valvulas-manuais-para-amonia-danfoss

Válvulas manuais para amônia Danfoss

Ter um sistema de refrigeração de amônia que leve em conta a eficiência energética e, sobretudo, a segurança é um diferencial para os resultados de sua empresa. Portanto, o controle manual de amônia é bastante comum em processos frigoríficos, tanto para simples bloqueio de linha quanto para processos mais complexos de expansão. Além disso, a drenagem de tanques acumuladores de líquidos de amônia também é feita de maneira manual, tal como o bloqueio de quadros de válvulas de segurança para calibração e/ou troca. Sendo assim, esses processos só passam a ser viáveis com a utilização de válvulas manuais para amônia.

Entre as mais utilizadas estão as de bloqueio, conhecidas, também como válvulas globo ou registro, e as de expansão, que substituem o orifício de expansão para amônia. Além disso, entre as válvulas manuais para amônia, também há acessórios sem necessidade de comando manual, como os filtros e as válvulas de retenção. Como acessório manual de menor porte existem as válvulas tipo agulha para manovacuômetro.

Válvulas manuais de bloqueio para amônia

Em processos de sucção de amônia, utilizam-se as válvula de bloqueio para amônia tanto para bloquear a entrada e saída do fluido quanto para fazer um by-pass manual em paralelo. Nesse último caso, a válvula de controle de amônia principal pode passar por uma manutenção sem a necessidade de parada de processo. Também usam-se as válvulas globo na função descrita acima como registros para amônia em quadro de válvulas de alimentação de líquido com válvulas solenoide.

Tanto em um caso quanto no outro, o sistema de vedação e construção da válvula é extremamente relevante no que diz respeito à segurança operacional e dos colaboradores. Portanto, a robustez é uma característica presente nesse tipo de válvula. Além disso, elas fornecem diferenciais de fluxo favoráveis, e são fáceis de desmontar e reparar quando necessário.

Válvulas manuais de bloqueio para amônia SVA Danfoss

O modelo SVA da Danfoss fornece o melhor custo beneficio do mercado. Existem duas variações desse modelo: SVA-S, com castelo padrão, e a SVA-L, com castelo estendido.

A SVA-S 15-200 (1/2” a 8”) não possui tanto espaço entre o corpo e o volante, porém, pode ser isolada adotando métodos diferentes de serviço. Possui entrada na parte inferior e saída na parte lateral. Dessa maneira, cavaletes e quadros de válvulas para amônia utilizam muito esse modelo.

Já SVA-L 15-200 (1/2” a 8”) possui entrada e saída em linha reta. Dessa maneira, tem o espaço ideal para que seja feito isolamento, deixando esse vão entre o corpo da válvula e o volante.

Além da amônia, ambas são aplicáveis a fluidos HCFC, HFC, HC e R744 (CO2). Portanto, podem ser usadas em aplicações químicas e petroquímicas. Sua variação de pressão tem projeção máxima de 52 bar e variação de temperatura entre -60 °C e 150 °C.

As válvulas manuais de bloqueio para amônia SVA Danfoss possuem grandes diferenciais em relação às outras válvulas manuais presentes no mercado. Primeiramente, seus corpos não são soldados, assim, seus monoblocos garantem maior segurança pessoal e operacional do processo. Um outro grande diferencial é a solda SOC de encaixe, que permite economia de 47% no tempo de instalação, conforme vídeo demonstrativo. E por último, mas não menos importante, seu exclusivo sistema de vedação e abertura permite uma operação mais fácil, não necessitando de alavancas para abertura e fechamento.

Para seu correto funcionamento é importante que sua instalação seja realizada de forma adequada. Então, confira esse tutorial com o passo-a-passo da instalação.

Válvula de bloqueio para quadros de válvula solenoide de amônia

Em sistemas de alimentação de líquido de amônia é comum termos quadros de válvulas com a presença de uma válvula solenoide EVRA ou EVRAT Danfoss, com 3 válvulas de bloqueio SVA e um filtro Danfoss FA ou FIA. Dessa forma, as duas válvulas manuais instaladas antes e depois da válvula solenoide são utilizadas na função de bloqueio de operação da solenoide para diversas funções. A válvula globo para amônia instalada em paralelo serve como by-pass, ou seja, quando a solenoide estiver fora de funcionamento por qualquer motivo, a válvula manual do by-pass para amônia poderá manter a operação do equipamento frigorifico de maneira manual. Isso acontece por meio do controle do manômetro para amônia instalado por padrão nos quadros de válvulas.

Sistema de alívio de pressão de recalque de amônia

O sistema instalado nos coletores de sucção para alívio de pressão de recalque é composto por válvula modelo OFV Danfoss e duas válvulas modelo SVA de bloqueio para serviço. Portanto, indica-se esse sistema para o melhor controle da pressão. O sistema pode ser feito com válvulas de bloqueio retas SVA-L ou SVA-S e também com válvulas de bloqueio angulares SVA-L ou SVA-S.

Válvulas manuais de expansão

As válvulas manuais para amônia reguladoras de expansão Danfoss fazem a mesma função de um orifício de expansão, de forma mais completa, segura e eficaz. Assim, ela proporciona o controle completo de regulagem.

Válvulas manuais de expansão para amônia REG Danfoss

A válvula REG possui a mesma tecnologia e segurança de construção, instalação e comissionamento das válvulas de bloqueio SVA Danfoss, se tornando uma ótima alternativa para processos de expansão manual.

Linhas de gás utilizam a válvula REG-B e linhas de sucção de gás utilizam a REG-A. A diferença entre ambas é o formato de construção do cone.

Em sistemas onde há interligação de reservatórios ou de alimentação onde não pode ocorrer contra fluxo de amônia, por exemplo, é necessária a instalação desse modelo.

Válvulas manuais de retenção

A Danfoss possui diversos modelos de válvulas manuais de retenção para amônia. Inclusive, grande parte delas possui mais de uma função.

Válvulas manuais de retenção para amônia NRVS Danfoss

A válvula de retenção NRVS Danfoss está disponível em 15mm e 25mm. Pode ser instalada diretamente com válvulas solenoide EVRA e válvulas de controle ICS. Sua instalação é entre flanges e sua construção tipo disco total inox. Também pode montá-la de forma avulsa, diretamente na tubulação ou sistema.

Válvulas manuais de retenção para amônia NRVA Danfoss

A válvula de retenção NRVA Danfoss tem construção reta e entre flanges com parafusos de fixação e encaixe para solda nas pontas. Sucção e degelo por gás quente são alguns processos que a utilizam.

Válvulas manuais de retenção para amônia CHV-X Danfoss

A válvula de retenção CHV-X para amônia tem ampla possibilidades de uso devido às suas bitolas de construção abrangerem grande parte dos processos de refrigeração por amônia. Possui construção robusta e alta confiabilidade de operação.

Válvulas manuais conjugadas de bloqueio e retenção SCA-X

A válvula de bloqueio e retenção SCA-X para amônia possui função de bloqueio embutida. São equipadas com capacete e possuem contra vedação interna, que permite que a vedação do eixo seja substituída enquanto a válvula ainda estiver sob pressão. Além disso, estão disponíveis em versões angulares.

As SCA-X são membros da família de produtos modulares SVL; portanto, cada corpo está disponível com diversos tipos e tamanhos de conexão diferentes, e é possível converter as SCA-X em qualquer outro produto na família SVL ao substituir o castelo/tampa completa.

Válvula manual para amônia em sistemas de sucção com ICS, ICM e ICLX Danfoss

Sistemas de sucção de amônia são responsáveis pelo controle da temperatura da câmera fria através do controle da evaporação do gás de amônia. O processo é relativamente simples: a amônia líquida entra no evaporador e, pelo controle da pressão, evapora a determinada temperatura. Por se tratar de um gás, a temperatura e a pressão são variáveis constantes, ou seja, se você controlar a pressão você irá controlar a temperatura paralelamente. Entretanto, as válvulas de bloqueio nesse tipo de processo devem ser utilizadas como bloqueio e by-pass.

Válvulas de serviço para amônia em salas de máquinas

Dentro de uma sala de máquinas, as aplicações para válvulas de serviço são diversas. Nesse caso, ressaltaremos duas aplicações em especial: bloqueio de amônia entre compressores e no reservatório de líquido, e, também, retenção para que os compressores não tenham contrapressão entre si. Dependendo da bitola é possível utilizar uma válvula conjugada de bloqueio e retenção modelo Danfoss CHV-X. Também é possível utilizar blocos de válvulas ICF Danfoss, que possuem várias funções em um mesmo bloco. Por exemplo: você pode ter válvula de bloqueio, solenoide, expansão e retenção em um mesmo bloco, fazendo apenas duas soldas para instalar e facilitando a manutenção através de módulos de função independentes.

Válvula de dreno de óleo manual para amônia

Sistemas de amônia geram óleo por si só. Esse fluido não é interessante no ponto de vista térmico e diminui a capacidade frigorífica e de troca do gás, comprometendo o processo. O mesmo deve ser drenado através do uso dessa válvula de serviço. A Danfoss possui válvula especifica de fechamento automático para esta aplicação, o modelo QDV 15 Danfoss.

Para saber mais entre em contato por meio de nosso telefone (54) 3208-8746, pelo Whatsapp (54) 99977-1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.