nível M — de médium, que significa média — tem faixa de ajuste de 4 a 28 bar. E o nível H — de high que significa alta — tem faixa de ajuste de 25 a 52 bar.

Esse tipo de piloto é para regulagem de pressão constante, ideal na sucção de amônia em evaporadores frigoríficos, isso porque a regulagem de temperatura pode ser feita diretamente pelo ajuste mecânico de pressão da válvula, dando segurança e confiabilidade ao processo.

Piloto CVC

Para a função de ajuste de pressão, como válvula reguladora de pressão, deve-se utilizar a válvula ICS com um piloto CVC. O piloto CVC torna a válvula ICS uma válvula redutora de pressão, comum em processos de controle de capacidade de compressores através do controle da pressão de descarga, por exemplo, ou em injeção de amônia direta em processos metalúrgicos e alimentícios, onde a redução de pressão em relação a pressão do cilindro ou reservatório se faz necessária.  

O piloto CVC possui uma tomada externa de pressão e equalização interna, para garantir a correta redução de pressão da válvula de acordo com o ajuste estabelecido.

Piloto EVM

Para a função de solenoide ON-OFF em instalações de refrigeração a válvula ICS é utilizada em associação ao piloto EVM, fazendo a função de liberadora ou retentora de fluxo de amônia em decorrência do sinal elétrico recebido ou da falta deste mesmo sinal. A bobina, normalmente, é do tipo BE ou BG e pode ser de diversas tensões de alimentação como 24, 110 e 220 volts por exemplo.

As aplicações deste tipo de válvula normalmente são em alimentação de líquido de separadores de grande porte que utilizam sistema on-off ou em sistemas de bloqueio de segurança em linhas de amônia para bloqueio da linha em caso de vazamento e desvio de fluxo para o reservatório, por exemplo.

Ausência ou união de pilotos

A válvula ICS Danfoss também pode ser pilotada por pressão externa, sem a necessidade de pilotos. Dessa maneira, para esta aplicação basta utilizar um niple de conexão externa conectado a tampa da válvula ICS. A válvula ICS com piloto CVE e atuador ICAD faz um controle preciso e eletrônico, dessa forma, utiliza-se muito em sistemas geradores de água gelada, os famosos chillers, aonde o controle passa a ser feito de forma eletrônica garantindo a máxima segurança e eficiência.  

Nesses casos o piloto solenoide ou o piloto CVP integram a segurança do equipamento, com o intuito de evitar o congelamento do trocador ou acidentes em caso de falha do sistema eletrônico. Para regulação de pressão com a função de solenoide como segurança, os pilotos utilizados são os pilotos CVP e o piloto EVM, assim, a válvula tem o ajuste mecânico para regulagem de pressão e temperatura e também a função de abrir e fechar em função do piloto solenoide EVM. Essa é a combinação mais utilizada para controle de evaporadores frigoríficos no caso de sistemas não proporcionais. Quando existe a necessidade de regulagem de duas faixas de pressão e temperatura no mesmo processo, é possível também utilizar dois pilotos CVP reguladores de pressão, para isso precisamos utilizar uma válvula de 3 pilotos.