valvula-solenoide-para-gas

Válvula solenoide para gás

A válvula solenoide para gás é uma válvula que faz a função de um registro, entretanto, o seu acionamento é elétrico e automático por meio de uma bobina.

A bobina solenoide quando alimentada por energia elétrica, abre ou fecha a válvula de acordo com a sua construção. Se for uma solenoide normalmente aberta (NA) ela irá fechar quando for energizada, contudo, no caso de ser uma válvula normalmente fechada (NF) ela irá abrir quando for energizada, liberando a passagem de fluxo de gás.

Instalação de válvula solenoide para gás

A instalação de uma válvula para gás é bastante simples e segue o mesmo padrão de instalação das demais.

– Instalação mecânica e conexão com rosca na tubulação de gás através do uso de conexões mecânicas como niples, uniões, cotovelos, luvas e outros.

Dica: a instalação da válvula solenoide para gás utilizando uniões com assento em bronze irá facilitar a sua substituição ou manutenção quando for necessário qualquer tipo de reparo no sistema.

– Instalação elétrica através da conexão dos fios no conector elétrico da válvula solenoide para gás.

Dica: revisar a conexão dos fios e a voltagem da bobina antes de energizar a válvula para evitar qualquer tipo de acidente ou falha no funcionamento antes de partir o sistema.

Manutenção de válvula solenoide para gás

A manutenção de uma válvula solenoide para gás é simples e rápida. Por isso, temos em nosso canal do Youtube um vídeo tutorial ensinando o passo a passo dessa manutenção.

Modelos de válvulas para gás Danfoss

Válvula modelo EV220 Danfoss

A válvula solenoide para gás EV220 Danfoss pode ser utilizada em processos onde existe um mínimo de 0,3 bar de pressão para acionamento da mesma e correto funcionamento. Assim, quando a pressão for inferior a 0,3 bar, muito comum em instalações com gases, o modelo de válvula adequado é outro, no qual falamos abaixo.

Válvula solenoide modelo EV250 Danfoss

Em instalações de gás onde a pressão é zero, vácuo ou inferior a 0,3, a utilização da válvula solenoide para gás EV250 Danfoss é necessária e, assim, atende plenamente ao processo. A EV250 Danfoss não precisa de pressão para abrir, portanto, funciona independentemente da pressão de entrada da válvula no momento da abertura.

Válvula solenoide para gás a prova de explosão

Na linha da Danfoss existe um modelo de bobina específico para uso em áreas classificadas, pois a aplicação demanda que os instrumentos sejam a prova de explosão.

Essa bobina é a tipo BO da Danfoss, portanto. Dessa maneira, abaixo seguem os respectivos códigos e voltagens:

  • – 018Z6596 Danfoss – BOBINA TIPO BO 24VCC EEX
  • – 018Z6595 Danfoss – BOBINA TIPO BO 24VCA EEX
  • – 018Z6592 Danfoss – BOBINA TIPO BO 230VAC EEX
  • – 018Z6593 Danfoss – BOBINA TIPO BO 110VAC EEX

Automação em sistemas de gás

Você pode automatizar um sistema de controle de pressão de gás com válvulas solenoides e pressostatos KP Danfoss quando o sistema for on-off. Além disso, quando o sistema for modulante você pode utilizar transmissores de pressão MBS Danfoss.

Dessa forma, a alimentação de um equipamento, reservatório ou tubulação pode realizar-se através da leitura de pressão e do sinal de abertura enviado para a válvula solenoide. Isso evita erro humano e centraliza a operação em sistemas automáticos e inteligentes.

Portanto, concluímos este texto destacando a importância de levantar os dados adequados do processo para dimensionamento, instalação e manutenção de válvula para gás. Isso porque, visto a importância do e complexidade do processo, sempre há possibilidade de acidentes inerentes aos gases em caso de más práticas.