7 dicas para alavancar seu planejamento financeiro

Conquistar bons resultados é, com certeza, o maior objetivo de qualquer empresa. E, sobretudo, quando o assunto é financeiro. Entretanto, para isso é necessário muito mais que força de vontade. Elaborar um planejamento financeiro anual e segui-lo é um dos principais aliados na busca de lucros.

Confira essas dicas para alavancar as finanças da sua empresa.

Comece a fazer o planejamento financeiro o quanto antes

Por que esperar até o início do ano para realizar o planejamento da sua empresa? Esta atitude só atrasa seus resultados. Quanto mais preparado você estiver no início do ano, mais fácil tudo ficará. A dica é começar se planejar por volta de setembro e outubro, levando em conta um cenário realista, mas quase pessimista. Afinal de contas, ter um negócio é estar cercado de incertezas.

Propor metas e organizar as ações

O passo inicial e mais básico, na verdade, é propor metas. O que você deseja para sua empresa? Aumento de 20% no faturamento? Ampliar o número de funcionários? Pagar todas as dívidas? Proponha metas realistas e que, de fato, apresentem alguma diferença no seu negócio. Após isso, crie planos de ação para alcança-las. Organize ações reais e que impactem diretamente nos resultados. Pense: o que eu preciso para alcançar meu objetivo? É organizar melhor os setores? É conseguir número x de cliente? Organize e alcance.

Corte os gastos supérfluos

Repense todos os gastos que você já teve anteriormente. Mesmo que eles pareçam essencial, revise e tente reduzir. Além disso, tenha sempre em mente a diferença entre custos, despesas e perdas.

Colocando sua estratégia em prática

Você planejou, propôs e organizou metas e até mesmo cortou gastos irrelevantes. Mas e agora? Agora é colocar em prática. Se você tiver uma equipe, deve envolvê-la no projeto e não abraçar tudo sozinho, pois há ações que dependem de todos. E mesmo que pareça cansativo, não desanime. Persista!

Registre e acompanhe regularmente as operações financeiras

Organizar um método de registro das contas a pagar e das contas a receber na empresa é superimportante para se ter pleno controle do seu capital e poder analisar sua saúde financeira. Mas não basta registrar: é preciso monitorar cada lançamento para perceber como as finanças estão caminhando.

Utilize um software online

Um bom software pode fazer uma imensa diferença em seu negócio. Por meio dele você pode controlar seu fluxo de caixa, as contas a pagar e a receber, ver relatórios e gráficos de resultados financeiros. Além disso, você pode emitir boletos bancários para suas vendas.

Considere a ajuda de um consultor

Se mesmo colocando em prática tudo que foi dito, os resultados ainda não são os esperados, contratar um consultor financeiro pode ser uma opção. Vários aspectos no campo das finanças merecem atenção especial. Por isso, esse profissional irá se concentrar nesses detalhes. Dessa forma, passará ao gestor orientações financeiras que levam em conta as características individuais do negócio. Além disso, irá traçar planos certeiros de investimentos.


Você gosta do nosso blog? Então deixe sua sugestão sobre conteúdos que você gostaria de ler aqui: https://forms.gle/sYkCSNRQzE7mXd1W7.