manutencao-em-sistemas-de-refrigeracao

Como diminuir a manutenção em sistemas de refrigeração?

A manutenção em sistemas de refrigeração está evoluindo em grande escala com o passar dos anos, tanto no sentido de segurança quanto no sentido de eficiência e durabilidade dos componentes. Por isso, quanto menos manutenções o sistema necessitar para funcionar, maior é a sua produtividade e menor é o custo do processo.

A manutenção em sistemas de refrigeração possui algumas particularidades em relação a outros tipos de manutenção, principalmente, na necessidade de refrigeração dos produtos ali contidos. Portanto, a manutenção precisa ser rápida e precisa.

A imprevisibilidade da manutenção em sistemas de refrigeração se da, sobretudo, pelo excesso de componentes. Simplicidade, nesse caso, não significa falta de tecnologia ou de controle, mas, sim, a diminuição de componentes por meio de um projeto inteligente e bem pensado.

Como funciona um sistema de refrigeração com amônia?

Vamos pensar em um quadro de válvulas para controle de uma câmara frigorifica, por exemplo. Assim, teremos, pelo menos, três linhas nesse quadro:

  • – injeção de liquido de amônia;
  • – sucção de gás de amônia;
  • – linha de gás quente para degelo.

Na imagem abaixo podemos observar:

cid:image010.png@01D668FF.DB0C64A0

No caso acima, o controle de injeção de líquido está sendo feito (na linha verde claro) por uma válvula ICS Danfoss com um piloto EVM Danfoss em função de solenoide, controlando a pressão durante o processo de degelo. Além disso, podemos observar que há ainda válvulas de bloqueio, filtro e válvula reguladora para expansão. A alimentação de gás quente está sendo feita por uma válvula ICSH. Acima, na linha de sucção (azul), o retorno de gás succionado é feito por meio de uma válvula proporcional para amônia ICM Danfoss.

Risco de vazamento em sistema de refrigeração por amônia

O exemplo acima é um ótimo sistema de refrigeração, já que possui alta eficiência energética e componentes com um baixo índice de manutenção. Entretanto, a quantidade de componentes de diferentes bitolas e tamanhos dificulta a padronização e aquisição de reparos, além, claro, da quantidade de soldas (quase 50 para um único quadro). Se aplicarmos isso em uma planta de armazenamento de frutas, por exemplo, com 20 quadros de válvulas, estamos falando de 1.000 soldas. Dessa maneira, há 1.000 possíveis pontos de vazamento, sem considerar as soldas e curvas das tubulações principais.

Mas a pergunta é: como fazer diferente? Como melhorar algo que “sempre foi feito assim e sempre funcionou”?

A resposta para esta pergunta pode ser vista por meio da família ICV Danfoss. Ela trouxe para o mercado de refrigeração industrial o que tem de melhor e mais moderno em facilidade de manutenção. Isso ocorre devido à intercambialidade entre as válvulas ICS, ICM e ICLX, e da diminuição de componentes através dos blocos de válvulas ICF Danfoss.

cid:image013.jpg@01D66903.7219A530

Dessa maneira, por meio do uso da plataforma, você pode ter a segurança e confiança que sua operação não irá parar, fluindo de forma mais segura e constante.

———————————————– LEIA MAIS ————————————————–

——————————————————————————————————————–

Agregando todas as funções do sistema de refrigeração, o bloco de válvulas ICF da Danfoss tem dois grandes diferenciais:

  • – 1 – Diminuição do tempo de instalação e números de solda
  • – 2 – Facilidade e diminuição de custos de operação e manutenção

A partir do conceito de simplicidade, a Danfoss entrega o máximo da tecnologia de controle por meio desse equipamento. Abaixo você pode ver suas principais características:

  • – funções da válvula ICF Danfoss: bloqueio SVA, filtro FA, solenoide EVRA, operador manual, válvula SNV lateral para serviço/manômetro, válvula proporcional ICM;
  • aplicações: injeção de liquido, sucção, controle de nível e outras;
  • – acessórios: atuador ICAD para operação da válvula ICM e bobina tipo BE para operação do piloto solenoide.

E caso seu projeto exija uma grande capacidade térmica, além de possuir uma bitola maior? A Danfoss pensou nisso também e lançou a linha pesada da válvula ICF. Ela se adequa a grandes projetos e aplicações do mercado de refrigeração:

ICF Flexline™ 50-4 and 65-3 valves | Efficient and versatile | Danfoss

Facilidade na manutenção modular por meio do bloco de válvulas ICF Danfoss

Os módulos para válvulas ICF Danfoss são vendidos separadamente, além de serem intercambiáveis entre válvulas do mesmo modelo, mesmo que com bitolas diferentes. Por exemplo, os módulos ICF solenoide para ICF 25 são iguais tanto para a ICF 25 de 1” quanto para ICF 25 de 1.1/4” e assim sucessivamente. Assim, você mudando apenas a bitola de conexão soldável, mas mantendo o padrão de fabricação.

Os módulos intercambiáveis para válvulas ICF entregam grande facilidade na hora da manutenção das válvulas. E, mesmo se houver a necessidade de mudança de projeto, caso você esteja fazendo a injeção de líquido com solenoide ON-OFF e quiser alterar para um sistema proporcional é possível. Para aumentar a eficiência do equipamento você apenas precisa trocar o módulo de controle da válvula, sem a necessidade de trocar todo equipamento.

Para encerrar, deixamos abaixo um breve vídeo mostrando de maneira prática e visual a diferença básica entre um sistema modular e um sistema convencional.

A Vaportec, no mercado há 25 anos, é distribuidora autorizada Danfoss, e conta com a linha completa da marca. Para saber mais, entre em contato conosco pelo número (54) 3028-8746 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.