industria-4-0

Indústria 4.0: quarta revolução industrial

A primeira vez que se ouviu falar do termo Indústria 4.0 foi durante a feira de Hannover Messe, na Alemanha, em 2011. De lá para cá, o termo já se tornou muito popular e seu conceito representa uma nova fase, mais moderna e tecnológica, no setor industrial.

Entretanto, para entender de fato o que é a Indústria 4.0, é necessário compreender o contexto histórico que a cerca. Atualmente, estamos vivenciando a 4° Revolução Industrial. As três primeiras trouxeram ao mundo a energia mecânica e motores a vapor (1780), a produção em massa e linhas de montagem (1870) e a tecnologia e informatização (1969). Por fim, a última se caracteriza por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do físico, digital e biológico. E esta é a Indústria 4.0.

As principais tecnologias que estão sendo desenvolvidas são a Manufatura Aditiva, a IA, a IoT, a Biologia Sintética e os Sistemas Ciber Físicos (CPS). É por meio delas que o trabalho se tornará mais eficiente, rápido e sobretudo, qualificado. Segundo Silveira (2016), “com as fábricas inteligentes, diversas mudanças ocorrerão na forma em que os produtos serão manufaturados, causando impactos em diversos setores do mercado”.

Principais características da Indústria 4.0

Os principais princípios da indústria 4.0 são os seguintes:

  • capacidade de operação em tempo real;
  • virtualização;
  • descentralização;
  • orientação a serviços;
  • modularidade.

Todas essas características buscam transformar os processos de produção. Dessa forma, eles se tornarão mais modernos, rápidos e independentes. Isso tudo vem sendo implementado em etapas e definirão os sistemas de produção inteligentes.

Ainda segundo Silveira (2016), um dos maiores impactos causados pela indústria 4.0 será uma mudança que afetará o mercado como um todo. Dessa forma, novos cargos serão propostos e outros deixarão de existir, novos modelos de negócio surgirão, enquanto outros cairão no esquecimento, e assim por diante. Portanto, manter-se atualizado é essencial. Procurar por novas tecnologias, investir em inovação, deixarão de ser diferenciais para se tornarem obrigação. E, claramente, isso serve tanto para as empresas quanto para os profissionais.

economia brasileira enfrenta grandes desafios pela frente, em relação à indústria. Entretanto, dados levantados pelo ABDI apontam a Indústria 4.0 como uma oportunidade para o país. Por isso, a estimativa anual de redução de custos industriais no Brasil, a partir da migração da indústria para o conceito 4.0, será de, no mínimo, R$ 73 bilhões/ano.

Esse número é resultado de ganhos em eficiência, redução de custos e consumo de energia.

A Indústria 4.0 chegou, para entre outras coisas, mostrar o quão importante é a inovação para empresas e profissionais. Onde antes era necessário dezenas de trabalhadores, hoje é preciso apenas uma máquina, que pode caber na palma da mão. Buscar atualizações e entrar, de fato, no século XXI é algo que não pode mais ser adiado.