reducao-de-custo-na-producao-de-vapor

Redução de custos na produção de vapor

A condução, controle, segurança e produção de vapor é uma questão amplamente discutida por técnicos, engenheiros e consultores dentro da área de utilidades. Dentro desses pontos — que partem da caldeira geradora, passando pelos pontos de consumo final de rede e retorno de condensado — é importante ter em mente que cada parada para manutenção irá gerar custos e transtornos que muitas vezes podem ser evitados. Principalmente, quando a manutenção preventiva e o tratamento do vapor forem levados a sério e feitos com periodicidade.

Economia em caldeiras

Começando pela produção de vapor. O tratamento de água é indispensável para que a tubulação interna da caldeira permaneça preservada, mesmo com alta demanda de trabalho. Além do tratamento da água de alimentação da caldeira, a periodicidade e intervalo da descarga de fundo também é muito importante. A partir disso, na parte inferior da caldeira, sedimentos sólidos e uma espécie de lodo se forma. Essa substancia lodosa, se não eliminada, pode gerar, além de incrustação e problemas com válvulas e equipamentos, a redução da eficiência térmica da caldeira. Dessa forma ocorre maior consumo de combustível para uma menor geração de vapor.

As inspeções feitas pelos engenheiros responsáveis pela caldeira devem ser feitas por profissionais que realmente façam as análises da água, dos metais, da parede da caldeira, das troca de vedações, das calibrações, além de teste de válvulas de segurança, manômetros, pressostatos e do sistema injetor de água da caldeira. Esses procedimentos devem ser feitos pois, se houver qualquer tipo de problema em equipamentos elétricos, como a bomba de alimentação, por exemplo, os equipamentos mecânicos, como o injetor de água para caldeira, devem estar funcionando perfeitamente. Dessa forma, eles atendem a demanda e evitam que graves acidentes ocorram nesse vaso de pressão.

Isolamento térmico para vapor e retorno de condensado

Além do isolamento das caldeiras e tanque de retorno de condensado, é muito importante a tubulação estar isolada termicamente. O uso de calha de lã de vidro e de calha de lã de rocha é comum para essa aplicação, tanto para isolamento de tubulações de vapor quanto para isolamento de tubulações de retorno de condensado. Ambas são isolantes com ótimo custo x benefício e de fácil instalação. O acabamento pode ser feito com chapa de alumínio ou inox, calandrada e frisada. Também há a opção do acabamento ser feito de maneira mais barata utilizando alumínio corrugado fechado com cintas de alumínio e selos.

Isolamento térmico da tubulação de água da caldeira

A tubulação de água poucas vezes é lembrada, porém seu isolamento é importante. Quando se mantém a temperatura da água, mesmo fria, constante é gerada uma grande economia de energia. O isolante utilizado para redes de água é a espuma elastomérica, onde a mesma pode ser fornecida com ou sem acabamento. Sua instalação é muito: as barras são fornecidas com 2 metros de comprimento, sendo que basta bi-partir o tubo e colar na tubulação com cola adequada para este fim.

Coletor distribuidor de vapor

O uso do coletor distribuidor de vapor é de extrema importância quado se fala de manutenção e economia. Sua utilização possibilita a divisão das linhas de alimentação de vapor, ou seja, permite que elas possam ser bloqueadas individualmente, facilitando a manutenção corretiva em caso de necessidade sem parada total da planta.

O vapor quando está no coletor se expande e tem um pré separação do condensado. Sendo assim, um vapor de melhor qualidade é direcionado para a linha e, consequentemente, para os equipamentos.

Há dois produtos importantes para melhorar o desempenho do coletor distribuidor de vapor: o purgador para remoção do condensado e o eliminador de ar. Isso porque, o ar em redes de vapor é um ladrão de energia e dificulta muito a transferência de calor. Outro fator fundamental é o isolamento térmico do equipamento para manutenção da temperatura neste pulmão de vapor. É válido ressaltar o uso de válvulas tipo aeroglobo, com vedação em fole metálico. Elas substituem muito bem as válvulas globo com vedação em gaxeta, pois, as gaxetas da mesma apresentam vazamento e desperdiçam uma grande quantidade de vapor e dinheiro, menos tempo de uso.

Separador de umidade e botas coletoras antes de estações redutoras de pressão e estações controladoras de temperatura de vapor

Os separadores de umidade são equipamentos destinados para a expansão do vapor e separação/eliminação do condensado, através de purgador na parte inferior de seu corpo. Esses equipamentos são instalados antes das válvulas redutoras de pressão de vapor, por exemplo, para evitar golpes de aríete. Eles fazem um pré tratamento do vapor, protegendo as válvulas e apetrechos, aumentando a vida útil e diminuindo, consideravelmente, as paradas de manutenção.

Botas coletoras de condensado têm basicamente a mesma função do separador. Elas são, basicamente, tubos de bitola maior colocados antes da entrada do equipamento em baixadas de rede, onde a estação redutora de pressão ou quadro de válvulas fica um pouco acima do final da tubulação. Dessa maneira, o condensado acumulado é drenado manualmente através do uso de válvula de bloqueio tipo esfera e/ou de purgador termodinâmico.

Manutenção em válvulas redutoras de pressão

A manutenção preventiva em válvulas redutoras de pressão determina grande parte dos volumes gerados em manutenção de trocadores de calor desmontáveis, trocadores de calor a placas, autoclaves e outros equipamentos operados com vapor. Quando a pressão excede o máximo admitido pelo equipamento, devido a vazamento da válvula redutora de pressão, esses equipamentos acabam tendo problemas estruturais e de funcionamento. A manutenção preventiva pode ser feita através da desmontagem, limpeza interna, troca de vedações e lapidação ou troca do piloto. Adotando esta manutenção simples com um certa periodicidade, diversos problemas serão evitados.

Para saber mais entre em contato por meio de nosso telefone (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977-1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.