Inoculante microbiológico

Você conhece o termo “inoculante microbiológico”? Se você trabalha com agricultura com certeza já ouviu ou vai ouvir falar sobre. O inoculante é um produto de base biológica, composto por microrganismos benéficos às plantas. E qual é sua função? Ele serve para promover a associação entre micro-organismos e as plantas, resultando em uma melhor colheita.

O inoculante microbiológico é utilizado nas sementes das plantas, tratando-as e tornando-as “mais potentes”. Os tipos de inoculantes comercializados atualmente no Brasil são os turfosos e os líquidos. Essas ou outras formulações devem ter comprovada eficiência agronômica para serem aprovadas. Além disso, a inoculação deve ser feita à sombra e a semeadura deve ser efetuada no mesmo dia. Dessa forma, mantendo-se a semente inoculada protegida do sol e do calor excessivo.

Confira quais os maiores benefícios de optar por sementes inoculadas:

  • maior resistência às estiagens;
  • maior eficiência na absorção de água e outros nutrientes,
  • efeito positivo na produção de fito-hormônios capazes de modificar a taxa de crescimento de raízes;
  • aumento da simbiose com outras bactérias promotoras de crescimento de plantas.

Produção de inoculante microbiológico

Assim, como quem consome esse produto, quem fabrica também necessita de garantia e segurança na produção. Esse processo precisa ser realizado com materiais e elementos de qualidade.

O inoculante microbiológico é o resultado de um processo de fermentação. As enzimas disponibilizam mais açucares para as bactérias e elas, por sua vez, criam uma fermentação desejada. Dessa forma, fazendo de forma correta, ela reduz a perda de nutrientes e aumenta o potencial da inoculação.

Durante esse processo de fermentativo é necessário o uso de injeção de ar estéril. Esse método é um dos mais utilizados na indústria alimentícia, farmacêutica e química. Ele consiste no ar livre de bactérias ou outros micro-organismos vivos, capazes de se reproduzirem. Mas então, como ele é utilizado na inoculação? Ele não mata os micro-organismos nas sementes, mas sim, possíveis agentes encontrados no ar, que comprometeriam o processo de fermentação.

Para a injeção de ar estéril é necessário utilizar meios filtrantes com procedimentos de esterilização corretos. O Filtro Ar Estéril Alimentício P-SRF Donaldson é um deles, sempre atuando em conjunto com seus elementos filtrantes. As carcaças foram desenvolvidas para a purificação de ar pressurizado e outros gases. Essa série está disponível em 6 diferentes tamanhos de carcaças com faixas de fluxo de operação de 7,5 a 360 m3 / h (a 1 bar de abs). Além disso, os Elementos de Filtro P-SRFII também desenvolvem um trabalho essencial para a eficiência do processo.

Você pode adquirir os filtros Donaldson com a Vaportec. Todos eles estão de acordo com a normativa da ANVISA e são enviados junto com todos os laudos de conformidade e aprovação.


Você gosta do nosso blog? Então deixe sua sugestão sobre conteúdos que você gostaria de ler aqui: https://forms.gle/sYkCSNRQzE7mXd1W7.