tecnico-em-refrigeracao-industrial

Técnico em refrigeração industrial

O técnico em refrigeração é o profissional responsável pela manutenção de válvulas, controles do sistema de refrigeração de uma determinada planta industrial. Assim, esse profissional faz parte do setor de manutenção, porém, tem foco nos sistemas de refrigeração.

O que faz parte do sistema de refrigeração industrial?

Sala de máquinas – estrutura de compressores de refrigeração industrial e reservatórios para acúmulo e compressão do gás refrigerante em questão.

Sistema de condensadores – estrutura de condensação do gás refrigerante após a compressão, dessa forma, visando sua mudança de fase para líquido.

Sistema de evaporadores – estrutura de transferência térmica entre o gás refrigerante e o ambiente ou produto em questão.

Manutenção preventiva em sistemas de refrigeração industrial

A manutenção preventiva realiza por um técnico em refrigeração industrial em sistemas é fundamental, sobretudo, em complexos de refrigeração que utilizam amônia como fluido principal. Pela conhecida periculosidade desse gás o nível de atenção junto a ele dentro da indústria é maior, tal como os investimentos referente à manutenção para garantir a segurança dos equipamentos e, principalmente, das pessoas envolvidas nesse processo.

Segurança em sistemas de refrigeração industrial

Diversos componentes são responsáveis pela segurança. Abaixo destacamos alguns:

Pressostato para refrigeração – o pressostato irá controlar a pressão de trabalho do compressor e do sistema de maneira geral.

Válvula de segurança para refrigeração – a válvula de segurança faz a segurança mecânica do sistema de refrigeração industrial, agindo, assim, em caso de falha elétrica ou operacional.

Detectores de amônia – os detectores de vazamento para amônia são amplamente difundidos e têm sua instalação obrigatória dentro de plantas industriais que utilizam esse gás. Além disso, são configurados com um completo plano de evacuação para possíveis vazamentos.

Quer saber mais sobre refrigeração? Entra em nosso canal no Youtube e confira nossos vídeos sobre esse e outros assuntos relacionados a manutenção e engenharia industrial.