teste-em-purgador-mecanico-de-boia

Purgador mecânico de boia: aprenda a realizar o teste de funcionamento

O purgador mecânico de boia é um dos elementos mais importantes e úteis a serem utilizados em plantas de vapor. Isso porque ele é capaz de descarregar continuamente o condensado, sendo a melhor opção para a remoção em equipamentos que utilizam vapor. Além disso, destaca-se sua utilidade para quem busca melhorar a eficiência energética de sua planta.

Usado em tanques, serpentinas, trocadores de calor, digestores, secadores e em diversos outros equipamentos, o purgador mecânico de boia trabalha bem tanto em baixas quanto em altas temperaturas. Por isso, os modelos com elemento bimetálico de Ar (EAR) possuem ótima capacidade de descarga de ar, respondendo imediatamente a variações de pressão ou vazão. Sendo assim, são as melhores escolhas para drenagens de equipamentos com controle automático de temperatura.

Tipos de purgador mecânico de boia

Purgador de boia com eliminador de ar

O primeiro é utilizado em grande parte de equipamentos que trabalham utilizando a força da gravidade a seu favor, como em tanques encamisados, por exemplo. Dessa forma, ele é instalado no fundo do tanque para coleta e eliminação do condensado formado pelo vapor após a troca térmica com o processo.

Assim, o purgador de boia com eliminador de ar, além de eliminar o condensado, auxilia, também, na remoção de ar do equipamento. Isso promove melhor troca térmica e qualidade do vapor dentro do equipamento, gerando economia e processos mais rápidos.

Purgador de boia com eliminador de vapor preso ou purgador de boia com SLR

O purgador de boia com eliminador de vapor preso é utilizado em processos onde há necessidade de um auxílio para remoção do vapor, como drenagem de eixos de máquinas de papel, por exemplo, onde um “pescador” é utilizado para fazer a sucção e eliminação do condensado. Dessa maneira, ele é o responsável pelo processo de sucção do vapor, auxiliando na remoção de maneira contínua e permitindo que a qualidade do vapor presente no equipamento seja boa e constante, com vapor seco e maior eficiência térmica e energética.

Outra característica que diferencia os purgadores é o tamanho de sua bitola. Podemos considerar, por exemplo, um purgador de boia de 1”. Ele pode trabalhar com diferentes sedes de acordo com a sua pressão de trabalho, podendo ser (mais usual) de 4,5 bar, 10 bar e de 14 bar, mas há também purgadores para maiores pressões.

Além do fato da pressão, existem os purgadores de baixa e média vazão para equipamentos e processos de menor porte e os purgadores de alta vazão para equipamentos de grande porte. O tipo de conexão pode variar entre rosca BSP e NPT e flange das normas ANSI e DIN, tanto para baixa quanto para alta pressão. Dessa forma, as variáveis mais importantes para termos em mente na hora de comprar são: bitola, tipo de conexão, pressão, vazão, aplicação.

Instalação de purgador de boia

Segue abaixo ilustração de instalação de purgadores de boia, considerando modelos de purgadores de alta e baixa vazão, respectivamente.

Em um mesmo equipamento existem diferentes aplicações e sistemas de drenagem. Por exemplo, vamos considerar um digestor de penas ou de vísceras, utilizado na fabricação de farinha de subprodutos, usada na fabricação de rações diversas. Em digestores, temos aplicação com pescador no eixo do equipamento e de baixa vazão. Assim, utiliza-se um purgador com eliminador de vapor preso e modelo de baixa vazão dimensionado de acordo com o tamanho do digestor. Além disso, nesse mesmo equipamento encontramos a camisa, que é drenada através de um purgador com eliminador de ar e construção para alta vazão.

Assim, fica claro que, em um mesmo equipamento ou em um mesmo sistema, deve-se levar em contas as variáveis de cada processo paradimensionamento correto do purgador de boia. Respeitando isso, conseguimos ter uma melhor eficiência com um menor consumo de energia, ganhando tempo e qualidade no produto final, além, é claro, de economizar recursos na produção do mesmo.

Como testar o purgador mecânico de boia?

Para que ele exerça de modo correto as atividades mencionadas, ele precisa estar em pleno funcionamento. Por isso, testar o equipamento é fundamental. E você sabe como realizar essa verificação?

Então, confira esse tutorial de como efetuar corretamente o teste de funcionamento em purgador mecânico de boia.

1: Identificar entrada e saída de fluido do purgador e a pressão de trabalho.

2: Para teste com ar comprimido, adapte um tubo flexível à entrada do purgador com pressão em torno de 50% da pressão de trabalho.

3: O eliminador de vapor preso funciona, normalmente em ¼ de volta aberto.

4: Para teste de funcionamento da válvula da boia, deve-se fechar o eliminador de vapor preso.

5: Com o eliminador de vapor preso para cima, a válvula boia deve estar fechada.

6: Com o eliminador de vapor preso para baixo, a válvula boia deve abrir.

7: Em seguida, reposicionar o purgador com o eliminador de vapor preso para cima. Dessa forma, a válvula boia deverá fechar novamente.

Manutenção preventiva e corretiva

Devido a tudo isso, é essencial que se realizem manutenções preventivas e, quando necessário, corretivas, regularmente.

1: Retirar os parafusos de fixação da tampa.

2: Abrir o purgador.

3: Limpar e verificar o estado das superfícies de vedação entre esfera e sede e o livre funcionamento da boia.

4: Após reparo, montar o purgador na ordem inversa de desmontagem.

5: Colocar os parafusos.

6: Apertar os parafusos alternadamente.

Caso você esteja tendo algum problema relacionado a purgadores mecânicos de boia, entre em contato conosco pelo número (54) 3028-8746 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.