Oportunidades de Negócios em Infraestrutura Portuária

O potencial econômico brasileiro sofre com limitações na infraestrutura logística. O que se observa são níveis muito abaixo das condições encontradas em outras economias.

Segundo os informes da coleção de indicadores do Banco Mundial e do Foro Econômico Mundial, o tráfego de containers no Brasil cresce de forma significativa. Também tem melhorado a qualidade da infraestrutura portuária brasileira, diminuindo modestamente a imensa distância entre os portos brasileiros e os maiores portos mundiais.

O Banco Mundial atribui notas de 1 a 7 para a infraestrutura portuária. Nessa escala, a classe 1 indica extremamente subdesenvolvido e 7 está como bem desenvolvido e dentro dos padrões de eficiência internacional. Nessa classificação, a Holanda recebe nota 7. Na Holanda fica o porto de Roterdã que já foi maior do mundo. Já a China recebe classificação 5. É nesse país que se localiza o porto de Xangai.  Considerado maior do mundo, tem capacidade de movimentação de 29 milhões de TEUs – unidades equivalentes de 20 pés. Quanto ao Brasil, a classificação recebida é 3, indicando que há muito a ser melhorado em termos de qualidade portuária.

O crescimento na qualidade da infraestrutura portuária brasileira já vem sendo observado. Os dados encontrados no Relatório Global de Competitividade mostram o ranking que o Brasil ocupa passando da posição 135 em 144 posições em 2012 para 105 em 140 posições em 2018. Esse é um sinal promissor. Da mesma forma, também se apresenta o potencial de negócios para esse setor. Os investimentos necessários são em tão grande volume que as oportunidades também se mostram em grande quantidade.

 

CARMEN THOMAZI – carmen@davinciprojetos.com.br

Engenheira Química e diretora na empresa Da Vinci Projetos. Participa do conselho de gestão da empresa Vaportec Equipamentos Industriais e é docente na Educação Executiva da Faculdade FIPECAFI. Possui experiência em gestão de processos e gestão de pessoas. Executa o planejamento, organização e condução dos trabalhos isoladamente ou coordenando determinada equipe de especialistas, de acordo com as demandas em cada projeto.