valvula-manual-para-amonia-danfoss

Válvula manual para amônia Danfoss

As válvulas de serviço para amônia, como as manuais, por exemplo, podem ter diversas funções dentro de uma planta de refrigeração. Para auxiliar na correta especificação dessas válvulas, neste texto iremos exemplificar algumas dessas aplicações. Entre as válvulas manuais para amônia mais utilizadas estão as de bloqueio, conhecidas, também, como válvulas globo ou registro e a válvula de expansão manual, que substituem o orifício de expansão para amônia. As válvulas de bloqueio para amônia modelo SVA da Danfoss são fornecidas em dois formatos: a válvula de bloqueio reta SVA 15-200 (1/2” a 8”) Danfoss, que possui entrada e saída em linha reta; e a válvula de bloqueio angular SVA-15-200 (1/2” a 8”) Danfoss, que possui entrada na parte inferior e saída na parte lateral. Esse último modelo é muito utilizado em cavaletes e quadros de válvulas para amônia.

As SVA-L e SVA-S modelos Danfoss possuem diferenças na construção do tamanho da haste. A SVA-L é estendida para facilitar isolamento térmico, enquanto a SVA-S Danfoss tem haste normal de tamanho padrão e normatizado para processos diversos. As válvulas de bloqueio SVA Danfoss possuem grandes diferenciais em relação às válvulas manuais presentes no mercado. Primeiramente, seu corpo não é soldado, é monobloco, o que garante de forma muito superior a segurança pessoal e operacional do processo. Um outro grande diferencial é a solda SOC de encaixe, que permite economia de 47% no tempo de instalação, conforme vídeo demonstrativo. E por último, mas não menos importante, seu exclusivo sistema de vedação e abertura permite uma operação mais fácil, não necessitando de alavancas para abertura e fechamento.

Válvula de bloqueio para quadros de válvula solenoide de amônia

Em sistemas de alimentação de líquido de amônia é comum termos quadros de válvulas com a presença de uma válvula solenoide EVRA ou EVRAT Danfoss, com 3 válvulas de bloqueio SVA e um filtro Danfoss FA ou FIA. As duas válvulas manuais instaladas antes e depois da válvula solenoide são utilizadas na função de bloqueio de operação da solenoide para diversas funções. A válvula globo para amônia instalada em paralelo serve como by-pass, ou seja, quando a solenoide estiver fora de funcionamento por qualquer motivo, a válvula manual do by-pass para amônia poderá manter a operação do equipamento frigorifico de maneira manual. Isso acontece por meio do controle do manômetro para amônia instalado por padrão nos quadros de válvulas.

Válvula manual para amônia em sistemas de sucção com ICS, ICM e ICLX Danfoss

Sistemas de sucção de amônia são responsáveis pelo controle da temperatura da câmera fria através do controle da evaporação do gás de amônia. O processo é relativamente simples: a amônia líquida entra no evaporador e, pelo controle da pressão, evapora a determinada temperatura. Por se tratar de um gás, a temperatura e a pressão são variáveis constantes, ou seja, se você controlar a pressão você irá controlar a temperatura paralelamente. As válvulas de bloqueio nesse tipo de processo devem ser utilizadas como bloqueio e by-pass.

Sistema de alívio de pressão de recalque de amônia

O sistema instalado nos coletores de sucção para alívio de pressão de recalque é composto por válvula modelo OFV Danfoss e duas válvulas modelo SVA de bloqueio para serviço. Esse sistema é indicado para instalação no retorno e melhor controle da pressão. O sistema pode ser feito com válvulas de bloqueio retas SVA-L ou SVA-S e também com válvulas de bloqueio angulares SVA-L ou SVA-S.

Válvulas de serviço para amônia em salas de máquinas

Dentro de uma sala de máquinas, as aplicações para válvulas de serviço são diversas. Nesse caso, ressaltaremos duas aplicações em especial: bloqueio de amônia entre compressores e no reservatório de líquido, e, também, retenção para que os compressores não tenham contrapressão entre si. Dependendo da bitola é possível utilizar uma válvula conjugada de bloqueio e retenção modelo Danfoss CHV-X. Também é possível utilizar blocos de válvulas ICF Danfoss, que possuem várias funções em um mesmo bloco. Por exemplo: você pode ter válvula de bloqueio, solenoide, expansão e retenção em um mesmo bloco, fazendo apenas duas soldas para instalar e facilitando a manutenção através de módulos de função independentes.

Válvula de dreno de óleo manual para amônia

Sistemas de amônia geram óleo por si só. Esse fluido não é interessante no ponto de vista térmico e diminui a capacidade frigorífica e de troca do gás, comprometendo o processo. O mesmo deve ser drenado através do uso dessa válvula de serviço. A Danfoss possui válvula especifica de fechamento automático para esta aplicação, o modelo QDV 15 Danfoss.

Para saber mais entre em contato por meio de nosso telefone (54) 3208-8746, pelo Whatsapp (54) 99977-1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.