Purgador mecânico de boia: aprenda a realizar o teste de funcionamento

O purgador mecânico de boia é um dos elementos mais importantes e úteis a serem utilizados em plantas de vapor. Ele é capaz de descarregar continuamente o condensado, sendo a melhor opção para a remoção em equipamentos que utilizam vapor. Inclusive, destaca-se sua utilidade para quem busca melhorar a eficiência energética de sua planta.

Usado em tanques, serpentinas, trocadores de calor, digestores, secadores e em diversos outros equipamentos, o purgador mecânico de boia trabalha bem tanto em baixas quanto em altas temperaturas. Por isso, os modelos com elemento bimetálico de Ar (EAR) possuem ótima capacidade de descarga de ar, respondendo imediatamente a variações de pressão ou vazão. Sendo assim, são as melhores escolhas para drenagens de equipamentos com controle automático de temperatura.

Como testar o purgador mecânico de boia?

Para que ele exerça de modo correto as atividades mencionadas, ele precisa estar em pleno funcionamento. Por isso, testar o equipamento é fundamental. E você sabe como realizar essa verificação?

Confira esse tutorial de como efetuar corretamente o teste de funcionamento em purgador mecânico de boia.

Passo 1: Identificar entrada e saída de fluido do purgador e a pressão de trabalho.

Passo 2: Para teste com ar comprimido, adapte um tubo flexível à entrada do purgador com pressão em torno de 50% da pressão de trabalho.

Passo 3: O eliminador de vapor preso funciona, normalmente em ¼ de volta aberto.

Passo 4: Para teste de funcionamento da válvula da boia, deve-se fechar o eliminador de vapor preso.

Passo 5: Com o eliminador de vapor preso para cima, a válvula boia deve estar fechada.

Passo 6: Com o eliminador de vapor preso para baixo, a válvula boia deve abrir.

Passo 7: Em seguida, reposicionar o purgador com o eliminador de vapor preso para cima. Dessa forma, a válvula boia deverá fechar novamente.

 

Caso você esteja tendo algum problema relacionado a purgadores mecânicos de boia, entre em contato conosco pelo número (54) 3028-8746 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.