digestores-de-penas-e-visceras

Digestores de penas e vísceras – Melhora de eficiência

O setor de subprodutos em frigoríficos é altamente rentável em virtude do baixo custo de matéria-prima e da alta demanda. Por isso, em tempos como estes, de alta nas exportações de alimentos, especialmente da carne, a oferta teve um alto crescimento.

Os subprodutos mais comuns provindos dos animais abatidos são as penas, sangue e vísceras, entretanto, não são os únicos. Nos setores, conhecidos como subproduto e/ou graxarias, o processamento se dá por meio de equipamentos próprios, como, por exemplo, os digestores frigoríficos. E quem trabalha no segmento de frigoríficos com certeza já ouviu falar muito neles.

Para ver mais conteúdos como esse, acesse nossos Cursos Certificados Vaportec.

O que é um digestor frigorífico?

O digestor é um equipamento muito parecido, fisicamente, com um boiler. Em sua maioria são horizontais e utilizados para o cozimento do subproduto animal. Assim, o objetivo é transformá-lo em matéria-prima para ração animal, como agente proteico do alimento.

Esses digestores de penas e vísceras trabalham com pressão operacional relativamente baixa, devido à temperatura do produto não necessitar de uma elevação com variável alta. Dessa maneira, normalmente, antes da graxaria (conjunto de digestores e equipamentos para trabalhar com subproduto animal como banha, por exemplo) instala-se uma estação redutora de pressão, diminuindo a pressão do vapor que entra nos equipamentos.

Normas para tratamento do subproduto

Cada vez mais exige-se um rigoroso controle de qualidade para o tratamento do subproduto. Dessa maneira, garanta-se uma qualidade melhor para matéria-prima e, consequentemente, para alimentação animal. Portanto, além do controle de minerais, proteínas, gorduras, também leva-se em conta o nível de PH do subproduto e a taxa microbiológica.

Então, abaixo separamos um breve trecho da Instrução Normativa 15, mais conhecida como IN 15 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de 29/10/2003.

Os resíduos de animais devem ser processados sob os seguintes requisitos:”

a) após o recebimento, os resíduos de animais devem ter o tamanho das partículas de modo a não exceder 5 cm.

b) o tratamento térmico, visando à esterilização, deverá obedecer as seguintes condições:

I – vapor saturado direto;

II – temperatura não inferior a 133 oC;

III – tempo mínimo de 20 minutos;

IV – pressão de 3 barg, na massa do produto em processamento.

c) a esterilização poderá ser efetuada antes ou depois da fase de cocção para todo o material produzido (farinha e gorduras).

d) os resíduos de animais poderão ser processados em digestores de batelada ou contínuos, com pressões de vapor na camisa, eixos e pás de equipamento entre 3 a 10 bar.

I – no caso de penas, a pressão de trabalho deve ser aplicada na massa dos resíduos de animais de modo a efetuar a hidrólise das proteínas.

II – nos processamentos de resíduos com a finalidade de extração de gorduras, a etapa de esterilização na massa poderá ser efetuada posteriormente à sua extração e sob pressão de 3 bar.

e) quando for utilizado vapor saturado diretamente sobre os resíduos de animais em processamento sob pressão, a água deve ser potável.

f) o tempo e a temperatura de cocção podem variar em função da natureza e das quantidades das matérias primas e serem processadas.

E o que isso significa no tratamento de subprodutos em frigoríficos?

Destacamos o subparágrafo “e”, onde sinaliza a qualidade da água utilizada, que deve ser potável. Isso porque apenas o vapor por si só não garante o nível sanitário adequado, mesmo estando na pressão e temperatura especificadas. Assim, além da água ser potável, outros problemas da injeção de vapor direto em alimentos devem ser destacados. De maneira simples: por mais que a água seja potável, normalmente conduz-se o vapor por meio de tubulações e válvulas de aço carbono que, naturalmente, apresentam oxidação. Dessa maneira, nesse vapor ocorrerá, sem dúvida, o arraste de carepas de solda e sujidades soltas no sistema.

Equipamentos para uso em digestores

A injeção de vapor em um digestor ocorre em dois pontos: na camisa e no eixo do equipamento. Então, confira abaixo mais detalhes desse processo.

Purgador para digestor

Purgadores para uso em digestores devem ser do modelo mecânico de boia. Assim, o purgador do eixo é um purgador de menor capacidade de drenagem, em contra partida, o purgador para dreno da camisa deve ser um de alta capacidade.

Qual a bitola de purgador adequado para cada tamanho de digestor?
  • – 3.000 litros – Purgador de 1” alta vazão camisa e purgador de ¾” baixa vazão no eixo.
  • – 5.000 litros – Purgador de 1.1/2” alta vazão camisa e purgador de 1” baixa vazão eixo.
  • – 7.000 litros – Purgador de 1.1/2” alta vazão camisa e purgador de 1” baixa vazão eixo.
  • – 10.000 litros – Purgador de 1.1/2” alta vazão camisa e purgador de 1.1/2” baixa/média vazão eixo.
  • – 14.500 litros – Purgador de 2” alta vazão camisa e purgador de 1.1/2” baixa/média vazão eixo.

Válvula de segurança para digestor

Explicamos sobre isso e muito mais em nossos Cursos Vaportec.

Todo digestor deve possuir uma válvula de segurança similar às utilizadas em caldeiras. Assim, por se tratar de um vaso de pressão, essa válvula deve ser fabricada, calibrada e certificada de acordo com os padrões da norma NR-13 para vasos de pressão e caldeira.

Erros comuns na instalação de vapor em digestores:

1 – Uso de purgador termodinâmico

Não pode-se usar o purgador termodinâmico neste tipo de equipamento, pois seu funcionamento é intermitente e não contínuo. Dessa maneira, reduzindo a qualidade do produto final e aumentando o tempo de processo, consequentemente, gastará uma maior quantidade de energia sem aumentar a produção.

2 – Válvula de segurança bronze

As válvulas de segurança em bronze são válvulas de alívio. Assim, não sendo normatizadas para o uso nesse tipo de equipamento e nem mesmo em linhas e processos diversos de vapor. Essa válvula não oferece segurança nenhuma ao processo e, se houver certificação, a empresa responsável certamente não trata o assunto segurança com a devida atenção.

3 – Controle inconstante de temperatura

O controle de temperatura por meio de válvulas manuais traz inconstância ao processo. Portanto, o ideal é controlar a temperatura antes, pelo controle de pressão, reduzindo a pressão ao nível que ela fique mais próxima a temperatura do processo. Além disso, após, é necessário utilizar uma válvula de controle modulante com posicionador eletro pneumático, operando continuamente na alimentação dos equipamentos.

Quanto vapor consome um digestor de vísceras e penas?

O consumo de vapor nesse tipo de equipamento varia bastante, de acordo com o fabricante e a construção do mesmo, por isso, segue abaixo o consumo médio:

  • – 3.000 litros – 600 quilos de vapor por hora
  • – 5.000 litros – 900 quilos de vapor por hora 
  • – 7.000 litros – 1.200 quilos de vapor por hora
  • – 10.000 litros – 1.800 quilos de vapor por hora
  • – 14.500 litros – 2.450 quilos de vapor por hora

Manutenção em digestores de vísceras

Antes de realizar a manutenção do equipamento, existem diversos pontos que deve-se avaliar dentro do processo e que, certamente, refletirão no aumento de produção e na melhor qualidade do produto final. Por isso, destacamos alguns:

  • – Correto dimensionamento e funcionamento das válvulas de alimentação de vapor, tanto a redutora de pressão quanto a proporcional ou on/off de alimentação.
  • – Correto dimensionamento e funcionamento dos purgadores de vapor do eixo e da camisa, utilizando, dessa maneira, purgadores mecânicos de boia e mantendo a manutenção preventiva dos mesmos de maneira constante.
  • – Qualificação do vapor de alimentação dos equipamentos por meio do uso de separadores de umidade ou bota de drenagem.

Em industrias frigoríficas o subproduto é, naturalmente, produzido em grandes quantidades e o valor agregado de um produto com alta qualidade pode ser por vezes maior do que o do produto principal. Sendo assim, a atenção com as graxarias, digestores, peletizadoras e equipamentos é crucial para um processo sem dores de cabeça e com alta rentabilidade.

Tudo sobre processos frigoríficos de aves

No vídeo da série “Tudo sobre” trouxemos mais um pouco de conteúdo sobre refrigeração industrial, mas agora com o foco em processos frigoríficos de aves. Aperta o play e aproveita!

Não deixe de se inscrever em nosso canal e ficar por dentro de nosso conteúdo sobre a rotina industrial.

Quer saber mais sobre conteúdos assim?

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
São profissionais experientes na área que montaram materiais de qualidade.
Clique aqui para se cadastrar nossa plataforma.

Aliás, você também pode continuar seus estudos lendo nosso e-book sobre Sistemas de Vapor.
Clique aqui para baixar, gratuitamente.

Estamos à disposição.
Um abraço

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog