pressostatos-rt-danfosspressostatos-rt-danfosspressostatos-rt-danfosspressostatos-rt-danfoss

Pressostatos RT Danfoss

Os pressostatos são, basicamente, controles e limitadores eletromecânicos. Mas o que isso significa? Eles são equipamentos que controlam a pressão de ar e líquidos dentro de uma determinada faixa de pressão. Dessa forma, resultando em uma operação mais precisa e segura. E os equipamentos da Danfoss são referência mundial nesse assunto, incluindo os pressostatos RT Danfoss.

Os pressostatos da família RT consistem em modelos padrão, de pressão diferencial e para regulagem de zona neutra. Eles possuem diversas aplicações em projetos da na indústria, desde uso em equipamentos padrão de automação e aquecimento industrial, passando por refrigeração industrial, até aplicações à prova de explosão em áreas classificadas. Além disso, também possuem atuação em mercados off-shore.

Os pressostatos RT Danfoss são muito usados para controles de pressão em equipamentos de grande porte, como caldeiras e autoclaves, por exemplo. No caso das caldeiras, o controle é de pressões positivas maiores do que 0 bar, já no caso das autoclaves o controle é de vácuo, por meio do vacuostato RT 121. Além disso, para processos críticos ainda é disponibilizada a versão com contatos banhados a ouro.

Principais características dos Pressostatos RT Danfoss

Entre suas características mais marcantes destacam-se:

  • – design simples;
  • – alta precisão;
  • – alta repetibilidade;
  • – longa vida útil em operação;
  • – disponível com todas principais aprovações marítimas;
  • – nível de segurança e integridade global com certificação SIL 2.

Destacamos, também, algumas terminologias comuns utilizadas para esse modelo e que, assim, integram seus atributos.

Controle flutuante

Uma forma de controle com delay onde ocorre a correção do elemento de controle como a válvula, por exemplo. Assim, tendo um delay, para mais e para menos, o controle acontece de maneira mais proporcional ao processo e menos seca, como em pressostatos convencionais.

Zona neutra

Intervalo entre os pontos marcados dos dois contatos.

Função Snap

A função snap exerce certa força em relação aos contatos, não acionando o pressotato como função de alguma vibração de sistema ou alguma força externa similar. Contudo, diferentes tipos de pressostatos RT têm diferentes funções.

Modelos Pressostatos RT Danfoss

Na linha de pressostatos RT Danfoss há diversas faixas de pressão e aplicações. Por isso, confira os mais usuais e suas características de pressão:

ModeloFaixa de pressãoDiferencial
RT 1-0,8 a 50,5 a 16
RT 1100,2 a 30,08 a 0,25
RT 1120,1 a 1,10,07 a 0,16
RT 1161 a 100,3 a 1,3
RT 11710 a 301 a 4
RT 121-1 a 00,09 a 0,4
RT 2000,2 a 60,25 a 1,2
RT 260AL-1 a 180,5 a 4
RT54 a 171,2 a 4

Pressostato RT Danfoss para caldeira de vapor

O controle de pressão das caldeiras a vapor é, normalmente, feito através de um pressostato. Dessa maneira, cria-se uma automação de controle no acionamento de outros componentes elétricos de funcionamento da caldeira. Para entender completamente a aplicação do pressostato nesse contexto, é necessário, primeiro, entender o que é uma caldeira. Por isso, você pode conferir nosso artigo “O que é uma caldeira de vapor?” e entender tudo sobre o funcionamento desse equipamento.

Regulamentação

É nesse ponto que os pressostatos se tornam muito importantes. Isso porque, dentro desse conceito de regulamentação, controle e segurança, a função primordial do pressostato é controlar a pressão interna da caldeira. Assim, é ele que controla a partida ou corte da alimentação de combustível e/ou ligação dos queimadores responsáveis pela queima da caldeira, por exemplo.

Além disso, eles também podem ser utilizados para controle de pressão de água e outras automações relacionadas à alimentação e combustão da caldeira.

Portanto, confira abaixo as normas que regulam o uso de caldeiras a vapor, visando o controle e a segurança, e que incluem os pressostatos.

NORMA REGULAMENTADORA NR – 13

No Brasil, após a publicação da NR-13 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego), estabeleceram-se critérios mais rigorosos para o projeto, inspeção, manutenção e operação de caldeiras. Dessa maneira, tem como principal objetivo a diminuição de acidentes envolvendo estes equipamentos.

ASME

Internacionalmente a norma aceita é o código ASME. Através da secção I – Power Boilers, ela orienta de forma rígida e segura a construção das caldeiras. Normalmente, os fabricantes brasileiros fabricam de acordo com a ASME, entretanto, poucos no Brasil podem estampar o equipamento com o selo “S”, já que para tal necessita-se de um maior controle de qualidade e inúmeras inspeções, tanto na fase de projeto quanto na execução.

Vacuostato RT 121 Danfoss

O vacuostato é uma espécie de pressostato, mas que no entanto, atua apenas em pressões negativas. Uma aplicação muito usual para o vacuostato RT 121 é em autoclaves, por exemplo. Contudo, para entender essa aplicação é necessário compreender o que é um autoclave e qual é a sua função.

Autoclaves são um equipamentos utilizados para esterilizar materiais e artigos médico-hospitalares e industriais sanitários por meio do calor úmido sob pressão. A ação combinada da temperatura, pressão e umidade promovem a termocoagulação e desnaturação de proteínas enzimáticas e estruturais dos microrganismos, dessa forma, causando sua morte e tornando os materiais estéreis.

Elas consistem em um cilindro metálico, que pode ser tanto horizontal como vertical, que possui uma resistência interna cuja função é aquecer a água; uma tampa com parafusos para fechá-la hermeticamente, válvulas de segurança e para saída de ar; um indicador de temperatura e pressão e controle de temperatura. 

Para uma perfeita esterilização o ar das câmaras de autoclaves deve ser removido antes da injeção de vapor nas mesmas. É nesse ponto que o vacuostato atua. Ele fará o controle da bomba de vácuo da autoclave, automatizando o sistema e medindo a pressão interna do equipamento durante o vácuo do sistema, ligando e desligando a bomba de serviço.

O vacuostado RT 121 é um dos mais úteis e versáteis modelos, sendo utilizado em diversas aplicações de vácuo. Dessa forma, esse modelo é um dos preferidos para uso em autoclaves, garantindo um processo seguro e eficiente. Além disso, ele é compatível com as marcas mais populares do mercado, entre elas, a Baumer e a Sercon, com seus modelos de referência.

Sua faixa de pressão varia de -1 bar a 0 bar e seu diferencial de ajuste de 0,09 bar a 0,4 bar, tornando, assim, seu funcionamento muito versátil.

Automação com Pressostatos RT Danfoss

Entenda, de maneira simples, como utilizar um pressostato para fazer uma automação em um sistema ou equipamento que possua controle manual atualmente. Primeiro, é importante relembrar que a função desse equipamento é fazer o controle de algum determinado equipamento elétrico por meio da leitura da pressão de linha ou do próprio equipamento. Ele consegue realizar esse controle por meio da identificação do range de pressão e do diferencial, assim, enviando ou cortando um sinal elétrico.

Entretanto, para entender este processo é importante compreender de forma ampla o que significam esses dois termos.

1 – Faixa de pressão

A faixa de pressão de um pressostato é a faixa na qual o equipamento ou sistema irá fazer o controle através da leitura de pressão.

Por exemplo, para um caldeira que trabalha com 8 bar de pressão, podemos optar por um Pressostato RT 116 Danfoss que terá uma faixa de pressão de 1 a 10 bar e diferencial de 0,3 a 1,3 bar, sua rosca de conexão é de 3/8”.

2 – Diferencial de pressão

O diferencial de pressão é uma escala secundária do pressostato onde define-se qual é a faixa de pressão que ele irá trabalhar. Para os pressostatos tipo RT é disponibilizada uma tabela que define o diferencial de acordo com a pressão setada e ajustada através de uma manopla, abrindo a tampa do pressostato.

Automação de funcionamento de queimador em caldeira

O funcionamento do queimador da caldeira pode ser automatizado, tal como a alimentação de lenha por esteira, por exemplo. Considera-se a instalação de um pressostato que comandará a parte elétrica por meio do envio e corte de um sinal proveniente da faixa de pressão e do diferencial setado para o trabalho daquele equipamento.

Automação em quadro de bombas de água

Para skids de bombas de água seguimos o mesmo princípio de funcionamento. A leitura da pressão do sistema é constantemente feita e monitorada e com a baixa de pressão devido ao consumo ou vazamento, o pressostato irá acionar as bombas para manter a pressão do sistema de agua estável, de acordo com o projeto.

Automação de bomba de vácuo em autoclave

Como falamos anteriormente, o controle de vácuo também pode ser feito com o uso de pressostatos RT, tendo versões disponíveis como o RT121 com a função de vacuostato, ou seja, funcionando em pressões negativas.

Controle de compressor

Pressostatos são amplamente utilizados no controle de equipamentos pneumáticos como compressores de ar e outros, podendo ser utilizados dentro de diversas industriais.

Controle por diferencial de pressão

Pressostato RT de pressão diferencial possuem em sua construção duas tomadas de pressão, possibilitando, desta forma, um controle por diferencial de pressão, muito utilizado em sistemas de ultra filtração ou na leitura de nível de óleo de equipamentos, por exemplo. Com o controle do diferencial de pressão é possível ter um controle seguro do funcionamento de maquinas e equipamentos prevenindo quebras e manutenções nos mesmos.