Filtração e Clarificação de Vinhos

De acordo com dados da Organização Mundial da Vinha e do Vinho (OIV) de 2015, o Brasil ocupa a 15ª posição no ranking de maiores produtores de vinho do mundo, com uma produção anual de 2,8 milhões de hectolitros. O Rio Grande do Sul tem se destacado dentro do cenário vitivinícola como o maior produtor de uvas e vinhos do Brasil. Sua produção, no ano de 2015, foi de aproximadamente 256 milhões de litros de vinhos e espumantes, o que representa 90% da produção nacional ainda segundo a OIV em 2016.

Para ver mais conteúdos como esse, acesse nossos Cursos Certificados Vaportec.

O vinho branco após a fermentação alcoólica necessita ser clarificado, em função de sua aparência turva, caracterizada pela presença de materiais suspensos como coloides, leveduras, precipitados orgânicos e restos celulares. A clarificação, remoção desta turbidez, tem sido feita, tradicionalmente, por meio de filtros de terras diatomáceas e centrifugação. Porém, o uso de terras diatomáceas tem onerado consideravelmente este processo, em função do resíduo gerado por esta etapa, o qual necessita correta disposição após o seu uso.

Custo operacional:

No intuito de desenvolver alternativas para a otimização deste processo surgem os processos de separação por membranas (PSM) que possibilitam a redução de operações unitárias e tempo de processo dentro da vinícola. Por apresentar-se como uma tecnologia promissora pode promover a realização de quatro etapas: clarificação, centrifugação, filtração e estabilidade biológica, proteica e tartárica, em um único processo de filtração por membranas, apresentando como benefício à redução do custo de produção uma vez que a microfiltração diminui o uso de insumos e coadjuvantes de clarificação.

Vantagens da microfiltração:

As vantagens da microfiltração, sob determinadas condições ótimas, quando comparada com os processos convencionais de clarificação, as quais incluem a filtração à terra e à vácuo, residem no fato de possibilitar maior rendimento do produto final, uma vez que diminui as perdas de vinho pela diminuição de etapas de processos, reduz os custos operacionais e diminui os resíduos acumulados durante a clarificação Os PSM são processos econômicos, rápidos, otimizam a área de ocupação, são seletivos e permitem a utilização de outros processos em sequência.

Por que filtrar o vinho?

Explicamos sobre isso e muito mais em nossos Cursos Vaportec.

A uva apresenta como particularidade em sua composição o ácido tartárico, geralmente em uma quantidade de sobressaturação (1,5 a 3,0 g.L -1 ), porém, ainda em equilíbrio com o pH, teor alcoólico e a presença natural de certos inibidores. Sais desse ácido são suscetíveis a formar cristais com o potássio e o cálcio (este último em quantidades inferiores), principalmente quando submetidos a fatores externos que promovam um desequilíbrio como, por exemplo, o abaixamento de temperatura e a radiação ultravioleta, e fatores internos como a mudança de pH e a presença de coloides protetores, e desta forma promover a formação de cristais. As arestas e ângulos dos cristais possuem sítios ativos que atraem os íons aumentando o tamanho do cristal. A presença de coloides impede a germinação cristalina. A filtração provoca uma instabilidade no vinho, por retirar ou neutralizar as substâncias inibidoras da precipitação tartárica, e desta forma, aumentar a eficácia da estabilização.

Processo de separação por membranas (PSM)

Os processos de separação por membranas (PSM), como uma solução da Engenharia moderna, é um meio importante para implementar métodos inovadores de desenvolvimento de processo. Atualmente, a tecnologia de membranas é aplicada no processo produtivo em diversas indústrias, tais como a farmacêutica, de alimentos, de bebidas, biotecnológica, metalúrgica, automotiva, têxtil, farmacêutica, química e no tratamento de água para aplicações domésticas e ambientais. Geralmente são utilizados na indústria em substituição a processos como a destilação, liquefação, centrifugação e evaporação.

Donaldson Ultrafiltros

A Vaportec como distribuidora exclusiva e autorizada Donaldson dimensiona e projeta a bateria de filtros adequada ao processo do cliente. Com um time de engenheiros de vendas, trabalhamos na planta do cliente analisando as variáveis de seu processo e projetamos um sistema que apresente o melhor custo benefício, atendendo a sua necessidade com um investimento condizente com o necessário.

Equipe Vaportec

Quer saber mais sobre conteúdos assim?

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
São profissionais experientes na área que montaram materiais de qualidade.
Clique aqui para se cadastrar nossa plataforma.

Aliás, você também pode continuar seus estudos lendo nosso e-book sobre Vapor Culinário.
Clique aqui para baixar, gratuitamente.

Estamos à disposição.
Um abraço,

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog