Tutorial: verificação de bobinas solenoide

Juntamente com a válvula, as bobinas solenoide são as responsáveis por controlar a passagem de fluídos e gases em sistemas pneumáticos e hidráulicos. Dessa forma, elas são compostas por um cilindro envolvido por um fio que tem a função de conduzir a corrente elétrica.

Para ver mais conteúdos como esse, acesse nossos Cursos Certificados Vaportec.

Elas podem ser de diversos tamanhos, modelos, formatos e com diferentes funcionalidades. Sua função é imantar o embolo da válvula para, consequentemente, fazer sua sede “subir” e o fluxo do fluido passar através dela. Em caso da válvula ser normalmente aberta, o embolo “desce” e o fluxo fecha-se.

As válvulas e bobinas solenoide Danfoss geralmente são encomendadas separadamente, o que permite uma maior flexibilidade de uso, indo ao encontro de sua necessidade. Além disso, por possuírem um sistema de clip-on de fácil utilização e ajuste roscado elas são práticas tanto na hora da instalação quanto da manutenção.

Principais características das bobinas solenoide

  • – Longa vida útil, mesmo se houver condições severas.
  • – Padrão para CA ou CC.
  • – Bobinas padrão de 12 V a 400 V, 50, 60 ou 50 / 60 Hz.
  • – Fáceis de instalar e não requerem ferramentas.
  • – A remoção é possível apenas com o uso correto de ferramentas.
  • – As bobinas padrão apresentam: plug do cabo, plug industrial, caixa de terminais, cabo com três núcleos, caixa de ligação e luva do conduíte.

Leitura de identificação das bobinas solenoide Danfoss

Os dados técnicos necessários são impressos diretamente nas bobinas:

identificacao-danfoss
  1. País de origem
  2. Tipo de bobina
  3. Peça de reposição nº (código nº)
  4. Temperatura ambiente (-40 – 40 °C = Faixa de temperatura ambiente entre -40 °C e +40 °C)
  5. Tensão de alimentação [V]
  6. Frequência [Hz]
  7. Consumo de energia [W]
  8. Consumo de energia [VA]
  9. Marca CE
  10. Bobina reconhecida UL
  11. Número bruto de bobina (F4501 = Número bruto de bobina 018F4501)
  12. Ponto de contato

E se as bobinas solenoide esquentarem demais?

Durante o uso, é possível que a bobina da válvula solenoide tenha sua temperatura relativamente alta. Isso não é um problema, entretanto, se ela apresentar um funcionamento abaixo do esperado ou até mostrar sinais de queima ou derretimento, é melhor analisar com cuidado. Isso porque, provavelmente, será uma questão técnica que exige uma análise geral das condições de uso na aplicação.

Outra situação possível, é a presença de ruídos anormais durante o uso, o que normalmente tem como causa a sujeira ou desgaste da bobina. Assim, a solução neste caso pode ser a instalação de filtros antes do ponto da válvula.

Verificação de bobinas solenoide

Embora muito raros, alguns problemas podem surgir nas bobinas solenoides, como a queima, o derretimento ou o fato de ela manter-se fria, mesmo com a energia ligada. Entretanto, pode-se facilmente solucionar esse contratempo, assim como mostrado no tutorial abaixo.

Aviso: Nunca remova a bobina ou desmonte um plugue com tensão aplicada.

1: Primeiramente, desmontar o plugue.

2: Em seguida, remover a bobina e verificar o o-ring.

3: Analisar se há vazamento e cal por dentro e por fora.

4: Em seguida, verificar dentro do plugue e montar o fio solto.

5: Por fim, remontar a bobina e verificar se funciona.

Tipos de bobinas solenoide Danfoss

Se começarmos a listar todos os tipos de bobinas Danfoss para solenoide existentes, até perdemos a conta. Isso porque há bobinas para vapor, para água, bobina tipo BA, tipo BB, bobina para automação, para refrigeração e outros tantos modelos. Mas, afinal, para que serve cada uma?

Para ajudar na escolha da melhor bobina para cada válvula solenoide Danfoss, vamos explicar as funcionalidades de cada uma. Além disso, é importante ressaltar que as informações são válidas independentemente de ser uma válvula para amônia ou para vapor.

Bobinas para alto desempenho – BA

Esse modelo é a bobina mais barata da linha. Ela é utilizada, normalmente, em válvulas solenoide para água, para ar e para compressor. Assim, possui abertura superior para uso em válvulas 3 vias ou como opção econômica para válvulas EV210 e EV220.

bobinas-valvulas-solenoides-danfoss---BA-alto-desempenho

Bobinas de alto desempenho – BB

Essa bobina é um pouco mais cara em relação a primeira, entretanto, se comporta melhor em locais de alta umidade e/ou poeira, devido seu fechamento na parte superior e vedação na parte inferior. Esse modelo pode ser utilizado em válvulas solenoide para vapor com vedação em EPDM (até 120 graus – 4 bar) e por isso, normalmente, é visto em processos diversos como água, óleo, gases. Entretanto, essa bobina não consegue acionar a válvula solenoide EV250.

bobinas-valvulas-solenoides-danfoss---BB-alto-desempenho

Bobinas de alto desempenho – BE

Extremamente resistente, a bobina tipo BE Danfoss é utilizada em válvulas solenoide EVRA para amônia, válvulas controladoras ICS, ICLX, ICM para amônia e em diversas aplicações industriais onde se exige maior grau de proteção (IP-67). Por isso, essa bobina é extremamente versátil e tem um ótimo custo benefício.

bobinas-BE-alto-desempenho

Bobinas de alto desempenho – BG

Explicamos sobre isso e muito mais em nossos Cursos Vaportec.

Bobina similar a anterior, contudo, com maior potência para acionamento de válvulas maiores, como a solenoide de 2 etapas ICLX Danfoss (válvula solenoide de dois estágios para uso em refrigeração industrial e sistemas de amônia).

bobinas-BG-alto-desempenho

Bobinas de alto desempenho – saliência central – BN

Usada com a EV215B, EV225B e EV245B até baixa pressão de vapor 160°C e temperatura ambiente máx 40°C, portanto, é deal para ambientes úmidos com caixa de terminais.

bobinas-valvulas-solenoides-danfoss---BN-saliencia-centro

Bobinas de alto desempenho – BO

Aplicada em válvulas solenoide à prova de explosão, ela foi pensada e desenvolvida para as mais rigorosas normativas, inclusive na indústria farmacêutica, petroquímica e marítima. Portanto, para processos e locais intrinsecamente seguros, a bobina tipo BO é a solução ideal

bobinas-valvulas-solenoides-danfoss---BO

Bobina de alto desempenho – BQ

Com construção diferenciada, a bobina preta tipo BQ Danfoss foi desenvolvida e fabricada especificamente para uso em válvulas solenoide de vapor, modelo EV225 Danfoss. Dessa forma, possui proteção contra umidade e temperatura diferenciada.

bobinas-valvulas-solenoides-danfoss---BQ

Mini bobinas – AM

Para mini válvula solenoide Danfoss, ou seja, utilizada em aplicações com espaço físico diminuído.

bobinas-valvulas-solenoides-danfoss---AM

Bobina modulante – BL

Ideal para válvula solenoide EV260 modulante pois possui controle proporcional de nível ou temperatura de determinado processo.

Danfoss na Vaportec

A linha de bobinas Danfoss é composta por diversos outros modelos, de acordo com cada aplicação, normativa e seguindo os padrões de pressão, voltagem e temperatura. Dessa maneira, elas se aplicam a mais ampla gama de processos industriais.

Além disso, quer saber tudo sobre válvulas solenoide? Então assista nosso vídeo e fique por dentro de diversos modelos e aplicações da linha Danfoss.

Ainda restou alguma dúvida sobre a válvula ou bobina solenoide correta para sua aplicação? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ajudar com a aplicação certeira dentro da sua indústria!

Quer saber mais sobre conteúdos assim?

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
São profissionais experientes na área que montaram materiais de qualidade.
Clique aqui para se cadastrar nossa plataforma.

Aliás, você também pode continuar seus estudos lendo nosso e-book sobre Automação Industrial: Válvulas
Clique aqui para baixar, gratuitamente.

Estamos à disposição.
Um abraço,

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog