Detecção de vazamento de AMÔNIA (NR 36)

 

A NR36, foi publicada no dia 19 de abril de 2013 no Diário Oficial da União através da Portaria nº 555, a norma regulamenta a Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados.

 

Por que instalar um detector de vazamento de gás?

Além da exigência legal que se refere ao cumprimento da NR 36; os detectores auxiliam na proteção de pessoas, produtos, equipamentos e propriedades que podem ser expostos a produtos tóxicos e/ou inflamáveis através de eventuais vazamentos, causadores de efeitos danosos àquele ambiente.

Os frigoríficos, indústrias de alimentos, frutas, laticínios e bebidas quase em sua totalidade utilizam a amônia como gás refrigerante. E é por este motivo que é preciso ter especial cuidado no manuseio e manutenção desses equipamentos, pois a amônia é um gás extremamente nocivo para o ser humano, já que é altamente tóxico e inflamável, e, em determinadas concentrações, pode causar sufocamento e asfixia.

Onde podem ocorrer vazamentos de amônia?

Os vazamentos podem ocorrer devido à corrosão precoce de equipamentos – quando expostos a calor e umidade excessivos, rachaduras de vasos ou pontos de solda, danos provocados por impacto, falha em válvulas, aprisionamento de líquido nas tubulações, ou no compressor; dentre outras variáveis que compõe o sistema de refrigeração. Assim, é preciso realizar o monitoramento em conjunto com a manutenção preventiva através de um sistema de controle.

Como garantir um sistema confiável de controle?

É necessário que a detecção seja precisa, confiável e intermitente. A confiabilidade dos equipamentos é essencial na manutenção , e, por isso, indica-se o uso dos detectores Plug&Play Danfoss , devido à facilidade de instalação e monitoramento. Além disso, existem alertas que auxiliam na manutenção e calibração do produto, garantindo o bom funcionamento a longo prazo.

Tendo em vista as diversas variáveis que podem causar um vazamento de gás nos processos industriais, ressaltamos a necessidade de um projeto de monitoramento e prevenção através do uso de detectores de gases. Dessa forma, é possível atender à legislação vigente e garantir a integridade dos funcionários e do patrimônio.