PCM: planejar, programar, coordenar e controlar ativos

Com o aumento constante da concorrência em todos os setores da indústria, tanto interna quanto externa, se manter atento à eficiência e gestão produtiva, com processos estruturados permitirá o aumento do potencial competitivo das empresas.

Um desses processos, o PCM – Planejamento e Controle de Manutenção, vem se mostrando um importante associado no melhor resultado de empresas e redução de custos com manutenções não programadas.

Podemos dizer que as principais funções do PCM são: planejar, programar, coordenar e controlar os ativos e os recursos das empresas ou organizações. E como pode ser feito? Veja a seguir.

Planejamento e controle da manutenção garantem a confiabilidade na produção

Aliando métodos e controles no planejamento da manutenção, o PCM estrutura com eficiência e cria um roteiro de atividades a executar, programa os recursos e acompanha integralmente a manutenção.

O programa de PCM bem organizado pode garantir a confiabilidade na produção industrial através:

  • Da redução no tempo das paradas de manutençãonão programadas;
  • Da ampliação na disponibilidade dos equipamentos;
  • No auxílio da adequação em buscar normas e certificações internacionais;
  • Da diminuição dos custos com a manutenção corretiva, principalmente, bem como no gerenciamento/aquisição de peças e materiais de reposição;
  • Na determinação de procedimentos de segurança e intervenções de manutenção;
  • No aumento da vida útil dos equipamentos;
  • Na dotação dos recursos para futuras manutenções e programação das melhores datas para a sua realização;
  • Na geração de indicadores que ajudam na hora de tomar decisões.

O PCM pode ser definido como um plano estratégico e ser implementado em qualquer empresa. Desde uma indústria, a uma prestadora de serviços, do setor de logística ao energético.

E como se espera, os resultados disso tudo são o melhor emprego do dinheiro, geração de maior qualidade dos produtos e serviços, aumento relevante da produtividade e a redução dos custos.

Como implantar um PCM em três estágios

A implementação de um PCM, basicamente, pode ser dividida em três fases. Resumimos cada uma delas para você. Acompanhe abaixo.

– Identificação dos dados

Listar, detalhadamente, todas as máquinas, equipamentos, peças, componentes, planos de manutenção, fornecedores. Com a obtenção desses dados, será possível executar as próximas fases adequadamente.

– Estabelecer as prioridades

Com os dados em mãos, é possível definir as prioridades no uso das máquinas e equipamentos e saber quais precisam de manutenção com maior frequência.

Nessa fase também é escolhido o modo de gestão da manutenção, se por meio de software especializado ou de planilhas de controle.

– A implantação

Nesta etapa, ocorre a estruturação do método de gerenciamento do PCM. Independente do formato escolhido (software ou planilha), os dados obtidos nos estágios anteriores são registrados e analisados. A partir dessa análise, ocorre a escolha e geração de indicadores de desempenho (os KPI) das manutenções.

Um grande benefício às empresas com a implantação do PCM é a definição da manutenção a ser realizada, muito mais rapidamente e acertadamente. Ganhando tempo, haverá melhores resultados e maior lucratividade.

Observando e analisando os resultados do PCM

Depois de estruturar e implantar o PCM, observar e analisar os resultados se torna imperativo e também traz vantagens estratégicas e competitivas às organizações.

Todos os estágios da implantação são muito importantes na busca do aumento de qualidade e produtividade. Por isso, é imprescindível verificar e acompanhar de perto os resultados. Só assim será possível a tomada de decisões baseadas em dados. E não em achismos.

 

Podemos concluir que a implementação do PCM tem papel fundamental no aumento da qualidade na prestação de serviços e dos produtos oferecidos pelas empresas. Sem dúvidas!

Equipe Vaportec