reducao-de-pressao-de-condensacao

Redução de pressão de condensação em refrigeração industrial

Você tem problema com a redução de pressão de condensação no seu sistema de refrigeração industrial? Por isso, esse fator está fazendo a sua eficiência de refrigeração ficar lá em baixo e o seu consumo de energia disparar mês após mês? Você está pensando em montar um novo sistema já que o seu parece não atender mais a demanda?

Fique calmo, você não está sozinho nessa. Vamos falar hoje sobre duas soluções que podem te ajudar muito. Dessa maneira, além de resolver o problema, elas visam o aumento de eficiência energética do seu processo, diminuindo custos e aumentando a produção.

Ar em sistemas de refrigeração industrial

O ar em sistemas de refrigeração industrial é um grande vilão energético e um fator que aumenta consideravelmente a pressão interna dos condensadores. Isso uma vez que cria uma película entre o refrigerante e o tubo, impedindo que a troca térmica ocorra e o sistema permaneça com alta deficiência energética.

Quais são os problemas que são vistos no processo?
  • – Temperaturas não são atingidas.
  • – Alto consumo de energia elétrica.
  • – Alta incidência de manutenção em válvulas e equipamentos.
  • – Processo lento e menor produção.

Como resolver este problema?

Então, de maneira breve e simples, a melhor forma de resolver esse problema é utilizando um sistema eliminador de ar em seu processo de refrigeração.

Esse sistema é composto por equipamentos que, basicamente, farão uma segunda refrigeração do fluido refrigerante. Assim, ele separa os gases e o líquido e elimina o ar presente nos gases do fluido refrigerante, retornando apenas o líquido para o separador e/ou sistema. Por consequência, elimina-se os gases não condensáveis por meio de purgas e com grande malha de controle.

Pré resfriamento da descarga de compressores para redução de pressão de condensação

Além da remoção do ar do sistema de refrigeração, outra grande sacada é o uso de trocadores de calor para pré-resfriamento da descarga dos compressores. O trocador, além do pré-resfriamento, irá gerar água quente, que poderá ser aproveitada em um processo frigorífico como a escalda, a higienização ou a esterilização, por exemplo.

Por meio dessa solução, além de melhorar o sistema de refrigeração, você irá otimizar, sem investimentos extra, o sistema de aquecimento. Portanto, reduzirá o consumo de energia elétrica da sala de máquinas e, também, o consumo de combustível da caldeira.

Quer saber mais sobre este tipo de solução? Então, entre em contato comigo por meio do felipe@vaportec.com.br ou do meu Whatsapp (54) 9 9176 8714. Terei prazer em entender a sua necessidade e poder desenhar, junto com você, um novo processo mais seguro e eficiente.