deteccao-de-vazamento-de-amonia-nr-36

Vazamento de amônia: como detectar?

Na mesma proporção que a demanda por plantas de refrigeração industrial cresce, a procura por projetos seguros e eficientes também aumenta. Isso porque o atendimento aos requisitos de segurança deve ser o principal foco para utilização de NH3 como agente refrigerante, sobretudo, no que se refere ao vazamento de amônia.

Pelo fato da atuação crescente das indústrias inseridas no ramo de alimentos e bebidas, a fiscalização de órgãos como o Ministério do Trabalho e da Agricultura está cada dia mais presente. Esse controle tem por objetivo garantir a segurança do processo e das pessoas envolvidas direta e indiretamente nos processos.

Para ver mais conteúdos como esse, acesse nossos Cursos Certificados Vaportec.

Por que instalar um detector de vazamento de gás?

Além da exigência legal que se refere ao cumprimento da NR 36, os detectores auxiliam na proteção de pessoas, produtos, equipamentos e propriedades que podem ser expostos a produtos tóxicos e/ou inflamáveis através de eventuais vazamentos, causadores de efeitos danosos àquele ambiente.

Os frigoríficos, indústrias de alimentos, frutas, laticínios e bebidas quase em sua totalidade utilizam a amônia como gás refrigerante. E é por este motivo que é preciso ter especial cuidado no manuseio e manutenção desses equipamentos, pois a amônia é um gás extremamente nocivo para o ser humano, já que é altamente tóxico e inflamável, e, em determinadas concentrações, pode causar sufocamento e asfixia.

Onde podem ocorrer vazamentos de amônia?

Os vazamentos podem ocorrer devido à corrosão precoce de equipamentos – quando expostos a calor e umidade excessivos, rachaduras de vasos ou pontos de solda, danos provocados por impacto, falha em válvulas, aprisionamento de líquido nas tubulações, ou no compressor; dentre outras variáveis que compõe o sistema de refrigeração. Assim, é preciso realizar o monitoramento em conjunto com a manutenção preventiva através de um sistema de controle.

Como bloquear automaticamente um sistema de amônia em caso de vazamento?

Para responder de maneira breve e simples como realizar a automação de segurança em sistemas de amônia, fizemos uma lista no formato de passo a passo:

1 – Instalação de detectores de amônia.

2 – Comunicação com supervisório da fábrica ou CLP próprio do fabricante.

3 – Instalação de válvulas tipo solenoide junto ao sistema de bombeamento líquido de amônia.

4 – Instalação de válvulas de segurança independentes da pressão diferencial, conectadas ao reservatório de líquido.

Dessa forma, seguindo esses passos, quando, e se houver, qualquer vazamento os detectores de amônia enviarão um sinal para o CLP ou supervisório. Por sua vez, ele acionará o fechamento das válvulas solenoide, bloqueando a rede principal de alimentação. Assim, esse bloqueio aumentará naturalmente a pressão do sistema, que será descarregada de volta ao tanque reservatório por meio da válvula de segurança calibrada na pressão adequada para este fim.

Com esse sistema simples é possível evitar grandes problemas. Além disso você ainda tem todo controle na palma da sua mão por meio da conectividade disponível no mercado hoje.

Linha de detecção de vazamento de amônia Danfoss

Explicamos sobre isso e muito mais em nossos Cursos Vaportec.

A detecção de gás Plug&Play tem como base uma plataforma digital que oferece múltiplas opções de comunicação e integração. Dessa forma, ela garante maior confiabilidade operacional, fácil calibração, eficiência de manutenção, eficácia de custos e conformidade regulamentar. Isso tudo torna o processo mais fácil, flexível e intuitivo.

Características linha Plug&Play de detecção de vazamento de amônia

A linha da Danfoss abrange desde modelos básicos até reforçados, complementada por uma carteira completa de acessórios. As unidades de detecção de gás detectam uma ampla faixa de gases refrigerantes, incluindo Amônia (R717). Por isso, elas vêm com várias tecnologias de sensor para atender às exigências específicas de segurança, aplicação e refrigerantes do sistema de refrigeração, incluindo eletroquímico (EC), semicondutor (SC), Pellistor (P) e sensores infravermelhos.

Para fornecer uma solução plug & play robusta, todas as unidades de detecção de gás vêm pré-configuradas de fábrica, dessa forma, elas correspondem ao fluido refrigerante e aos requisitos típicos de configuração dos níveis de alarme. Além disso, os equipamentos possuem outros diferenciais importantes:

  • – rotina de calibração integrada – a calibragem com gás não envolve mais o uso de pontenciômetros e multímeros;
  • – sensores de fácil substituição e pré-calibrados para a substituição Plug&Play;
  • – alertas de informação e de serviço que otimizam a previsão e o planejamento de manutenção.

Unidade Basic

O 48H6014 Detector de Amônia GDA EC 0-1000PPM Danfoss é integrante da unidade Basic. Dessa forma, ele monitora e alerta sobre concentrações de gases perigosos. Ele deve ser conectado a um sistema central, como o controlador de detecção de gás da Danfoss, ou um PLC, ou por comunicações Analógicas ou Modbus aberta RS485. O sistema central converte o sinal de alarme da unidade de detecção de gás para a ativação dos dispositivos de alarme.

As unidades Basic têm uma configuração padrão de fábrica com dois pontos de ajuste de alarme prontos para uso. Assim, o software integrado permite ao usuário configurar dois intervalos de alarme individuais. O Alarme 1 é um pré-alarme que indica que o nível de gás ultrapassou um limite predefinido. Portanto, se o nível de gás ultrapassar o limite 2 predefinido, será acionado o alarme final.

Todos os modelos Basic vêm com detector de amônia e HFCs selecionados. Dessa maneira, dependendo da aplicação, eles estão disponíveis com um sensor eletroquímico ou semicondutor.

Quer saber mais sobre detecção de amônia? Então, confira nosso vídeo. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Dicas para evitar vazamento de amônia

Abaixo relacionamos algumas dicas para que sejam vazamentos de amônia ocorram com menos frequência:

  • – Vistoria e inspeção anual de tubulações e vasos de pressão, seguindo a NR-13.
  • – Inspeção visual constante em tubulações e válvulas.
  • – Atenção à pressão de condensação elevada do sistema.
  • – Atenção à presença de ar e óleo no sistema de refrigeração.

Por meio destas dicas simples e facilmente adaptáveis às rotinas de inspeção e manutenção, é possível proteger a empresa de possíveis acidentes e eventuais perdas humanas e patrimoniais.

A amônia por si só não representa perigo quando tratada com o devido cuidado. É necessário pensar no processo com atenção e seguindo uma rotina de verificação e inspeção de equipamentos, tubulação e controles. Dessa forma, existem sistemas de refrigeração industrial que utilizam amônia rodando a mais de 40 anos sem substituição dos componentes base. Dessa maneira, para que a operação transcorra sem problemas é necessário uma execução eficiente do projeto e suas dimensões.

Quer saber mais sobre conteúdos assim?

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
São profissionais experientes na área que montaram materiais de qualidade.
Clique aqui para se cadastrar nossa plataforma.

Aliás, você também pode continuar seus estudos lendo nosso e-book sobre segurança em sistemas de amônia.
Clique aqui para baixar, gratuitamente.

Estamos à disposição.
Um abraço

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog