tecnico-em-manutenção-industrial-na-industria-4.0

Técnico em manutenção na indústria 4.0

Um profissional que se renova e caminha em conjunto à tecnologia e a evolução industrial. Dessa forma, pode-se caracterizar muito bem o técnico em manutenção na indústria 4.0. Desde a primeira revolução, quando o vapor e a força desse fluido começaram a ter destaque no contexto industrial, a busca por conhecimento e educação dos técnicos vem sendo cada vez maior.

Com o crescimento e mudanças constantes de um mercado emergente como o Brasil, em especial no setor de alimentos e bebidas que representam direta e indiretamente boa parte do PIB nacional, o avanço nos conceitos, normativas e tecnologias industriais direciona o profissional. Ele faz da manutenção dos equipamentos um aprendizado constante e diário, dentro de diversas áreas relacionadas a utilidades industriais.

Tanto em sistemas de aquecimento quanto de refrigeração industrial, o técnico em manutenção não é um profissional apenas de força mecânica. Ele também é um profissional que, para se destacar, precisa ter em vista a inteligência mecânica e as tecnologias associadas ao seu trabalho.

Eficiência energética em manutenção na indústria 4.0

Dentro deste conceito de atualização e novas energias, nunca discutiu-se tanto sobre eficiência energética dentro da indústria. São dois fatores fundamentais que servem de base para este conceito. O primeiro é a economia direta gerada por projetos que visam reduzir o consumo de energia. Isso porque no atual cenário, o custo crescente não tem nenhuma tendência de diminuição. Em segundo, o fator ecológico envolto neste sentido já que grande parte dos recursos utilizados na indústria são finitos.

Dessa maneira, atualização, estudo e apropriação de tecnologias e novos conceitos por parte dos técnicos de manutenção irão ser agentes transformadores no segmento. Destacamos, especialmente, o foco em energia, não só na economia, mas em sua geração, condução e retorno ao ponto gerador. A indústria 4.0 não tem lugar para desperdício energético, mas tem lugar para profissionais conscientes do seu papel dentro da organização e de novas ideias envoltas, sobretudo, na globalização e conceitos energéticos que vão além dos enraizados no Brasil.