ligacao-e-regulagem-de-pressostato-kpi

Ligação e regulagem de Pressostato KPI

Pressostato KPI: nosso assunto da aula de hoje.
Para ver mais conteúdos como esse, acesse nossos Cursos Certificados Vaportec.

Usa-se os pressostatos KPI em sistemas de controle, monitoramento e alarme de aplicações industriais. Essa série é, especialmente, adequada para fluido gasoso e ar. Dessa forma, sua montagem possui contato (SPDT) que podem controlar diretamente os motores CA monofásicos de até 2 kW. Além de sua fácil instalação, entre suas características destacam-se sua faixa de pressão e sua alta carga de contato. Entretanto, para que ele seja tão eficiente como o previsto, é necessário que a ligação e regulagem do pressostato seja feita corretamente.

Por isso, criamos um tutorial rápido e prático para que você mesmo possa realizar esse processo e, assim, manter sua planta segura e em pleno funcionamento.

Confira o tutorial

Explicamos sobre isso e muito mais em nossos Cursos Vaportec.

1: O pressostato KP é fornecido com um contato NA (aberto) e um contato NF (fechado).

2: Sendo assim, o multiteste está ligado no contato NF (parafusos n°1 e n°2) e a pressão entre 4,2 e 6,1 bar. Dessa forma, quando estiver acima de 6,1 bar, o contato NF abre, desligando a corrente elétrica.

3: Entretanto, quando a pressão cai abaixo e 4,2 bar, o contato NF volta a fechar, ligando a corrente elétrica.

4: Em cima do pressostato existem três parafusos com fenda tipo +. O da direita regula a pressão de ajuste, o da esquerda regula o diferencial e o do meio serve para travar a regulagem dos outros dois.

5: Assim, girando o parafuso da direita no sentido horário, o diferencial diminui. Neste caso, a regulagem ficou entre 5,4 e 6,1 bar.

6: Girando o parafuso da esquerda no sentido anti-horário, diminui a pressão de ajuste. Dessa forma, a regulagem ficou entre 1,7 e 2,5 bar.

7: Girando novamente o parafuso da direita, no sentido anti-horário, volta a aumentar o diferencial. Sendo assim, a regulagem ficou entre 0,8 e 2,5 bar.

Passo 15: Por último, depois de regular o pressostato, volte a travar o parafuso do meio.

Ligação e regulagem de outros modelos

No canal no Youtube da Vaportec você encontra um tutorial completo de como realizar a ligação elétrica e o ajuste mecânico de vários modelos de pressostatos. Então, aperte o play e aproveite!

Se inscreva em nosso canal e fique por dentro de todo nosso conteúdo sobre a rotina industrial.

E caso você esteja tendo algum problema relacionado a pressostatos, entre em contato conosco pelo número (54) 3028-8746 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.

Quer saber mais sobre conteúdos assim?

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
São profissionais experientes na área que montaram materiais de qualidade.
Clique aqui para se cadastrar nossa plataforma.

Aliás, você também pode continuar seus estudos lendo nosso Guia Completo: Pressostato e Termostato Danfoss
Clique aqui para baixar, gratuitamente.

Estamos à disposição.
Um abraço,

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog