pcm

Como gerenciar equipe de manutenção? – PCM

Se você trabalha na área industrial com certeza já ouviu em PCM. Essa sigla significa Planejamento e Controle da Manutenção. Ele é responsável pelo gerenciamento de todos os serviços de manutenção de uma empresa, incluindo os custos, o tempo entre falhas, as condições nas quais se encontram os equipamentos e qual tipo de manutenção deve ser aplicada. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o PCM é uma área “filha” da manutenção e serve de apoio tático e estratégico para as atividades de manutenção.

O seu principal encarregado é o supervisor de manutenção. É ele que precisa definir quais as melhores estratégias para a manutenção, alocando os recursos – mão de obra, tempo e dinheiro – de forma a aumentar a confiabilidade e controlabilidade dos processos.

Para que seus processos melhorem cada vez mais, é importante ter trabalhadores engajados e motivados. Afinal, as pessoas estão presentes em todos as esferas da organização, desde a execução até o gerenciamento.

Atribuições do PCM

As atribuições PCM se dividem entre as partes estratégicas, táticas, administrativas e técnicas da manutenção. É responsável por ditar o ritmo de trabalho na manutenção, de forma que as ações realizadas pela manutenção estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa. Suas principais funções são:

  • elaboração do cronograma: para elaborar seu cronograma, o primeiro passo é coletar todas as informações sobre a linha de produção. A partir daí, calcular quanto tempo é preciso para realizar a entrega. E, então, montar o cronograma de acordo com o pedido do cliente.
  • programação de parada: paralisações não programadas significam produção parada, ou seja, perda de dinheiro. Por isso a programação de paradas é tão importante. Aqui são feitas as escolhas das melhores datas e horários para os reparos e demais cuidados necessários com os equipamentos
  • acompanhamento: é importante, então, analisar os indicadores de desempenho para saber se os planos de manutenção traçados estão sendo eficientes. Não adianta apenas planejar se isso não estiver trazendo benefícios para a empresa.
  • Instrumentação: essa tarefa é responsável pela coleta de dados que irão ser usados para definir o plano de manutenção preditiva, como por exemplo medição de vibração, temperatura, entre outros.    
  • planejamento de recursos: isso permite saber o quanto será gasto com peças de reposição e todos os demais materiais que serão utilizados.  
  • instrução de serviço para as manutenções programadas: aqui são descritos quais as atividades serão realizadas e quais os recursos serão necessários.  

É por meio do PCM que é possível encontrar os gargalos da produção e também aumentar o desempenho das máquinas. Por isso, manter essa área vital da manutenção é fundamental para o crescimento da sua empresa.