valvula-de-seguranca-dupla

Válvula de segurança dupla para amônia

O crescimento do consumo de alimentos refrigerados e congelados refletiu na demanda de soluções sustentáveis e eficientes energeticamente. Dessa forma, ter um sistema de refrigeração de amônia que leve em conta a eficiência energética é essencial para os resultados de sua empresa. E o uso de uma válvula de segurança dupla para amônia pode ser esse diferencial.

Você sabe o que é uma válvula de segurança dupla para amônia? Primeiramente, três componentes a constituem: uma válvula de bloqueio individual de 3 vias e duas válvulas de segurança para amônia. Utiliza-se esse conjunto, o manifold para amônia, como componente de segurança mecânico (sem acionamento elétrico) para sistemas de refrigeração industrial, tanto para reservatórios e separadores quanto para equipamentos e processos.

Como instalar válvula de segurança de amônia?

A instalação de uma válvula de segurança de amônia é simples. Assim, nesse modelo convencional, instala-se ela na parte superior do equipamento, através da conexão da válvula 3 vias e conexão das duas válvulas de segurança.

Calibração de válvulas de segurança de amônia: quando fazer?

A calibração de válvula de segurança dupla de amônia deve ser feita anualmente, conforme a NR-13 para vasos de pressão e caldeiras. Portanto, uma empresa com engenheiro qualificado deve fazer o ensaio, ajuste, calibração e certificação de todas válvulas presentes no sistema de refrigeração industrial.

E como fazer?

A manutenção de uma válvula de segurança para amônia, da mesma forma que a calibração, deve ser feita seguindo padrões de qualidade diferenciados, devido à periculosidade ligada à aplicação dessas válvulas. Assim, uma empresa de engenharia deve realizar a manutenção (troca de reparos, lapidação, usinagem…) e a calibração seguindo métodos e padrões da NR-13.

Válvula de segurança dupla para amônia Danfoss

As DSV são válvulas de 3 vias projetadas, especificamente, para uso com sistemas de válvulas de segurança dupla, mas também adequadas para outros propósitos. Elas possuem roscas para conexão de niples ou flanges para facilitar a inspeção ou substituição.

Projeta-se cuidadosamente as DSV para estabelecer condições de fluxo favoráveis. O cone da válvula é projetado para garantir um perfeito fechamento, já que mesmo com um aperto suave ela fechará efetivamente.

Todas as válvulas possuem um capacete ventilado. Além disso, têm o corpo e o castelo feitos de aço para uso em baixas temperaturas.

Quer saber mais sobre válvulas de segurança para amônia? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas. Podemos lhe ajudar a entender o seu sistema e se ele está dentro dos padrões normativos de segurança vigentes.