reduzir-temperatura-do-vapor

Como reduzir a temperatura do vapor?

O vapor é um gás proveniente da mudança da fase da água, do estado líquido para o gasoso. Esse processo é conhecido como vaporização pela química. O vapor, sendo um gás, tem propriedades bem específicas, como por exemplo, a pressão e a temperatura, que são duas variáveis constantes. Isso quer dizer que, conforme a pressão aumenta a temperatura também aumenta e conforme a pressão diminui a temperatura também é reduzida. Então, como reduzir a temperatura do vapor?

Na prática podemos observar o exemplo de um trocador de calor de placas para aquecimento de água. Esse equipamento funciona transmitindo a caloria, ou seja, o calor do vapor para a água. Dessa forma, na entrada de água fria desse trocador de calor podemos considerar uma temperatura ambiente de 25 graus e a temperatura desejada na saída de 85 graus, por exemplo. Nesse caso, se tivermos vapor gerado pela caldeira em 8 kgf/cm², teremos uma temperatura de 174,5 °C. O diferencial de temperatura entre 120 °C (temperatura ideal para esta troca) e 174,5 °C é de 75 °C. Esses 55 graus a mais deixaram o equipamento ineficiente e a válvula de controle de temperatura funcionando com o dimensionamento incorreto. Abrindo sua sede por um período muito curto, resultará em golpes na tubulação e no trocador de calor, diminuindo a vida útil desses equipamentos.

Como resolver os golpes em trocadores de calor?

A forma mais fácil é reduzindo a pressão do processo e aproximando a temperatura de troca com a temperatura desejada na saída do fluido principal do trocador de calor a placas. Nesse caso, podemos instalar uma válvula redutora de pressão pra manter a pressão do vapor constante e uma válvula controladora eletro pneumática. Essa última converterá o sinal elétrico recebido do sensor de temperatura instalado na saída de água quente do equipamento em um sinal pneumático. Este, por sua vez, fará com que a válvula abra mais ou menos, funcionando de maneira constante e mantendo a temperatura do trocador, sem golpes,como quando utilizamos válvulas on-off ou válvulas proporcionais mal dimensionadas. 

Nesse processo, por exemplo, a estação redutora de pressão reduziria a pressão do vapor de 8 para 1 bar, chegando a uma temperatura próxima de 120 °C. Dessa forma, com o diferencial menor entre a temperatura do vapor e a temperatura desejada da água, as válvulas, purgadores e trocadores de calor funcionarão perfeitamente e de forma constante. Gerando, assim, menos custos de manutenção e, principalmente, menos paradas de equipamentos e processos.

Equipamentos para reduzir a temperatura do vapor

A Vaportec conta com um time de engenharia de especificação que estuda caso a caso de troca térmica, estações redutoras de pressão, estações controladoras de temperatura e diversos equipamentos, tanto para aquecimento quanto para refrigeração. É levado em conta não só informações básicas como temperatura, mas também informações como velocidade e volume dos fluidos, composição e diversas outra variáveis. Dessa maneira, não levamos em conta apenas o objetivo do cliente, mas também as melhores formas de chegar a ele, com economia de energia, segurança operacional e entregando sempre a melhor solução.

Trabalhamos com dimensionamento e projeto de estações redutoras de pressão, estação controladora de temperatura com válvula de controle proporcional, sistemas de aquecimento de água com trocadores de calor. Além disso lidamos com sistemas de pasteurização de leite, sistemas de resfriamento de cerveja e diversos outros sistemas como foco no aquecimento e refrigeração para o setor de bebidas e alimentos.

Com 25 anos de experiência, a Vaportec é distribuidora autorizada de equipamentos para automação e refrigeração industrial. Assim, fornecemos para todo território nacional e América do Sul de forma rápida e prática. Para saber mais, entre em contato por meio do nosso número (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977.1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.