Índia e as Lições Para o Brasil

A produção de aço é um importante indicador do desenvolvimento econômico de um país. É um parâmetro relacionado à construção civil e à produção da indústria de transformação produtora de máquinas, equipamentos, ferramentas, veículos e até armamentos.

Nesse sentido, cabe observar o desempenho da Índia. Até 2017, ela ocupava a posição de 3° país no ranking dos maiores produtores de aço no mundo. Segundo o World Steel Association, o total produzido de janeiro a novembro de 2018 coloca a Índia como segundo colocado no ranking. Com 97 milhões de toneladas de aço produzidas, ultrapassou o Japão que produziu 96 milhões de toneladas no mesmo período.

Os valores da produção de aço indiano representam cerca de 10% da produção do líder mundial, a China com quase 857 milhões de toneladas produzidas até novembro. Na comparação com o líder mundial, o total da produção indiana parece um valor inexpressivo. Entretanto, considerando os desempenhos da última década, Índia e China apresentam similaridade no crescimento, diferenciando-se de outros integrantes do G20, inclusive do Brasil. Ainda, com desempenho em crescimento, igualmente está a Turquia. Esse país é importante competidor das exportações de aço brasileiras. E com discreto crescimento, também a Coréia do Sul (FIGURA 1). No sentido contrário, os maiores produtores mundiais com produção estagnada ou em declínio são Rússia, Alemanha, Brasil, Japão e Estados Unidos (FIGURA 2).

Figura 1

Figura 2

A Índia é uma das economias mundiais com mais rápido crescimento. Esse expressivo desempenho a colocou na dianteira da China. Segundo Austin Rating, a Índia teve alta de 7,1% no PIB do terceiro trimestre de 2018 na comparação com o mesmo período de 2017. A China apresentou alta de 6,5% no mesmo período.

Comparando Brasil e Índia, enquanto na última década, diferente do Brasil o PIB da Índia cresceu de forma constante e acentuada (FIGURA 3), o Brasil se afastou da atividade econômica global, crescendo menos que os países emergentes e menos que o conjunto dos países mundiais (FIGURA 4).

Figura 3

Figura 4

Ainda que a Índia se encontre frente a muitos desafios econômicos e sociais, seu firme e constante crescimento é resultado de muita ênfase em planejamento com prioridades em infraestrutura, disciplina fiscal e consequente crescimento do setor privado. Esses esforços se iniciaram ainda em 1999, durante a liderança do ex-primeiro-ministro Atal Bihari Vajpayee e servem de exemplo para o Brasil, seus líderes e seus empreendedores.

 

CARMEN THOMAZI – carmen@davinciprojetos.com.br

Engenheira Química e diretora na Da Vinci Projetos. Membro do conselho de gestão da Vaportec Equipamentos Industriais e docente na Educação Executiva da Faculdade FIPECAFI. Possui experiência em gestão de processos e gestão de pessoas. Executa o planejamento, organização e direção em projetos de gestão sistêmica e educação corporativa.