ar-em-sistemas-de-refrigeracao-industrial-com-amonia

Ar em sistemas de refrigeração industrial com amônia

Você sabia que o ar pode ser um grande “ladrão energético” em sistemas de refrigeração industrial? Por isso, neste texto iremos falar sobre a formação de ar em sistemas de refrigeração e, também, soluções de como removê-lo. Além disso, teremos foco na prevenção, já que o ar que não é formado, não necessita ser eliminado. Não existindo ar no sistema, ou em quantidade baixa, o fator de controle resulta em menor investimento em equipamentos.

Para ver mais conteúdos como esse, acesse nossos Cursos Certificados Vaportec.

A formação de ar em sistemas de refrigeração industrial com amônia é ocasionada por alguns fatores como:

  • – falta de realização adequada de vácuo na partida de um novo sistema;
  • – entrada através de vazamentos;
  • – penetração através de componentes do sistema,
  • – vazamentos em conexões soldadas em linhas de baixa pressão (inferior à atmosférica);
  • – quando ocorre adição de óleo.

Como localizar ar no sistema de refrigeração industrial?

Os gases não condensáveis, como o ar, ficam no lado de pressão alta do sistema de refrigeração industrial. Sobretudo, nos pontos com menor temperatura e com menor agitação ocasionada pelo condensador.

Uma forma simples e barata de verificar a presença de ar no sistema de refrigeração é por meio da comparação da pressão de condensação efetiva lida no manômetro do tanque de líquido e a pressão saturada, correspondente à temperatura medida na saída do condensador.

Veja o exemplo a seguir: se a temperatura de saída do condensador for 30°C, a temperatura saturada correspondente é de 10,7 barg. Se a leitura do manômetro for de 11,7 barg, então, este 1 bar é relativo à presença de ar e gases não condensáveis.

Quais são os problemas gerados por ar no sistema de refrigeração industrial?
  • Menor eficiência energética: redução da capacidade devido ao aumento de pressão interna no condensador. O ar forma um filme isolante, atrapalhando a troca térmica. Dessa forma, é necessário mais trabalho para o mesmo resultado, gerando maior gasto energético.
  • Aumento de manutenção no compressor e sistema: devido à baixa eficiência térmica e aumento de pressão, é inevitável o aumento de manutenção do compressor e sistemas lubrificados. A redução de capacidade com a presença de ar no sistema gira em torno de 9 a 10% segundo dados da ASHRAE.

Como remover ar do sistema de refrigeração industrial?

Explicamos sobre isso e muito mais em nossos Cursos Vaportec.

A remoção de ar ocorre através de purgas contínuas e seguindo um cronograma de manutenção. Porém, em caso de purga manual, ocorre grande desperdício de fluido refrigerante para a atmosfera.

A maneira correta de remover o ar é refrigerando por meio de um coletor com serpentina, onde a amônia irá retornar ao estado líquido voltando para o sistema. Por sua vez, o ar será removido para a atmosfera, gerando menor desperdício de fluido refrigerante e mantendo o processo estável, seguro e eficiente. Segue modelo abaixo:

Quer saber mais sobre conteúdos assim?

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
São profissionais experientes na área que montaram materiais de qualidade.
Clique aqui para se cadastrar nossa plataforma.

Aliás, você também pode continuar seus estudos lendo nosso e-book sobre Refrigeração Industrial: Amônia e do CO2.
Clique aqui para baixar, gratuitamente.

Estamos à disposição.
Um abraço,

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog