erro-humano-manutencao

A ocorrência do erro humano na manutenção

Uma preocupação recorrente na área é como o erro humano na manutenção pode ocorrer em qualquer tempo e durante a execução das atividades das equipes. Avaliar ou prever quando isso acontece é difícil e complicado.

Nós, humanos, somos imperfeitos e sujeitos às falhas, assim como equipamentos e máquinas podem não corresponder por algum problema inesperado. Portanto, os efeitos desses erros, seja a curto ou longo prazo, podem produzir graves consequências para as instalações, como acidentes graves e custos astronômicos.

Já a origem das falhas dos equipamentos pode surgir por diversos problemas. Por exemplo, com erro de projeto, treinamento e programas de manutenção inadequados, pressão do cliente e da concorrência, atrasos na execução da manutenção, erro de instalação ou montagem dos equipamentos, etc.

O erro humano no desempenho de equipamentos

Manter e operar adequadamente os equipamentos resulta no correto e ideal desempenho dos mesmos. Por isso, para alcançarem alta produtividade, os responsáveis por operá-los devem estar qualificados e treinados. Caso isso não ocorra, seu desempenho poderá ficar abaixo do esperado, além de afetar o processo em sua totalidade. Portanto, deve-se considerar o aspecto fator humano em todo o desenvolvimento do projeto de instalação, fabricação, manutenção e operação dos equipamentos.

Os erros humanos são determinados como falhas de ações que foram planejadas e não alcançaram os objetivos. Então, podem dividir-se em três categorias:

  • por falta de cuidado ou desatenção;
  • técnico: por planejamento incorreto;
  • premeditado ou transgressão: as ações corretas são conhecidas, entretanto, e sabendo disso, são executadas ações diferentes.

Certas atitudes, pertinentes ao comportamento humano, podem comprometer a mantenabilidade dos equipamentos, como desenvolver suas atividades pensando em assuntos paralelos; usar as mãos na hora de fazer testes, inspeções e exames, e não as ferramentas; impaciência para esperar o tempo necessário para observar as precauções; relutância em admitir erros. Além disso, a falta de leitura de instruções e etiquetas de modo correto ou sem a devida atenção e agir irracionalmente em situações críticas ou emergenciais também são agravantes.

As condições ambientais também são determinantes na incidência de erros humanos, como iluminação, umidade, temperatura, circulação de ar, tudo isso pode afetar e muito a execução da manutenção. Entretanto, mesmo sabendo que existem vários fatores que levam ao erro humano, a maior parte deles pode ser prevista, identificada e controlada. É fundamental saber se os erros ocorreram por ações intencionais ou não.

Fugir do planejado leva ao erro humano

Há como evitar ou dirimir a ocorrência e recorrência do erro humano na manutenção e operação de equipamentos. Contudo, para isso, é necessário proporcionar treinamentos e reciclagens à equipe; retorno ou feedback durante e depois da execução da atividade; revisão dos processos; debates para conscientização do papel de cada um na cadeia produtiva; verificação de procedimento e prazos.

Seja qual for o tipo de erro que acontece, o certo é criar ou rever soluções e procedimentos considerando a causa, e não quem o cometeu. Pois, agindo dessa forma, os mesmos erros poderão acontecer de novo, e de novo, e de novo pelas mãos de outra pessoa.

Depois de descobrir a causa do erro, é imprescindível reexaminar e testar novamente o processo com a solução encontrada para diminuir novas ocorrências.

Sabemos que todos nós estamos sujeitos a incorrer a erros, e nossa natureza e atitudes instáveis, podem comprometer toda uma cadeia produtiva ou ocasionar acidentes. Portanto, para saber se as pessoas certas atuam nos setores certos, como na manutenção, a gestão por competências tem papel fundamental na seleção de uma equipe responsável por equipamentos e operações tão significativas em todo o processo industrial.

Técnico de Manutenção Industrial

Confira no vídeo em nosso canal no Youtube uma entrevista com um profissional técnico de manutenção industrial. O Éder contou um pouco de sua experiência e rotina na função, inclusive sobre a ocorrência de erros humanos. Além disso, falou também sobre o período em que trabalhou na Vaportec.

Além disso, não deixe de se inscrever em nosso canal e ficar por dentro de diversos conteúdos sobre manutenção e engenharia industrial.