Ar respirável: o que é?

O ar medicinal, ou respirável, é um gás inerte, incolor e que simula as condições do ar atmosférico. Ele é composto pela mistura dos dois principais componentes presentes na atmosfera:  aproximadamente 21% de oxigênio em nitrogênio balanço. Ele é usado em ventilação mecânica, anestesia, ressuscitação e em nebulizações para tratamentos via inalação.

Para ver mais conteúdos como esse, acesse nossos Cursos Certificados Vaportec.

Entretanto, para ele ser utilizado com segurança, é necessário que seja regulamentado. A norma que rege a qualidade de ar respirável no Brasil é ABNTN BR 12543. Seu objetivo é fornecer informações sobre os limites seguros de potenciais gases contaminantes dentro do ar para respirar. Dessa forma, ela garante que o gás oxigênio consumido esteja em um nível adequado. E, por que deve-se purificar o ar respirável dentro de um padrão? Pois é a garantia à segurança respiratória de agentes que entram e trabalham em áreas que possam ser perigosas a saúde.

O que se sabe sobre o padrão de ar respirável no Brasil?

Ele é classificado como Grau D. As especificações completas estão detalhadas na norma ANSI Compressed Gas Association Commodity Specification for Air, G-7.1-1989. Elas incluem: teor de oxigênio, teor de hidrocarboneto (condensado), limite de exposição ao monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono e odor.

Para atestar que o ar é de qualidade, ele precisa ser testado. No caso de um aparelho de respiração, o fluxo de volume e da qualidade do ar de alimentação deve ser testado, pelo menos, de três em três meses. Todos os defeitos observados devem ser corrigidos antes de nova utilização. Além disso, os registros devem ser conservados durante o período de tempo especificado na legislação.

E, por que é necessário testar o nível de oxigênio no ar comprimido? Quando longe de qualquer fonte de contaminação, ele sempre estará perto de 21% em uma fração de um ponto percentual. Qualquer diferença ao ar livre é geralmente devido a uma mudança na umidade relativa do ar. No entanto, o nível de oxigênio do ar que passa através de um sistema de ar comprimido pode ser significativamente afetado por diversos fatores.

Donaldson Ultrafiltros

Explicamos sobre isso e muito mais em nossos Cursos Vaportec.

Donaldson, além de ser a fabricante líder no mercado mundial de sistemas de ar e filtração, possui diversos filtros culinários, utilizado para vapor, ar. Eles fornecem alta capacidade de retenção de sujeira com baixa pressão diferencial e alta taxa de fluxo.

Ela fabrica uma gama de equipamentos de purificação de padrão respirável (ALG). Essa sigla caracteriza um sistema multi-estágio completo e seguro. Assim, cada etapa é dedicada à remoção do contaminante designado. No fim do processo, a pureza do ar é garantida.

Alguns produtos que auxiliam na purificação do ar respirável:

– Separador Ciclonico DF-C;

– Dreno eletrônico UFM-D;

– Pré-Filtro Coalescente DF  series;

– Separador óleo-água.

Você pode adquirir os filtros Donaldson com a Vaportec. Todos eles estão de acordo com a normativa da ANVISA e são enviados junto com todos os laudos de conformidade e aprovação.


Você gosta do nosso blog? Então deixe sua sugestão sobre conteúdos que você gostaria de ler aqui: https://forms.gle/sYkCSNRQzE7mXd1W7.

Quer saber mais sobre conteúdos assim?

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
São profissionais experientes na área que montaram materiais de qualidade.
Clique aqui para se cadastrar nossa plataforma.

Aliás, você também pode continuar seus estudos lendo nosso e-book sobre a produção de ar estéril
Clique aqui para baixar, gratuitamente.

Estamos à disposição.
Um abraço,

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog