Válvulas Danfoss: solenoides, angulares e termostáticas

A alimentação de fluidos como vapor, água, ar, óleo e outros dentro da indústria, em especial em equipamentos, está passando por um profundo processo de automação e renovação nos últimos anos. Os famosos “registros manuais” estão sendo deixados para trás para que componentes automatizados assumam seus lugares. Dessa forma, válvulas de bloqueio tipo esfera ou globo estão dando lugar a equipamentos com funcionamento automático, como as válvulas Danfoss. Assim, a leitura de sensores e comunicação com CLP’s e controladores comandam as operações de forma prática e eficiente. As válvulas pneumática angulares, solenoides e termostáticas são exemplos dessa mudança.

Por isso, a Danfoss projetou modelos para fornecer um serviço confiável durante anos de forma eficiente.

Válvulas solenoides 

Elas proporcionam uma maneira fácil de controlar e regular fluidos e gases. Sendo assim, a linha de produtos oferecida consiste em versões diretamente operada, servo-operada e com abertura assistida. Elas são a escolha certa para meios com conteúdo limitado de sujeira, além de operarem tanto em baixas como em altas vazões. Classificamos em duas faixas:

  • – faixa compacta que oferece pequenas dimensões físicas para controle de fluxo onde há limitação de espaço.
  • – faixa B de alto desempenho é universal e robusta para controle de fluxo em aplicações industriais e em sistemas sanitários e de aquecimento.

Modelos de válvulas solenoide Danfoss

Confira os modelos mais populares e com maior demanda da linha de válvulas Danfoss.

Válvula solenoide EV250B

Projetada para circuitos fechados, a linha da válvula solenoide de abertura-assistida EV250B de 2/2 vias amortece o golpe de aríete em vazões moderadas com baixa pressão diferencial.

Possui sistema de bobina Clip-on, garantindo uma montagem sem falha, simples e segura. Quando necessária, a vedação hermética contra penetração de umidade proporciona maior estanqueidade, assim, como um aperto mais seguro e estável. Além disso, esse modelo possui alta elevação, o que possibilita alto grau de abertura a partir de zero de pressão diferencial.

De latão resistente à deszincificação (DZR), o corpo da válvula EV250B é adequado para vapor e água técnica agressiva. Isso porque a espessura da tampa e o diafragma moldado com o-ring integrado garantem vedação excelente, mesmo em alta pressão.

Válvula solenoide EV220B 6-22

A EV220B 6-22 é uma linha de válvula robusta de alto desempenho e com o fechamento mais suave do mercado. Tem um formato de diafragma otimizado com reforço interno adicional e um cone de amortecimento especial para garantir um fechamento lento. Seu design quadrado do pistão permite um livre movimento e reduz o risco de alojamento das partículas de sujeira.

O modelo está disponível em dois tipos de materiais do corpo: latão, para aplicações com baixo risco de corrosão e latão DZR com inserções de aço inoxidável para aplicações mais rudes. Além disso, possui dois tipos de materiais de vedação, tanto EPDM quanto a FKM, fazendo com que resista a todos os meios comuns e uma ampla faixa de temperaturas.

O diafragma de borracha moldada tem um perfil especial que reduz consideravelmente os efeitos do esforço mecânico e aumenta a vida útil da válvula. Além disso, proporciona uma alta elevação, fornecendo excelente capacidade de estanqueidade independentemente do valor de pressão.

As válvulas Danfoss usam a faixa padrão de bobinas B de IP00 a IP67, incluindo o sistema clip-on e bobinas especiais.

Válvula solenoide EV220B 15-50

A EV220B 15-50 é  uma linha de válvula solenoide de 2/2 vias com sistema universal indiretamente servo-operada ideal para uma ampla faixa de aplicações.

Para minimizar o golpe de aríete, o diafragma da válvula reforça o amortecimento interno e um cone de amortecimento especial garante o fechamento lento. Dessa forma, a velocidade de fechamento ajusta-se alterando o orifício de equalização.

Um filtro coaxial autolimpante no fluxo da válvula principal impede a entrada de sujeira no sistema piloto. Entretanto, se os orifícios de equalização ficarem bloqueados, a sujeira poderá ser removida facilmente com ar comprimido.

Devido a variedade de materiais, sempre existirá uma válvula EV220B 15-50 apropriada para a sua aplicação. Está disponível em latão, assim como em versões em DZR e em inox para aplicações de vapor agressivo. As vedações EPDM permanecem macias mesmo a -30°C, enquanto que as vedações de borracha FKM e NBR podem enfrentar temperaturas de até 140°C.

Válvula solenoide EV210B

A EV210B é ideal para controlar o fluxo de água, óleo e ar em uma grande variedade de aplicações.

A vedação não fixada da EV210B dobra o desempenho sem aumentar a potência da bobina ou reduzir a vida útil da válvula. Assim, quando a bobina é energizada, o pistão se move acumulando energia e o desempenho aumenta quando a vedação é atingida e levantada devido ao impacto sofrido pelo pistão. Ela também possui um design modular, sendo ótima para personalizar soluções.

Tem alta espessura, pistão quadrado exclusivo e mola especialmente projetada, dessa maneira, torna-se altamente durável. Além disso, devido ao projeto exclusivo do pistão, o risco de partículas grudarem nele é bem pequeno.

Válvulas termostáticas

Têm uma maneira simples e confiável de controlar a temperatura de um equipamento de resfriamento. Não necessitam de eletricidade e são resistentes à sujeira e à pressão dos meios. Assim, se tornando uma escolha altamente robusta.

Válvula termostática AVTA Danfoss

A AVTA é uma válvula termostática que controla a temperatura em aplicações de água de resfriamento. Geralmente, chamada de válvula instale e esqueça™ devido à sua confiabilidade comprovada. Além disso, é fácil de instalar e funciona sem energia elétrica.

Projetado para histerese baixa, o elemento termostático hermeticamente vedado consiste em um sensor cilí­ndrico conectado a um fole com um tubo capilar. O design de força balanceada impede o acúmulo de partículas na maior abertura da válvula. Mas se sujeira acumular na válvula, o sensor simplesmente detecta que mais água de resfriamento é necessária e a válvula abre mais para permitir que uma maior quantidade de água passe e desloque as partículas.

Válvulas angulares

Ativadas pneumaticamente, são projetadas para aplicações especializadas e exigentes. Por isso, essas válvulas Danfoss robustas são ideais para meios com alto nível de sujeira, alta viscosidade, altas temperaturas (ambiente e meios) e altas vazões. Além disso, também são adequadas para ambientes úmidos, com risco de explosão e para aplicações com condições de pressão baixas ou desconhecidas.

As válvulas pneumáticas operam por ar e foram desenvolvidas para situações críticas de alta vazão para um determinado tamanho de tubo, ou seja, quando o meio é um grande desafio. Além de ter ótimo desempenho com níveis altos de viscosidade, elas também são resistentes à sujeira.

Esse tipo de válvula pneumática requer pressão para abrir e fechar. Para isso você precisa de uma válvula piloto que, geralmente, é uma válvula solenoide 3/2 vias, que controla o fluxo do ar para que a válvula pneumática acione.

Válvula pneumática AV210

A AV210 pode operar em viscosidades e temperaturas do meio bastante altas e pode suportar partí­culas de sujeira. Conhecida como solucionadora de problemas™, a AV210 é feita de FKM, PTFE e bronze (RG5/bronze) ou aço inoxidável (AISI 316). Por isso, pode suportar baixas temperaturas de até -30°C e altas de até 180°C.

Feita para aplicações de ar, gases neutros e água doce, a válvula foi projetada para operar em viscosidades do meio de até 400cSt e 10 bar. Pode ser instalada em ambos sentidos (a favor e contra o fluxo); contra o fluxo, o pistão não entra em contato com o fluido reduzindo significantemente o golpe de ariete; a favor do fluxo a válvula tem um fechamento mais rápido.

Para desempenho e versatilidade mais altos ainda, pode-se equipar a AV210 com os seguintes acessórios:

  • – abertura manual;
  • – limitadores de fluxo;
  • – indicadores de posição da válvula.

Características das válvulas pneumáticas Danfoss

Ampla faixa de temperatura – conhecida como “solucionadora de problemas” é feita de FKM, PTFE e bronze (RG5/bronze) ou aço inoxidável (AISI 316). Por isso pode suportar temperaturas baixas de até -30°C e altas de até 180°C.

Insensível à viscosidade – a válvula pneumática é projetada para operar com viscosidades do meio de até 600 cSt e pressão de 16 bar. Além de não afetar-se por vazões baixas ou perda de pressão na abertura.

Alta capacidade – o design do cabeçote de controle e a mola de fechamento permitem que o pistão se eleve mais alto do que os 25% normais do diâmetro da válvula.

Resistente à sujeira – montada em um eixo, o assento interno flexível da válvula é feita com aço AISI 316. Um aço inoxidável altamente resistente à corrosão. E a placa da válvula PTFE proporciona excelente resistência a partículas de sujeira do meio.

Múltiplos cabeçotes de controle – disponíveis em diferentes tamanhos, é fácil encontrar válvulas Danfoss que se encaixem com suas necessidades de dimensionamento e faixa de pressão.

Acessórios – para melhores desempenhos e versatilidade, é possível equipar as válvulas pneumáticas com acessórios como abertura manual, limitadores de fluxo e indicadores de posição da válvula.

Em resumo, todas são ótimas opções e possuem suas características únicas, podendo aplicá-las em automações industriais de diversos níveis, de acordo com a necessidade. Você tem dúvidas em relação a aplicação ou funcionamento delas? Quer automatizar um equipamento, mas não sabe se esse tipo de válvula atende sua expectativa? Entre em contato conosco, teremos prazer em auxilia-lo.