Eficiência Energética – Amônia em Sistemas de Refrigeração

As demandas de refrigeração industrial crescem continuamente impulsionadas pelo crescente consumo mundial de alimentos refrigerados e congelados. No caminho desse crescimento estão as demandas por eficiência energética, segurança e sustentabilidade.

No caso da amônia, vários são os critérios que indicam sua seleção como fluido refrigerante. Considerando eficiência energética, tem-se o fato de que o uso desse fluido refrigerante elimina uma desvantagem prática na operação dos ciclos de compressão de vapor multipressão. O uso de um sistema com separador-resfriador de líquido que sub-resfria o refrigerante antes de sua chegada à válvula de expansão ajuda a impedir a evaporação do refrigerante, melhorando a eficiência.

O desempenho dos ciclos reais de compressão a vapor deve ser considerado na escolha do fluido refrigerante uma vez que tem relação direta com o consumo de energia.

A seleção de amônia como fluido refrigerante confere excelentes características operacionais. É o fluido com melhor coeficiente de transferência de calor e mais alto coeficiente de performance – COP. Bem como já foi identificado que a energia para a operação do sistema está dentro da faixa que torna viável a aplicação de amônia com utilização de fontes alternativas de energia.

CARMEN THOMAZI – carmen@davinciprojetos.com.br

Engenheira Química e diretora na Da Vinci Projetos. Membro do conselho de gestão de várias empresas e docente na Educação Executiva da Faculdade FIPECAFI. Possui experiência em gestão de processos e gestão de pessoas. Executa o planejamento, organização e direção em projetos de gestão sistêmica e educação corporativa.