valvula-solenoide

Qual a função da válvula solenoide?

Qual a função da válvula solenoide: nosso assunto da aula de hoje.
Para ver mais conteúdos como esse, acesse nossos Cursos Certificados Vaportec.

Quem trabalha na indústria ou setor elétrico, com certeza já ouviu falar em válvula solenoide. Mas o que é essa válvula? E como ela pode lhe ajudar em suas funções?

Então: as válvulas solenoides são um dos equipamentos mais importantes utilizados em sistemas de produção na indústria. Isso porque são as responsáveis por controlar a passagem de fluídos e gases em sistemas pneumáticos e hidráulicos. Ou seja, nada mais são do que válvulas eletromecânicas controladas.

A sua função é, basicamente, abrir ou fechar o fluxo de um determinado equipamento ou de uma tubulação de maneira elétrica. Mas como isso acontece? A válvula é composta por dois componentes básicos que são o corpo, onde passa o fluido; e a bobina, responsável pelo acionamento elétrico da parte mecânica da válvula. Dessa forma, uma válvula solenoide é, basicamente, um registro elétrico.

Pode-se utilizá-las em vários setores indústrias, como a refrigeração, a automação, a hidráulica e a pneumática, por exemplo.

Por que usar uma válvula solenoide?

Normalmente, processos de automação são os que mais a utilizam. Um reservatório de amônia que deve permanecer em determinado nível de líquido, por exemplo. Assim, na entrada do mesmo instala-se uma válvula solenoide que abrirá conforme o sensor de nível de amônia indicar uma mudança brusca, tanto para mais quanto para menos.

Outro bom exemplo é o uso de válvulas solenoide em trocadores de calor, equipamento que aquece água com vapor e é muito comum na indústria. Na saída de água quente dele está instalado um sensor de temperatura que se comunica diretamente com um controlador de processos ou CLP. Esse último enviará o sinal elétrico para acionar ou desligar a válvula solenoide de vapor, mandando mais ou menos vapor conforme a demanda.

Os dois processos mencionados acima são industriais, entretanto, o uso dessas válvulas pode também ser residencial, como na alimentação de caixas e reservatórios de água e uso em sistemas de irrigação automático com temporizador. Dessa maneira, todos esses procedimentos de abertura e fechamento de fluidos podem ser automatizados, apenas com o uso de três componentes: válvula solenoide, sensor e controlador. Essa automação simples permite maior segurança operacional e confiança, sem depender de mão de obra humana para realização de uma tarefa simples, mas com alta demanda de atenção e responsabilidade.

Além disso, esse equipamento atua no controle de nível, controle de temperatura, controle de refrigeração e diversas outras aplicações dentro da indústria.

Tipos de válvulas solenoide

Os tipos mais comuns dividem-se pelas seguintes características:

Voltagem: 220V, 110V, 24V e 12V.

Bitola: 1/8”, ¼”, 3/8”, ½”, ¾”, 1”, 1. ¼”, 1. ½” e 2”.

Fluído: água, vapor, amônia, ar e óleo.

Material: em inox e em bronze

Válvulas solenoide Danfoss

As válvulas solenoide da marca Danfoss são conhecidas pela sua abrangência de aplicação em processos de automação industrial, seja em sistemas de refrigeração ou de aquecimento. Assim, tornaram-se referência no segmento. Além disso, possuem qualidade e durabilidade, independentemente do tipo ou aplicação a qual submetem-se. Todas possuem uma série de certificações internacionais para uso, incluindo em sistemas navais e petroquímicos, mercados conhecidos pelo nível de exigência quanto à qualidade e certificação.

Principais modelos de válvula solenoide Danfoss na linha de automação industrial

Confira os principais modelos desse tipo de válvulas solenoides fabricados pela Danfoss.

– EV210 e EV220

Válvulas para ar, água, óleo, líquidos e gases em geral. Podem ser utilizadas também em vapor até 4 kgf/cm² de pressão, ou seja, 120 °C. Possuem um custo/benefício alto, precisando apenas de 0,3 bar para funcionamento, portanto, usa-se em uma ampla gama de processos industriais.

– EV250

Disponível em ½”, ¾” e 1”, é a válvula utilizada em processos onde a pressão é igual ou menor a 0 bar. Com diversos tipos de vedação usa-se em diversos fluidos, tanto líquidos quanto gasosos e, por isso, atende ampla faixa de pressão e temperatura.

– EV225

Válvula solenoide para vapor disponível em ¼”, 3/8”, ½”, ¾” e 1”. Seus principais usos são em em sistemas onde há controle elétrico da alimentação de vapor, como autoclaves, lavanderias, malharias, processo de aquecimento e trocadores de calor, por exemplo. Isso porque possui vedação em PTFE, especifica para esse fluido. Além disso, também conta com bobina específica com proteção diferenciada em relação ao ambiente e temperatura.

 

– EV224

Solenoide para alta pressão, dessa maneira, indica-se o uso para até 40 bar de pressão em fluidos como ar, líquidos e gases. Indica-se o uso em injetoras plásticas que trabalham com alta pressão de fluidos.

– EV260

Válvula solenoide modulante com sinal de saída de 0 a 10 V ou de 4 a 20 Ma. Utiliza-se em conjunto com transmissores de pressão e controladores industriais ou CLP´s. Disponível em diversas bitolas e vedações, assim, podendo ser aplicada em inúmeros processos com segurança e estabilidade no seu funcionamento.

– EV310

Válvula utilizada, normalmente, no acionamento de válvulas angulares e outros equipamentos. Isso porque possui duas vias de alimentação e uma terceira via de alívio na parte superior.

Principais modelos de válvula solenoide Danfoss na linha de refrigeração industrial

Explicamos sobre isso e muito mais em nossos Cursos Vaportec.

Confira os principais modelos desse tipo de válvulas solenoides fabricados pela Danfoss.

– EVRA

As válvulas solenoide EVRA são modelos tradicionais e convencionais para uso em amônia. Ela é composta por quatro componentes: corpo, bobina para, filtro e jogo de flanges. Assim, quando montados formam uma válvula solenoide com filtro para amônia, com conexões soldadas e filtro de tela. Ela pode ser utilizada tanto em instalações de equipamentos, como evaporadores de amônia e máquinas de gelo, quanto em aplicações dentro de salas de máquinas de refrigeração, como na entrada de líquido de tanques acumuladores de amônia líquida, portanto.

Além da EVRA, a Danfoss disponibiliza outro modelo: a válvula solenoide EVRAT, para aplicações onde há alta contrapressão, como instalações frigorificas que possuem dois reservatórios de líquido interligados, por exemplo.

– ICF EVRAT

A ICF EVRAT é uma variação da válvula citada acima. Entretanto, possui todos os componentes citados em um único bloco, facilitando a instalação e possuindo menos pontos de vazamento. É uma ótima alternativa em entradas de equipamentos e quadros de válvulas de amônia. O custo x beneficio em relação à válvula está vinculado, também, na redução de custo de montagem e manutenção, já que o processo ser feito em somente um bloco.

– ICF

A plataforma ICF da Danfoss possibilita a composição não só de válvulas solenoide para amônia, mas também de válvulas motorizadas para controle de sucção em seu módulo central principal. Além da válvula principal, válvulas de bloqueio e retenção também podem estar nesse mesmo bloco, tal como filtro e operador manual. Em um quadro de válvulas onde poderiam ser feitas 12 soldas, quando utilizada uma ICF Danfoss, são necessárias apenas duas. Dessa forma, possibilita-se economia de tempo com a instalação e manutenção, além de elevar a segurança operacional.

Diferenças entre solenoides

Agora que você já conheceu os principais modelos Danfoss, você pode entender qual encaixa-se melhor em sua necessidade. Afinal, mesmo tendo um uso bem universal, é importante saber qual tipo de solenoide é mais eficaz para cada processo. E para explicar e ajudar você na escolha confira o vídeo abaixo.

https://youtu.be/Pbh75iukYwU

 

Além disso, é necessário saber o dimensionamento correto do equipamento. Portanto, é fundamental ter conhecimento da bitola, da voltagem e do fluido.

Instalação de válvula solenoide

A instalação de uma válvula solenoide é muito simples. Primeiramente, o corpo será rosqueado na tubulação ou equipamento conforme seta indicadora de entrada e saída. No caso de ser uma válvula solenoide flangeada, ela será instalado entre flanges mantendo, da mesma forma, o sentido de instalação. Em seguida, a bobina é acoplada na torre que ficará na parte superior do corpo da válvula. Por sua vez, o conector elétrico será utilizado para conexão dos fios responsáveis pela alimentação elétrica da válvula e depois ele mesmo é acoplado a bobina. Assim, após esses três passos a válvula solenoide estará instalada e funcionando corretamente.

Abaixo você pode conferir um tutorial de como anexar o conector à bobina.

https://www.youtube.com/watch?v=N6OkiqrK1YE

 

Bobinas e reparos Danfoss

As bobinas Danfoss são intercambiáveis entre válvulas solenoides, gerando economia, segurança operacional e maior otimização de estoque e processo. Além disso, são vendidas separadamente podendo ser trocadas sem necessidade de substituição completa do equipamento.

Facilitando ainda mais a manutenção de equipamentos, a Danfoss possui uma linha de reparos para válvulas solenoide. Dessa maneira, o kit de reparo evita que seja realizada a troca de todo equipamento, substituindo apenas a peça necessária quando preciso.

A Vaportec tem a pronta entrega todos os reparos para válvulas solenoide Danfoss. A troca pode ser feita diretamente pela manutenção da empresa, isso porque é necessário soltar apenas quatro parafusos e substituir os consumíveis da válvula (vedações internas). Você pode conferir o tutorial de troca de reparo aqui.

E seguindo nossa série sobre conceitos e equipamentos industriais no Youtube, trouxemos uma aula completa, com ainda mais informações sobre as válvulas solenoide. Aqui você vai aprender os principais fluidos, aplicações mais utilizadas e muito mais. Então, aproveite!

https://youtu.be/FxaZ105AgPU

Além disso, não deixe de se inscrever em nosso canal e ficar por dentro de nosso conteúdo sobre a rotina industrial.

Quer saber mais sobre conteúdos assim?

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
São profissionais experientes na área que montaram materiais de qualidade.
Clique aqui para se cadastrar nossa plataforma.

Aliás, você também pode continuar seus estudos lendo nosso ebook sobre Válvulas Solenoide.

Clique aqui para baixar, gratuitamente.

Estamos à disposição.
Um abraço

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog